Vamos falar sobre Articulação no Saxofone !

curso online de sax
Explicasax

Existem muitos livros que trazem a articulação marcada mas não explica como fazer isso , foi justamente isso que me preocupei em passar .
Quam já assistiu esta aula Vol.03 acredito que não tenha mais dúvidas.
Veja algumas paginas do e-book vol.01 logo abaixo mas antes leia isso ok

TU, TE ,DAA,TO São articulações usadas para ataque com a língua.

Agora preste atenção :

A articulação a ser usada vai depender de onde a lingua vai bater ...

Por exemplo articular (que é o mesmo que dividir um som ) pode ser feito com a língua e com o difragma.

Agora existe uma grande diferença em articular em um trompete,onde a língua articula (ataca) não o BOCAL pois ele não está vibrando e o mesmo acontece com uma flauta doce ou transversal ok
Mas no saxofone nós articulamos a palheta ou seja encostamos a língua na palheta .

Agora como encostar a língua na palheta tem seus mistérios assim como a flauta doce que não tem palheta é usada a articulação TE pois a explosão acontece na base do dente superior fazendo o ar entrar pela flauta de forma diferente do que usar TU .

Assim a flauta doce na região grave é usamos a articulação GU para as notas Re e do graves ,pois a articulação TE é muito explosiva e pode oitavar a nota grave ok

Existe a artilulação TE,KE,TE ,TE,KE,TE......na flauta doce é usada para fazer articiulações DUPLAS .

Faça voçê mesmo o este fazendo TE,KE e vai ver que uma explosão acontece na frete e outra atras ou seja o TE acontece na base dos dentes superiores e o KE acontece no fundo da boca ou melhor no final do céu da boca .
Basta falar TE KE e vai perceber ...Faça isso rápido TE,KE,TE,KE,TE,KE,TE e vai perceber as explosões frontais e traseiras usando as articulações silábicas TE,KE.

O TU não é usada na flauta doce justamente por ser uma explosão frontal que acontece entre os dentes superiores e inferiores ou seja bem de frente para o orifício de saida de ar da flauta doce ,fazendo que o ar entre de frente e o TE faz com que o ar entre de cima para baixo.

Como etas articulações silábicas na flauta tem variações no sax não é diferente .

Nosso grande Mestre Michael Brecker usava muito uma articulação silábica simples daaa daaa daaa como também usava o Hoo e outra que substitui o TU qué o TO ou DO como é conhecido pelos grandes sxofonistas.

Ao articular com o TU no sax vai acontcer a mesma cois que aconte com a flaut doce .

O TU no sax é uma articulação silábica qu não é bem vista pelos JAZZISTAS e principalmnte par quem segue a escola americana Charlie Parker ,Michael,BRECKER,David Samborn,Eric Marienthal,Cannoball Ardley ,Jonh Coltranne, e o grande Sonny Rollins etc..etc....

Pois a articulação TU impede o uso combinado das articulações diafragmáticas junto com as silábicas .

Por exemplo o TO ou DO seria a tal articulação TÚ só que a articulação DO ou TÔ atinge a palheta com outra parte da lingua e muda a sonoridadae e principalmente

NÃO IMPEDE A NTRADA DE AR O TEMPO TODO .....OU SEJA MANTEMOS O SAX SOANDO ENQUANTO ARTICULAMOS pois a palheta é atingida de uma forma que não impede a passagem de ar mas fere a onda sonora POR ATIMGIR A PALHETA DE FORMA DIFERENTE E EM LUGAR DIFERENTE ,SENDO O ATAQUE NA PARTE INFERIOR DA PALHETA NA PONTA OU SEJA NA PONTA POR BAIXO OK


Asssim como os violoncellistas podem fazer uma nota estacada usando o arco para baixo e para cima em VAI E VEM....mas tamém podemos atacar estas mesma nota fazendo com que o arco se mova sempre para frente em porções iguais o famoso STACATO VOLANTE --------------------- pequena porções de som com o arco sempra na mesma direção.

O Sax também tem seu segredinhos e suas articulações Silábicas e diafragmaticas que combinadas faz sujir o sotaque do estilo musical a ser tocado.

Por exemplo podemos fazer HOO,TÔ,TÔ ...e vi ser muito mais sonoro e rápido do que se fizer TÔ,TO,TO.... ou TÚ TUTU

Quando explico articulação TÔ na vídeo aula vol.03 é para substituir a articulação TU que é muito explosiva e lenta ,pois além de ferir a palheta ela impede a passagem de ar ou seja coluna de ar fica prejúdicada E NÃO EXISTE UMA CORRENTEZA DE AR INICIAL COLOCANDO O AR PARADO DENTRO DO SAX EM MOVIMENTO (HOO) PARA QUE ENTÃO DENTRO DESTA CORRENTEZA DE AR POSSAMOS COLOCAR A VIBRAÇÃO DA PALHETA CRIANDO A ONDA SONORA QUE É LEVADA PELA CORRENTEZA INICIAL (HOO) E ASSSIM AUMENTANDO A PROJEÇÃO DO SOM E FACILITANDO A ARTICULAÇÃO DAS NOTAS .

