Formação de Acordes - Parte B

curso online de violão
Fábio H.

Noção de Campo Harmônico

Existem várias abordagens possíveis para o aprendizado dos princípios de formação de acordes, uma delas foi vista na lição IV. Veremos outra a seguir.

Primeiro escolha uma escala qualquer, como a de C, por exemplo. Em seguida escreva a escala com os números (graus) corrrespondentes a cada nota, como a seguir:

C     D      E     F     G      A     B     C

I      ii      iii    IV     V      vi    viio    VIII

Alguns numeros foram escritos com tipos menores de propósito. A razão ficará evidente daqui a pouco.

A seguir, harmonize (ou organize) a escala em terças, isto é, coloque lado a lado a I e a III nota. Isto é denominado de harmonização em terças diatônicas. Lembre-se que a terça pode ser maior ou menor (veja lição IV). Uma terça é dita menor quando o intervalo que a separar da tônica (I) for 1 1/2 tons (3 trastes) e é maior quando este intervalo for de 2 tons (4 trastes).

A harmonização em terças diatônicas tem então o seguinte resultado:

C - E Maior
D - F
E - G
F - A
Maior
G - B Maior
A - C
B - D

Não há necessidade de repetir a oitava.

Observe que os pares 1, 4 e 5 são formados por terças maiores (isto está indicado ao lado de cada par), enquanto os demais (2, 3, 6 e 7) são formados por terças menores. Importante: este padrão é sempre o mesmo para todas as escalas maiores.

Agora acrescente o V grau da escala ao lado do par já existente:

C - E - G Maior
D - F - A
E - G - B
F - A - C
Maior
G - B - D Maior
A - C - E
B - D - F

Olhe agora e procure lembrar-se da lição anterior. Você deve perceber que as triades 1, 4 e 5 formam acordes maiores, enquanto as de número 2, 3 e 6 formam acordes menores e, a de número 7 um acorde diminuto. Este padrão repete-se em todas as escalas maiores.

Analisando os resultados terminamos com as formulas mencionadas na lição IV, ou seja:

Acorde maior - tônica (I) + terça maior (IIIM) + quinta justa (VJ)

Acorde menor - tônica (I) + terça menor (IIIm) + quinta justa (VJ)

Acorde diminuto - tônica (I) + terça menor (IIIm) + quinta diminuta (Vo).

Este mesmo esquema utilizado na confecção de acordes permite que se discuta a noção de campo harmônico. Observe que construimos uma seqüência de acordes com as notas que formam a escala de C. Esta seqüência de 7 acordes, que contem 3 acordes maiores, 3 menores e 1 diminuto, é a seguinte:

C     Dm     Em     F     G      Am     Bo

Este conjunto forma o que se denomina de campo harmônico, no caso o de C. O importante nisto é que os acordes de um mesmo campo harmônico soam bastante bem quando tocados uns com os outros e, por isto mesmo, são comumente utilizados na composição musical. Ou seja, quando você for tentar "tirar" uma música procure inicialmente por acordes do mesmo campo harmônico. As chances são de que 9 em cada 10 músicas são compostas com acordes relacionados desta forma.

É evidente que a seqüência acima reflete apenas o campo harmônico de C. Portanto, agora resta aplicar este mesmo principio com todas as 12 notas musicais e você terá construido os principais acordes em todos os tons e, o que é igualmente importante, o campo harmônico para cada um dos tons musicais.

Do ponto de vista prático seria interessante que você pegasse um esquema contendo todas as notas do braço da guitarra, como o apresentado na lição I, e construisse suas próprias triades nas mais variadas posições no braço do instrumento. Boa sorte.

Discuta este artigo e outros no Fórum Cifra Club de Violão

Quer aprender violão ou guitarra?

Veja estas vídeo-aulas para iniciantes
Fábio H.

Sobre o autor

Fábio H.

a
  1. Até Você Voltar - Henrique e Juliano Manteve-se 88.408 exibições
  2. Domingo de Manhã - Marcos e Belutti Manteve-se 77.301 exibições
  3. Cuida Bem Dela - Henrique e Juliano Manteve-se 51.654 exibições
  4. Diz Pra Mim - Banda Malta Manteve-se 42.052 exibições
  5. Recaídas - Henrique e Juliano Manteve-se 41.950 exibições
  6. Raridade - Anderson Freire Manteve-se 41.036 exibições
  7. Pra Você - Onze:20 Manteve-se 31.026 exibições
  8. Só Os Loucos Sabem - Charlie Brown Jr. Manteve-se 30.669 exibições
  9. Tudo Que Você Quiser - Luan Santana Manteve-se 29.599 exibições
  10. Cê Que Sabe - Cristiano Araújo Manteve-se 28.626 exibições
  1. Henrique e Juliano- Manteve-se 273.645 exibições
  2. Jorge e Mateus- Manteve-se 220.738 exibições
  3. Legião Urbana- Manteve-se 202.993 exibições
  4. Charlie Brown Jr.- Manteve-se 146.309 exibições
  5. Luan Santana- Manteve-se 118.679 exibições
  6. Fernandinho- Manteve-se 117.963 exibições
  7. Bruno e Marrone- Manteve-se 113.169 exibições
  8. Marcos e Belutti- Manteve-se 95.202 exibições
  9. Thalles Roberto- Manteve-se 91.729 exibições
  10. The Beatles- Manteve-se 89.066 exibições

Cifras e tabs

Fórum Cifra Club

Aprenda

Cifra Club News

Mais Serviços Cifra Club ID

Studio Sol

©1996 - 2014 Cifra Club · o primeiro, maior e mais acessado do Brasil · 341 mil músicas · 6.3 milhões pessoas cadastradas

publicidade
fechar