Leitura Rítmica II

curso online de contra-baixo
Rodrigo Brizzi

Tudo bom com vocês?

Nesta aula daremos prosseguimento ao tema leitura rítmica só que desta vez acrescentaremos a leitura de semicolcheias e também fórmulas de compasso diferentes, como por exemplo 3/ 4 e 5/4.

Primeiro falaremos sobre as semicolcheias. Lembrem-se que elas equivalem a ¼ de tempo podendo assim ser tocadas 4 por batida. No caso de um compasso de 4 tempos (batidas), teremos seu preenchimento dado através de 16 notas (4x4).

Para facilitar este entendimento, aprendi o método do “TA KA DI MI” onde solfejamos (cantamos) cada sílaba para as semicolcheias completando o ta ka di mi a cada batida.

Veja o exemplo:


Para que esteja correto o solfejo, sempre que ocorrer a batida devemos estar na sílaba “ta”. Para vocês terem uma noção de como é fácil, façam o seguinte: façam uma batida (pode ser com a mão na perna mesmo) e a cada batida da mão cantem “takadimi” e não podem haver espaços ou nota prolongadas. Pronto estão solfejando em semicolcheias. Posteriormente podem substituir as sílabas do ta ka di mi por simplesmente ta ta ta ta.

Mas e no caso de uma colcheia seguida de duas semicolcheias, como eu solfejo?
Fácil, basta prolongar a sílaba referente a colcheia e depois respeitar as sílabas seguintes, como nos exemplos a seguir:




O mesmo princípio pode ser usado no caso de colcheias, mas como “cabem” apenas 2 por batidas, as sílabas usadas devem ser apenas TA KA.

Agora falaremos sobre diferentes fórmulas de compassos.

Sabemos que no caso de um 4/4 devemos sempre contar 1 2 3 4 1 2 3 4 (dúvidas, re-vejam a aula anterior), mas e se a fórmula for de ¾ como deve ser contado? Apenas conte até três, ficando 1 2 3 1 2 3 1 2 3.


Note que no primeiro compasso a nota transcrita é uma mínima com um pequeno ponto o lado (denomina-se mínima pontuada). Este ponto se chama ponto de aumento e aumenta METADE DO VALOR DA NOTA. Como no caso dado temos uma mínima que vale 2 tempos, soma-se mais metade dela, ou seja, 1 tempo resultando assim na duração (somada) de 3 tempos.
2 + metade(1) = 3

Se no exemplo tivéssemos uma semínima pontuada, a conta seria a seguinte:
1 + metade(1/2) = 1 ½

Não coloquei neste exemplo nenhuma semibreve porque a mesma vale 4 tempos e como o compasso é em ¾ ela “estouraria” o valor do mesmo. O caso contrário também seria errado, com a inclusão de uma mínima (2 tempos) e assim a falta de um tempo para preencher os 3 do mesmo.

No caso do 2/4 contamos 1 2 1 2 1 2. Veja o Exemplo:

Neste a nota de maior valor que conseguiríamos colocar seria a mínima, pois ela já possue 2 tempos e completaria o compasso.

E por fim temos um exemplo em 5/4:

Neste caso a contagem é 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5

Note que o primeiro compasso foi preenchido com uma semibreve (4 tempos) e em seguida com uma semínima (1 tempo) para que sua soma fosse igual a 5 tempos (novamente ressalto que o compasso deve ser sempre completo).

Ainda existem compassos compostos (6/8, 9/8, 7/16) mas eles serão tema de aulas futuras.

Exercícios
Chegou a hora de aplicar todo o conhecimento adquirido nesta aula através dos exercícios a seguir (sempre utilizando o metrônomo para um melhor resultado):

EXERCÍCIO 01

EXERCÍCIO 02

EXERCÍCIO 03

EXERCÍCIO 04

Partituras (transcrições e edições): Rafael Zara

Na próxima aula, leitura melódica...

O Rafael está organizando a comunidade e para isso a ajuda de vocês é importantíssima. Visitem e participem: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11290630

Abraços e até lá...

Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com

Discuta este artigo e outros no Fórum Cifra Club de Contra-Baixo

Quer aprender violão ou guitarra?

Veja estas vídeo-aulas para iniciantes
Rodrigo Brizzi

Sobre o autor

Rodrigo Brizzi

rodrigobrizzi@gmail.com
  1. Até Você Voltar - Henrique e Juliano Manteve-se 102.753 exibições
  2. Domingo de Manhã - Marcos e Belutti Manteve-se 82.083 exibições
  3. Cuida Bem Dela - Henrique e Juliano Manteve-se 49.243 exibições
  4. Recaídas - Henrique e Juliano Manteve-se 44.082 exibições
  5. Pra Você - Onze:20 Manteve-se 43.073 exibições
  6. Só Os Loucos Sabem - Charlie Brown Jr. Manteve-se 33.631 exibições
  7. Logo Eu - Jorge e Mateus Manteve-se 31.731 exibições
  8. Pais e Filhos - Legião Urbana Manteve-se 31.422 exibições
  9. Raridade - Anderson Freire Manteve-se 30.434 exibições
  10. Evidências - Chitãozinho & Xororó Manteve-se 24.661 exibições
  1. Henrique e Juliano- Manteve-se 277.117 exibições
  2. Jorge e Mateus- Manteve-se 232.609 exibições
  3. Legião Urbana- Manteve-se 203.767 exibições
  4. Charlie Brown Jr.- Manteve-se 158.018 exibições
  5. Bruno e Marrone- Manteve-se 123.538 exibições
  6. Fernandinho- Manteve-se 120.152 exibições
  7. Luan Santana- Manteve-se 103.034 exibições
  8. Marcos e Belutti- Manteve-se 100.347 exibições
  9. Thalles Roberto- Manteve-se 93.006 exibições
  10. The Beatles- Manteve-se 92.352 exibições

Cifras e tabs

Fórum Cifra Club

Aprenda

Cifra Club News

Mais Serviços Cifra Club ID

Studio Sol

©1996 - 2014 Cifra Club · o primeiro, maior e mais acessado do Brasil · 339 mil músicas · 6.3 milhões pessoas cadastradas

publicidade
fechar