Como eu percebí isso

ESCUTANDO .....e ESTUDANDO com um dos maiores conhecedores deste assunto o grande mestre do sax em Sampa DEMÉTRIOS LIMA que foi I sax alto da Jazz Sinfonica em Sampa e também meu colega de naipe por 08 anos na Sammys Band e também no quinteto de saxofones .

Vou colocar algumas gravações para que possa escutar um naipe de sax tocando com a articulações silábicas e diafragmáticas.
Que são representadas basicamnte por estes 03 sinais

_ > ^

Escuteo bela trabalho de articulação com os alunos do Prof.Demétrios


Sax Alto = Demétrios Lima
Sax Alto = Manfra
Sax Tenor = Amintas
Sax Tenor = Mauro Cazelato
Sax Barítono = Ivan Meyer

Gravação do ensaio do Sax Brasílis em 1996 , esta música é um chorinho muito bonito onde o sax barítono faz o solo (tema ) e é tocado por mim, que sou o baritonista deste quinteto.
http://www.explicasax.com.br/ftp/mp3/remexendo.mp3

Este chorinho muito bonito é um arranjo do Demétrio ,é uma gravação do nosso ensaio .

http://www.explicasax.com.br/ftp/mp3/VOU_VIVENDO-Ivan_Meyer_no_baritono.mp3


Gravação do ensaio do Sax Brasílis em 1996 , esta música é um chorinho muito bonito onde o sax barítono faz o solo (tema ) e é tocado por mim, que sou o baritonista deste quinteto.

http://www.explicasax.com.br/ftp/mp3/Eu_e_a_Brisa-Quinteto_de_sax-Ivan_Meyer_baritono.mp3



O estudo das articulações é FASCINANTE assim como o TUTÚ de feijão é uma delícia aquí em Minas Gerais rsss

Lembrando que a o TU é usado muito dentro da Escola Clássica de saxofone onde não é usado muitos dos efeitos que os jazzistas usam ok

Ou seja é outra pegada e forma de tocar .
Eu expliquei acima a Escola Americana usada por Stan Gets,Coltranne, Charlie Parker,Beem Webster,David Sambor,Erick Marienthal ,Michael Brecker ETC..ETC...e pelos saxofonistas que seguem estes estilos, havendo também muita gente que faz um mix disso tudo ok

o importante é você ser feliz com o resultado do seu som ok

Para quem tem dúvidas sobre abertura de boquilha leia isso abaixo:

Acho que para um iniciante no sax usar uma 8 antes dos 02 anos é uma situação perigosa pois pode acabar tocado tensionando a embocadura ou ainda não ter um controle mais sensivel da embocadura e também por que os musculos usados na embocadura ficam mais resistentes a tensão de tocar (tempo de execução )conforme vai passando o tempo.
Explico para meus alunos que é uma situação semelhante a de você conseguir carregar um botijão de gaz da porta da rua até a cozinha ok Pois a distancia é pequena (tempo que vai ficar carregando ) e isso não vai te dr uma fadiga muscular e nem perder o folego etc...e você consegue (algo como tocar com uma boquilha aberta por poucos minutos ok )
Agora imagine que você vai pegar o mesmo botijão de gaz e vai leva-lo não até a cozinha ,mas sim no oitavo andar do prédio que não tem elevador .....
Então neste caso (tempo que vai ficar carregando por muito mais tempo) vai te dar uma fadiga muscular,caimbra ,dor na costas etc....(algo como tocar com uma boquilha muito aberta por muito tempo, pois se for tocar por alguns segundos e minutos você consegue sem esforço e aí acontece o erro de tocar sem estar preparado )

Então se você vai carregar por horas um botijão de gaz é melhor que seja um dos pequenos (numeração de boquilha menor ) ou então um botijão grande mas vazio (bquilha aberta com palheta mole )

Agora carregar o botijão cheio da porta da rua até o 8 andar é somente para profisionais ou para gente muito forte e acredite existe gente que tem mais força com a boca do que outros e isso é facil perceber no meu caso que cheguei a 112 kilos de tanta a boca morder algo rssss

Então para um iniciante poder andar longas distancias com seu sax é melhor usar uma boquilha mais fechada tipo 7 e em akguns caso 6 até ele fortalecer seus musculo resistencia e então poder carregar por mais tempo o que antes parecia pesado.


Resumindo,não adianta conseguir tocar com uma boquilha aberta da porta da rua até a cozinha ,poi isso é rápido e fácil de fazer ,mas tocar comuma boquilha aberta da porta da rua até o oitava andar subindo escadas .....é preciso ter um preparo (tempo de sax )

Alguns tem tnto preparo que conseguem subir atpe o 8 andar seja com botijão grande cheio ou vazio ou mesmo com um botijão pequeno vazio ele leva com a mesma categoria .

