História do contrabaixo, propriedades do som e convenções

curso online de contra-baixo
Rodrigo Brizzi

É com imenso prazer que inicio meus trabalhos aqui no Curso de Contrabaixo do Cifra Club. Pretendo através do mesmo passar a vocês alguns conhecimentos desde níveis básicos até avançado, mas sempre contando com uma certa progressividade. Abordarei técnicas, fundamentos de harmonia (voltada ao instrumento), histórias e o que mais for solicitado através dos e-mails recebidos.

Pretendo manter as aulas com a frequência média de 20 dias e a cada 5, será elaborada uma "especial" com o material mais solicitado por vocês (desde que tenha um certo contexto com as matérias anteriores).

Nesta primeira aula, iniciarei com uma breve história contando como surgiu o nosso tão querido instrumento, em seguida abordarei algumas propriedades do som e por fim darei explicações sobre convenções que ajudarão num melhor entendimento de nossas futuras aulas.

Estou à disposição, basta que me enviem e-mails com suas dúvidas, sugestões e elogios.

BREVE HISTÓRIA DO CONTRABAIXO ELÉTRICO (Texto de Raul Branco)

Fender Bass
Até os anos cinqüenta, sempre que um baixista arrumava um trabalho, era sempre o mesmo drama para carregar um gigante de madeira, desajeitado e pesado, até o local do show. Se fosse em outra cidade, o risco que todos os músicos correm até hoje: o descaso dos funcionários do trem, ônibus, navio ou avião com o transporte da bagagem. Sobrevivendo à viagem, havia ainda o problema do volume um tanto discreto do instrumento não microfonado, bem como execução e entonação do contrabaixo, com sua longa escala sem trastes e cordas.

Foi então que um homem mudou para sempre o mundo da música dando ao contrabaixo um status até então desconhecido. Leo Fender, um técnico em eletrônica de 42 anos do sul da Califórnia, lançou, no fim de 1951 o mais revolucionário instrumento musical do século XX. Inspirado na guitarra elétrica Telecaster, a primeira de corpo sólido com características contiporâneas, que ele colocara no mercado apenas um ano antes, Fender criou a guitarra baixo elétrica, ou simplesmente baixo elétrico.

 

Batizado Precision (pelos trastes em sua escala de 34 polegadas que permitiam precisão nas notas), o instrumento rapidamente tornou-se conhecido entre os músicos, passando a ser chamado por eles de Fender Bass por algum tipo. O tamanho da escala, considerado ideal até hoje, foi escolhido após muitas pesquisas e testes de erro e acerto por Leo e seu companheiro, George Fullerton. As escalas de 30 polegadas não permitiam que a corda vibrasse o esperado para produzir um bom som e a de 36 polegadas dificultava o músico, pelo tamanho das casas.

Seu desenho era arrojado e totalmente diverso do contrabaixo tradicional, assim como das tentativas fracassadas feitas anteriormente por Ampeg, Gibson, Audiovox e Regal. Seu corpo era feito em ash, com dois recortes, para permitir o acesso às notas mais agudas. O braço, em maple, era fixado ao corpo por quatro parafusos. As tarraxas Kluson se alinhavam em um só lado da mão e o som era transmitido a um captador em Alnico (liga de alumínio, níquel e cobalto), com controles de volume e tonalidade.

O Fender Bass era ligado a um amplificador desenhado especialmente por Fender para reproduzir as freqüencias mais baixas dos instrumentos, o Bassman Amp, lançado na mesma época. O baixo elétrico nasceu pronto, si que fosse necessária nenhuma evolução, ao contrário das constantes mudanças ocorridas com a guitarra, o órgão e até mesmo a bateria. Se você tiver curiosidade de comparar o Fender Precision 51 com um modelo atual, verá que as modificações feitas foram meramente cosméticas ou ocasionadas pelo natural desenvolvimento tecnológico, si alterar a concepção inicial. Não houve, na verdade, um protótipo, mas um modelo perfeito e definitivo.

Convidado por Leo Fender a visitar sua fábrica e experimentar o Precision Bass, o baixista William "Monk" Montgomery (irmão do guitarrista virtuose Wes Montgomery) foi um dos primeiros a divulgar o novo instrumento pelos EUA e Europa.

PROPRIEDADES DO SOM

Música

É a forma com que o compositor e/ou executante expõe seus sentimentos, através de combinações de sons que conservam entre si uma certa relação de lógica e ordenação.

Som

É o efeito produzido no órgão auditivo através do choque entre dois corpos. Um movimento completo de vai-e-vem de um corpo elástico se chama vibração. As vibrações são transmitidas ao ar na forma de ondas sonoras e essas chegam até nossos ouvidos produzindo então a sensação do som.

