E aí pessoal, beleza??!! A partir desta página, daremos início ao Curso Básico de Bateria, onde terei o imenso prazer em estar abordando assuntos históricos, teóricos, técnicos e práticos, partindo da iniciação, seguindo uma ordem progressiva de desenvolvimento, voltado a esse instrumento maravilhoso, contagiante e inigualável, ritmicamente falando, “a bateria”.
Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, e-mail no garoto!
Nesta página vamos conhecer um pouco melhor o instrumento, sua história, suas peças, e sua principal ferramenta. Vamos ela:
A BATERIA
É um instrumento de percussão, constituídos por várias peças (tambores e pratos) de timbres e tamanhos diferentes, tocados por uma só pessoa.
A palavra "bateria" refere-se a um conjunto de instrumentos de percussão de uma orquestra (ou de uma escola de samba, por exemplo) tocados por várias pessoas. Com base nisso, foi atribuído o mesmo nome ao conjunto de instrumento tocado por uma só pessoa, a BATERIA.
HISTÓRIA
Inspirada nos tambores africanos, a bateria surgiu com a invenção do pedal de bumbo e do tripé de sustentação da caixa, pois com isso tornou-se possível agrupar várias peças em um único instrumento. Isso foi nos Estados Unidos, em meados de 1900. Naquela época, usava-se bumbo, caixa, ton-ton e prato. O chimbal só foi introduzido a bateria por volta de 1930.
Naquela época, a bateria tinha pouca posição de destaque, o máximo que podia fazer era marcar o tempo! Essa concepção só foi mudada, graças a um baterista chamado Gene Krupa, que inovou a forma de se tocar bateria.
PEÇAS DA BATERIA
A bateria é um instrumento modular, podendo conter vários tambores e pratos, além de outros acessórios (agogô, carrilhão, etc). Recomenda-se ao iniciante, uma bateria somente com as peças básicas. Abaixo temos uma figura de uma bateria, com o respectivo nome de cada peça.
A bateria é basicamente composta por pratos (ataque, chimbal e condução) e por tambores (caixa, ton 1, ton 2, surdo e bumbo).
Existem ainda outros tipos de pratos e tambores, mas geralmente se tratam de acessórios.
AS BAQUETAS

São aqueles dois "pauzinhos" que utilizamos para tocar bateria. Elas são as principais ferramentas do baterista. Quando tocamos, as baquetas são como se fosse nossas próprias mãos, ou seja, ela será uma continuação dos braços.
Existem vários tipos de baquetas, variando em seu tamanho, peso, espessura. Cada tipo geralmente é indicado a um determinado estilo musical. Mas os tipos de baquetas também podem ser escolhidos, levando em conta o gosto pessoal.
Os dois tipos de baquetas mais utilizados são os modelos 5A e 5B.
As baquetas modelo 5A são as mais utilizadas, não são nem pesadas nem leves. São muitos indicados para iniciantes, e a estilos musicais não muito pesado (pop, rock, country, samba, reggae, etc).
Já o modelo 5B é um pouco mais pesado. São indicados para práticas de exercícios técnicos e a estilos de música um pouco mais pesada (hard-rock, heavy-metal, etc).
As baquetas podem ter pontas de nylon ou ponta de madeira. As baquetas com ponta de nylon tem um som mais brilhante, agudo". Já a baquetas com ponto de madeira tem um som mais "macio, aveludado", principalmente quando tocamos nos pratos. A escolha é uma questão de gosto, leva-se em conta também, o fato das baquetas com ponta de nylon durarem mais, além de conservar o instrumento.
A propósito, se você ainda não tem um par de baquetas, já vá providenciando um, mesmo que ainda não tenha bateria.
Um abraço, e até a próxima folha!!!
Qual violão comprar
Saiba como escolher!
Aço ou nylon?
Novo ou usado?
1
Como afinar
Afinador online Cifra Club
Treinando o ouvido
Analógicos e digitais
2
Ler cifras
Entendendo os diagramas
Como formar os acordes
Dicas para pestanas
3
Primeira música
Como segurar o violão
Primeiros acordes e ritmo
Dicas para as mãos
4
As partes do violão
Tipos de cordass
Estruturas básicas
Nomenclaturas e definições
5
Postura
Como segurar o instrumento
Posicionamento de mãos e corpo
Exercícios e dicas
6
Como ler tablaturas
Conceitos e definições
Quais cordas tocar
Dicas e técnicas
7
Introdução a teoria musical
Nomes das notas musicais
Semitom e Tom
Sustenidos e Bemois
8
Intervalos
Conceitos e definições
Formação dos acordes
Simples e Compostos
9
Formação de acordes I
Tríades: acordes simples
Construção e estrutura
Acordes maiores e menores
10
Formação de acordes II
Tétrades: acordes de 4 notas
Dicas e exercícios
Sétima, quinta e mais
11
Formação de acordes III
Notas acrescentadas
Representações
Acordes especiais
12
Formação de acordes IV - Inversões de baixo
Criando variações
Cordas mais graves
Dicas e exercícios
13
Introdução as Escalas
Conceitos e definições
Pentatônica e Penta-blues
Naturais e Hamônicas
14
Escala Pentatônicas
Conceitos e definições
Dicas de improvisação
Exercícios para agilidade
15
Palhetada Alternada I
Exercícios
Dicas de posicionamento
Palhetas
16
Palhetada Alternada II
Arpejos
Agilidade
Exercícios
17
Palhetada Alternada III
Salto de cordas
Pedal-point
Exercícios
18
Maior Natural
Solos e arranjos
Estuda da escala
Como estudar escalas
19
©1996 - 2012 Cifra Club · o primeiro, maior e mais acessado do Brasil · 284 mil músicas · 4.4 milhões pessoas cadastradas