Introdução

curso online de bateria
Anderson

    E aí pessoal, beleza??!! A partir desta página, daremos início ao Curso Básico de Bateria, onde terei o imenso prazer em estar abordando assuntos históricos, teóricos, técnicos e práticos, partindo da iniciação, seguindo uma ordem progressiva de desenvolvimento, voltado a esse instrumento maravilhoso, contagiante e inigualável, ritmicamente falando, “a bateria”.
    Qualquer dúvida ou sugestão, por favor, e-mail no garoto!

    Nesta página vamos conhecer um pouco melhor o instrumento, sua história, suas peças, e sua principal ferramenta. Vamos ela:

A BATERIA
   
    É um instrumento de percussão, constituídos por várias peças (tambores e pratos) de timbres e tamanhos diferentes, tocados por uma só pessoa.
    A palavra "bateria" refere-se a um conjunto de instrumentos de percussão de uma orquestra (ou de uma escola de samba, por exemplo) tocados por várias pessoas. Com base nisso, foi atribuído o mesmo nome ao conjunto de instrumento tocado por uma só pessoa, a BATERIA.

HISTÓRIA
    Inspirada nos tambores africanos, a bateria surgiu com a invenção do pedal de bumbo e do tripé de sustentação da caixa, pois com isso tornou-se possível agrupar várias peças em um único instrumento. Isso foi nos Estados Unidos, em meados de 1900. Naquela época, usava-se bumbo, caixa, ton-ton e prato. O chimbal só foi introduzido a bateria por volta de 1930.
    Naquela época, a bateria tinha pouca posição de destaque, o máximo que podia fazer era marcar o tempo! Essa concepção só foi mudada, graças a um baterista chamado Gene Krupa, que inovou a forma de se tocar bateria.

PEÇAS DA BATERIA
    A bateria é um instrumento modular, podendo conter vários tambores e pratos, além de outros acessórios (agogô, carrilhão, etc). Recomenda-se ao iniciante, uma bateria somente com as peças básicas. Abaixo temos uma figura de uma bateria, com o respectivo nome de cada peça.


    A bateria é basicamente composta por pratos (ataque, chimbal e condução) e por tambores (caixa, ton 1, ton 2, surdo e bumbo).
    Existem ainda outros tipos de pratos e tambores, mas geralmente se tratam de acessórios.


AS BAQUETAS


    São aqueles dois "pauzinhos" que utilizamos para tocar bateria. Elas são as principais ferramentas do baterista. Quando tocamos, as baquetas são como se fosse nossas próprias mãos, ou seja, ela será uma continuação dos braços.
    Existem vários tipos de baquetas, variando em seu tamanho, peso, espessura. Cada tipo geralmente é indicado a um determinado estilo musical. Mas os tipos de baquetas também podem ser escolhidos, levando em conta o gosto pessoal.
          
    Os dois tipos de baquetas mais utilizados são os modelos 5A e 5B.
    As baquetas modelo 5A são as mais utilizadas, não são nem pesadas nem leves. São muitos indicados para iniciantes, e a estilos musicais não muito pesado (pop, rock, country, samba, reggae, etc).
    Já o modelo 5B é um pouco mais pesado. São indicados para práticas de exercícios técnicos e a estilos de música um pouco mais pesada (hard-rock, heavy-metal, etc).
    As baquetas podem ter pontas de nylon ou ponta de madeira. As baquetas com ponta de nylon tem um som mais brilhante, agudo". Já a baquetas com ponto de madeira tem um som mais "macio, aveludado", principalmente quando tocamos nos pratos. A escolha é uma questão de gosto, leva-se em conta também, o fato das baquetas com ponta de nylon durarem mais, além de conservar o instrumento.

    A propósito, se você ainda não tem um par de baquetas, já vá providenciando um, mesmo que ainda não tenha bateria.

Um abraço, e até a próxima folha!!!

Discuta este artigo e outros no Fórum Cifra Club de Bateria

Quer aprender violão ou guitarra?

Veja estas vídeo-aulas para iniciantes
Anderson

Sobre o autor

Anderson Faccioli

anfago@ig.com.br
  1. Domingo de Manhã - Marcos e Belutti Manteve-se 85.738 exibições
  2. Até Você Voltar - Henrique e Juliano Manteve-se 71.534 exibições
  3. Diz Pra Mim - Malta Manteve-se 57.020 exibições
  4. Cuida Bem Dela - Henrique e Juliano Manteve-se 56.492 exibições
  5. All Of Me - John Legend Manteve-se 46.883 exibições
  6. Raridade - Anderson Freire Manteve-se 38.932 exibições
  7. Nocaute - Jorge e Mateus Manteve-se 37.527 exibições
  8. Recaídas - Henrique e Juliano Manteve-se 33.013 exibições
  9. Destino - Lucas Lucco Manteve-se 31.942 exibições
  10. Só Os Loucos Sabem - Charlie Brown Jr. Manteve-se 30.754 exibições
  1. Henrique e Juliano- Manteve-se 244.413 exibições
  2. Jorge e Mateus- Manteve-se 236.684 exibições
  3. Legião Urbana- Manteve-se 180.790 exibições
  4. Charlie Brown Jr.- Manteve-se 160.755 exibições
  5. Bruno e Marrone- Manteve-se 113.886 exibições
  6. Fernandinho- Manteve-se 108.879 exibições
  7. Marcos e Belutti- Manteve-se 101.105 exibições
  8. Luan Santana- Manteve-se 93.137 exibições
  9. Malta- Manteve-se 88.465 exibições
  10. Thalles Roberto- Manteve-se 80.561 exibições

Cifras e tabs

Fórum Cifra Club

Aprenda

Cifra Club News

Mais Serviços Cifra Club ID

Studio Sol

©1996 - 2014 Cifra Club · o primeiro, maior e mais acessado do Brasil · 342 mil músicas · 6.4 milhões pessoas cadastradas

publicidade
fechar