Escalas - Alguns desenhos básicos no Braço da Guitarra

curso online de violão
Fábio H.

Agora que já vimos diversos aspectos teóricos relativos às principais escalas musicais, vamos nos concentrar em alguns pontos práticos, ou seja, em como localizar cada uma destas escalas no braço do instrumento. Felizmente existem alguns "desenhos" básicos de escalas. Por "desenhos" entendemos a seqüência de notas no braço da guitarra que contem todas as notas que compõem a escala em questão. É importante lembrar que é esta escala (ou sua relativa) que deve ser utilizada para solar uma música no tom desejado, ou seja, utiliza-se a escala de C (e/ou a de Am) para solar uma música em C.

Eu diria que, de forma geral, 3 desenhos básicos devem atender a necessidade da maioria de nós principiantes. Na verdade a medida em que nos aprimoramos no uso do instrumento parece que o número cai, ao invés de aumentar. Alguns bons músicos já me disseram que baseiam todos, ou quase todos, os seus solos e improvisações em um único desenho, mais especificamente em um desenho menor semelhante ao que veremos abaixo como "segundo desenho".

Vamos, nos esquemas abaixo, assim como em todos os subseqüentes neste livro, utilizar a seguinte convenção (estou supondo que você seja destro e toque guitarra na posição convencional):

1 = dedo indicador da mão esquerda,
2 = dedo médio da mão esquerda,
3 = dedo anelar da mão esquerda e,
4 =
dedo mínimo da mão esquerda.

Para o primeiro desenho básico, que é um desenho maior, siga os seguintes passos:

1o. - localize, na 6a. corda (E), a nota correspondente a escala desejada - Enquanto você não souber todas as notas da 6a. corda utilize o esquema apresentado na lição I;

2o. - coloque o dedo 2 sobre o traste em questão;

3o. - siga a seqüência apresentada no esquema abaixo.

Se você der uma conferida no esquema apresentado na lição anterior vai descobrir que o dedo 2 na 6a.corda foi colocado sobre a nota C (8o. traste). Esta é, portanto, a escala de C. Se você mover este desenho como um todo para o inicio do braço da guitarra colocando, por exemplo, o 2o. dedo no 3o. traste, terá então a escala de G. E se o 2o. dedo for colocado sobre o 6o. traste e o mesmo desenho então repetido, que escala será obtida? Se você respondeu A# então, acertou. Caso contrário, sinto muito mas, leia tudo outra vez.

Para o segundo desenho básico, que é um desenho menor, siga a seqüência abaixo:

1o. - localize, na 6a. corda (E), a nota correspondente a escala desejada - Enquanto você não souber todas as notas da 6a. corda utilize o esquema apresentado na lição I;

2o. - coloque o dedo 1 sobre o traste em questão;

3o. - siga a seqüência apresentada no esquema abaixo.

Dê outra conferida nas lições anteriores e você verá que esta seqüência corresponde exatamente a escala de Am. Ou seja, estas duas escalas apresentadas anteriormente no braço da guitarra correspondem a uma escala maior e sua relativa menor.

E se eu desejasse solar ou improvisar uma música cujo tom é Bm (ou D, lembre-se de que estas duas escalas são relativas)? Isto mesmo, basta repetir o desenho colocando o dedo 1 no 7o. traste e teremos a escala de Bm. E se o dedo 1 fosse colocado no 8o. traste e a seqüência repetida? Exatamente. Teríamos a escala de Cm. Acertou? Ótimo. Caso contrário, repita tudo outra vez.

Muito bem. Se você lembrar do esquema contendo a escala cromática visto na lição I deverá notar que as mesmas notas repetem-se, porém em posições diferentes obviamente, também nas demais cordas. Desta forma, é possível também construir escalas a partir de qualquer uma delas. É interessante porém que vejamos um dos desenhos bastante comum de escalas maiores a partir da 5a. corda (A). Para construir estas escalas você deve seguir a seqüência abaixo:

1o. - localize, na 5a. corda (A), a nota correspondente a escala desejada - Enquanto você não souber todas as notas da 5a. corda utilize o esquema apresentado na lição I;

2o. - coloque o dedo 1 sobre o traste em questão;

3o. - siga a seqüência apresentada no esquema abaixo.

Se você conferir as notas correspondentes a cada um dos trastes indicados verá que esta escala é também de C. E se você desejasse a escala de Eb, por exemplo, a partir de que traste, na 5a. corda, repetiria o padrão acima? Se respondeu a partir do 6o. traste acertou, caso contrário é melhor começar tudo outra vez.

Evidentemente estes padrões, como já mencionado, são apenas alguns com os quais você pode iniciar o estudo de escalas. Alguns outros vão inclusive aparecer em lições subseqüentes.

Se as coisas não ficarem claras até você chegar a este ponto, siga este conselho: recomece da lição I, ou do ponto em que você começou a realmente sentir dificuldade.

Discuta este artigo e outros no Fórum Cifra Club de Violão

Quer aprender violão ou guitarra?

Veja estas vídeo-aulas para iniciantes
Fábio H.

Sobre o autor

Fábio H.

a
  1. Diz Pra Mim - Malta Manteve-se 81.274 exibições
  2. Domingo de Manhã - Marcos e Belutti Manteve-se 81.261 exibições
  3. Até Você Voltar - Henrique e Juliano Manteve-se 67.825 exibições
  4. Cuida Bem Dela - Henrique e Juliano Manteve-se 55.015 exibições
  5. Destino - Lucas Lucco Manteve-se 44.295 exibições
  6. All Of Me - John Legend Manteve-se 41.174 exibições
  7. Nocaute - Jorge e Mateus Manteve-se 38.067 exibições
  8. Raridade - Anderson Freire Manteve-se 35.806 exibições
  9. Recaídas - Henrique e Juliano Manteve-se 31.845 exibições
  10. Só Os Loucos Sabem - Charlie Brown Jr. Manteve-se 30.805 exibições
  1. Henrique e Juliano- Manteve-se 236.346 exibições
  2. Jorge e Mateus- Manteve-se 232.600 exibições
  3. Legião Urbana- Manteve-se 176.915 exibições
  4. Charlie Brown Jr.- Manteve-se 158.370 exibições
  5. Malta- Manteve-se 113.705 exibições
  6. Bruno e Marrone- Manteve-se 111.097 exibições
  7. Fernandinho- Manteve-se 105.537 exibições
  8. Marcos e Belutti- Manteve-se 96.452 exibições
  9. Lucas Lucco- Manteve-se 91.019 exibições
  10. Luan Santana- Manteve-se 87.118 exibições

Cifras e tabs

Fórum Cifra Club

Aprenda

Cifra Club News

Mais Serviços Cifra Club ID

Studio Sol

©1996 - 2014 Cifra Club · o primeiro, maior e mais acessado do Brasil · 343 mil músicas · 6.4 milhões pessoas cadastradas

publicidade
fechar