O som possui 4 propriedades:

- Duração: é o tipo de prolongação do som; o tipo que o som se propaga no ar através das ondas sonoras.
- Intensidade: é a propriedade do som de ser forte ou fraco, dependendo da força ipregada na sua repercussão.
-  Altura: propriedade do som de ser grave, médio ou agudo.
- Timbre: é a característica do som de cada instrumento. É o timbre que nos permite reconhecer a origem do som, de que instrumento esse som partiu.
(Há também os timbres entre dois instrumentos do mesmo tipo; por exemplo: dois baixos possuem timbres diferentes, mesmo que a diferença seja sutil).

Na escrita musical estas propriedades do som são representadas das seguintes maneiras (estudadas futuramente):

Duração – pela figura de nota e andamento;

Intensidade – pelos sinais de dinâmica;

Altura – pelo posicionamento da nota no pentagrama e pela clave;

Timbre – pela indicação do instrumento ou voz que deve executar a música.

Depois de termos analisado as quatro propriedades do som, veremos agora os 3 elementos fundamentais da música, que são:

Melodia: combinação de sons sucessivos com alturas e valores diferentes, dando um certo sentido lógico musical.

Harmonia: combinação de sons simultâneos e as relações que eles estabelecem entre si. Também pode ser definida como a ciência que estuda os acordes (sons simultâneos) e a maneira de concatená-los.

Ritmo: a maneira como os sons e silêncios são organizados, produzindo a pulsação da música.

CONVENÇÕES

Clave de Fá: Clave utilizada na leitura para contrabaixo e instrumentos graves.

Clave de Fá


Clave de Sol: Clave utilizada na leitura para instrumentos mais agudos.

Clave de Sol


Clave de Dó: Clave utilizada para sons médios.

 

Calve de Dó


Pentagrama: Composto por 5 linhas e 4 espaços nomeados a partir da clave:

Pentagrama


Espaços e Linhas Suplementares Superiores e Inferiores: Dá seqüência as notas fora do pentagrama.

Espaços e Linhas Suplementares Superiores e Inferiores



Compasso e barra de compasso:

Compasso e Barra de Compasso


Tablatura: as linhas representam as cordas do instrumento. Os números representam a casa que deve ser tocada.

Tablatura


Armação de Clave: indica a tonalidade da música.

Armação de Clave


Fórmula de Compasso:

 

O número de cima indica quantos tipos duram o compasso.

Os números de baixo indicam qual a figura utilizada para contar os tipos.

Fórmula do Compasso


Barra de Repetição: indica que se deve repetir o(s) compasso(s) entre as barras.

Barra de Repetição


Notas no pentagrama: as notas nas linhas do pentagrama são G (sol), B (si), D (ré), F (fá) e A (lá) e as notas nos espaços são A (lá), C (do), E (mi) e G (sol).

Notas do Pentagrama



Notas do Pentagrama


Espero que tenham gostado!

Abraço a todos e até a proxima aula!

Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com

Discuta este artigo e outros no Fórum Cifra Club de Contra-Baixo

Quer aprender violão ou guitarra?

Veja estas vídeo-aulas para iniciantes
Rodrigo Brizzi

Sobre o autor

Rodrigo Brizzi

rodrigobrizzi@gmail.com
  1. Até Você Voltar - Henrique e Juliano Manteve-se 88.213 exibições
  2. Domingo de Manhã - Marcos e Belutti Manteve-se 73.147 exibições
  3. Cuida Bem Dela - Henrique e Juliano Manteve-se 64.261 exibições
  4. Rude - Magic! Manteve-se 49.449 exibições
  5. Diz Pra Mim - Malta Manteve-se 46.383 exibições
  6. Raridade - Anderson Freire Manteve-se 42.589 exibições
  7. Recaídas - Henrique e Juliano Manteve-se 37.208 exibições
  8. Só Os Loucos Sabem - Charlie Brown Jr. Manteve-se 30.537 exibições
  9. Let Her Go - Passenger Manteve-se 30.278 exibições
  10. Pra Você - Onze:20 Manteve-se 29.680 exibições
  1. Henrique e Juliano- Manteve-se 285.568 exibições
  2. Jorge e Mateus- Manteve-se 220.695 exibições
  3. Legião Urbana- Manteve-se 194.422 exibições
  4. Charlie Brown Jr.- Manteve-se 147.872 exibições
  5. Bruno e Marrone- Manteve-se 117.970 exibições
  6. Fernandinho- Manteve-se 115.536 exibições
  7. Luan Santana- Manteve-se 99.982 exibições
  8. Victor e Leo- Manteve-se 91.754 exibições
  9. Marcos e Belutti- Manteve-se 90.432 exibições
  10. Thalles Roberto- Manteve-se 87.022 exibições

Cifras e tabs

Fórum Cifra Club

Aprenda

Cifra Club News

Mais Serviços Cifra Club ID

Studio Sol

©1996 - 2014 Cifra Club · o primeiro, maior e mais acessado do Brasil · 341 mil músicas · 6.3 milhões pessoas cadastradas

publicidade
fechar