Acredite existem alguns que carregam um cilindro nas costas numa boa pois já fazem isso há mais de 10 ,20 anos e a grande distancias...

Captou a mensagem gafanhoto ?


Abração e acreditem de 112 kilos em um mês de regime fui para 103 e agora já cheguei aos 100 kilos a caminho dos 95 kilos que está ótimo para meus 1,88 de altura ,pois do contrário fico sem força para carregar o cilindro do sax barítono rssss
Logo vou ficar lindio para poder fazer as fotos da capa do meu cd pois acreditem eu levi um susto com o sapo boi que eu ví na foto do teste da capa do cd e então suspendí o lançamento do meu cd que já está pronto pois fiz uma "promessa " que só iria lançar o CD se eu chegar aos 93 kilos e assim emagrecer 20 kilos e estou conseguindo.
Pois além do regime orientado,estava fazendo academia d musculação ,mas andei tendo tonturs devida a baix alimentação e preferi parrar e depois eu volto a malhar .....

Abração e acredite sempre em você e não desista nunca !
Ivan Meyer


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/62-o_ligado_articulado.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/36-hoo_to_too_as_3_articulacoes_magicas.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/66-estudando_as_articulacoes_jazzisticas.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/73-estudando_as_articulacoes_jazzisticas.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/38-articulacao_diferente.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/037-jazzisticos_1.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/047-jazzisticos_8.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/098-voo_livre_01.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/168-desenvolvimento_da_leitura_afinacao_e_articulacoes.pdf

Os e-boks somados são 320 páinas de muita informação como esta abaixo :

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/150-quebra_dedo_cabeca_e_sax.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/017-caminhando_pelas_cifras.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/108-bi_tonalidades.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/193-desenroscador_de_dedos.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/194-verifique_sua_afinacao.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/57-pulo_do_gato.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/88-as_raizes_da_improvisacao.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/25-como_acertar_o_ponto_da_embocadura.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/012-ciclo_das_quartas.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/057-alinhamento_e_balanceamento_dos_dedos.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/059-peixe_frito.pdf



http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/005-campo_harmonico_maior.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/112-arpejos_diminutos.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe02/181-estudando_os_harmonicos.pdf

http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/45-por_que_usar_mi_sust_e_si_sust.pdf


http://www.explicasax.com.br/ftp/metodos/ebe01/79-cara_de_um_focinho_do_outro.pdf

Abração e boas articulções
Prof.Ivan Meyer

www.explicasax.com.br 

Escola Online de Sax
_________________

Discuta este artigo e outros no Fórum Cifra Club de Sax

Quer aprender violão ou guitarra?

Veja estas vídeo-aulas para iniciantes
Explicasax

Sobre o autor

Prof.Ivan Meyer

Vídeo aulas de sax no Youtube ,veja o link ! Se um amigo quer tocar sax ,passa este endereço pra ele ok "Como tocar sax em 60 minutos "de minha autoria e disponivel no youtube de graça ok http://www.youtube.com/watch?v=Qs5-NMG-u60 Boa aula Prof.Ivan Meyer www.explicasax.com.br

comercial@explicasax.com.br
  1. Domingo de Manhã - Marcos e Belutti Manteve-se 99.062 exibições
  2. Logo Eu - Jorge e Mateus Manteve-se 48.043 exibições
  3. Pra Você - Onze:20 Manteve-se 47.661 exibições
  4. Counting Stars - OneRepublic Manteve-se 39.108 exibições
  5. Recaídas - Henrique e Juliano Manteve-se 36.153 exibições
  6. Aonde Quer Que Eu Vá - Os Paralamas do Sucesso Manteve-se 36.002 exibições
  7. Até Você Voltar - Henrique e Juliano Manteve-se 34.933 exibições
  8. Só Os Loucos Sabem - Charlie Brown Jr. Manteve-se 32.237 exibições
  9. Pais e Filhos - Legião Urbana Manteve-se 30.256 exibições
  10. Happy - Pharrell Williams Manteve-se 25.837 exibições
  1. Jorge e Mateus- Manteve-se 269.002 exibições
  2. Legião Urbana- Manteve-se 211.915 exibições
  3. Charlie Brown Jr.- Manteve-se 157.906 exibições
  4. Henrique e Juliano- Manteve-se 146.876 exibições
  5. Marcos e Belutti- Manteve-se 121.087 exibições
  6. Fernandinho- Manteve-se 120.051 exibições
  7. Luan Santana- Manteve-se 112.704 exibições
  8. Bruno e Marrone- Manteve-se 110.207 exibições
  9. Victor e Leo- Manteve-se 96.822 exibições
  10. Thalles Roberto- Manteve-se 94.665 exibições

Cifras e tabs

Fórum Cifra Club

Aprenda

Cifra Club News

Mais Serviços Cifra Club ID

Studio Sol

©1996 - 2014 Cifra Club · o primeiro, maior e mais acessado do Brasil · 337 mil músicas · 6.2 milhões pessoas cadastradas

publicidade
fechar