MELISMO, isso existe?

Autor Mensagem
Barbara Jolie
Veterano
# nov/03


Ae galera!
Uma cantora disse que para ser conceituado e gravar no estúdio que ela grava precisa saber fazer "melismos".

Bem, como eu nunca ouvi essa palavra "melismo", quero saber de vcs se issu existe, se é um conceito técnico, ou apenas uma gíria de estúdio??

Grazie!
=]
Barbara Jolie

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Ela me mostrou alguns exemplos.
Mas pra mim são modulações que a gente dá na voz, no final das frases, ou introdução e solos.
Nunca ouvi como "melismo".

nukebass
Veterano
# nov/03
· votar


Barbara Jolie
Não é "melismos", mas sim Melismas.

Isso que ela falou é completamente sem nexo... dizer que pra gravar é preciso saber fazer melismas... se foi ela mesmo que falou "melismo" então ela não sabe sequer a nomenclatura... pfff...

Melisma é quando vc canta um pequeno motivo melódico(umas 4 notas diferentes por exemplo) usando apenas uma vogal ou uma sílaba. Vc frequenta alguma igraja? Se sim, vc já deve ter notado um melisma no "Amém" que é cantado no final dos cultos depois da benção final.

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


nukebass
Acho que sei o que é. Devo até fazer.
Mas qnto a ela, não é de admirar que errou a nomenclatura. É cantora, mas não sabe nem o que soprano. hehehe!
Mas até q canta "ageitadinho".


Mas Meslimas é um termo técnico?
Tem como me dizer alguma música que tenha?

nukebass
Veterano
# nov/03
· votar


Barbara Jolie
Melisma é um termo da música vocal...
No "Aleluia" de Haendel tem melismas...
Em qualquer canto Gregoriano vc encontra melismas tbm!

Um abraço!

maggie
Veterana
# nov/03
· votar


Uma cantora disse que para ser conceituado e gravar no estúdio que ela grava precisa saber fazer "melismos".

Nada a ver com o conceito... aff

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


maggie
Pois eh, mas não quis contrariar já que ela é "cantora", dois CD gravados já.

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


nukebass
E sabe alguma música popular que tenha melismas tb??

Toddynho
Veterano
# nov/03
· votar


Acho q tinha umas músicas dos Beatles q tinham. Q eu lembro agora, tem em Because e Dear Prudence (isso se eu entendi direitinho o q eh um melisma).

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Toddynho
Vou ouvir. ;]

MKazan
Veterano
# nov/03
· votar


nukebass
se é oq eu tô pensando, monges usam muito isso. certo?!?

nukebass
Veterano
# nov/03
· votar


MKazan
Usam sim.... e vão além disso!!! Eles têm um técnica que conseguem emitir os Harmônicos junto com a voz!!! Putz! Imagina só!!! Os caras conseguem então emitir duas ou até três vozes ao mesmo tempo!!!!! Cara! Eu sou louco pra ver um cara fazendo isso!!!

paulao_jazz
Veterano
# nov/03
· votar


Gente, olha só, melisma nada mais é do que um adornozinho que vc faz com a voz, uma invenção de notas a mais, geralmente rápidas. Ouça Mariah Carey e Lauryn Hill que vc vai saber o que é melisma.
No canto gregoriano não há melisma. Há melisma na música oriental, principalmente a indiana.

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


paulao_jazz
ah!!! bem q eu desconfiava.

Lauryn Hill....faz altas "variações" e isso é a tal Melisma. hehehehe.....
Valeu ae....agora eu sei ao certo o q eh! ;]

Overdoser
Veterano
# nov/03
· votar


Toddynho
Beatles, Dear Prudence


isso mesmo, naquela parte:

"look around, round
look around, round, round

look aroooooooooOOOOooooouuund...."

paulao_jazz
Veterano
# nov/03
· votar


quer um exemplo dos melhores melismas que já ouvi numa unica música?

Baixem Joyful, Joyful, do Sister Act 2, e babem na Lauryn Hill. As "invenções" dela são Os tais MELISMAS.

Barbara Jolie

melisma é uma palavra masculina... O melisma.

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


paulao_jazz
Thanks!!!!

Mas nunca desconfiei q o q a Lauryn fazia devia tá encaixado nisso.

Eu tenho só Happy Day do Sister Act2, mas vou baixar essa, com certeza.

Valeu
;]

MARCIO GUERRA
Veterano
# nov/03
· votar


Barbara Jolie
Acho que ela quis dizer "conceituada e gravar no estúdio que ela grava". O resto podia ser qualquer coisa.
========================================================
"É que Narciso acha feio o que não é espelho..." SAMPA - CAETANO VELOSO.

nukebass
Veterano
# nov/03
· votar


paulao_jazz
No canto gregoriano não há melisma.


Tem sim brother... é só ouvir alguns Cantus Firmus do Palestrina que vc vai ouvir... ;-)
E não são só alguns adornos... melismas são 'frases' melódicas cantadas em uma única sílaba.

Overdoser
Veterano
# nov/03
· votar


eu sempre soube que existia... como alguem pode nao saber disso?

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


eu sempre soube que existia... como alguem pode nao saber disso?

Simples, nascendo pra música.

Overdoser
Veterano
# nov/03
· votar


Barbara Jolie
é brincadeira

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Overdoser
Hum...ok!
Dá próxima avisa......hehehehe...

;]

Feanor
Veterano
# jan/04
· votar


nukebass
Cara...como q é este esquema de Hamônicos?...duas ou três vozes ao mesmo tempo?...fiquei curioso...se tiver mais informações sobre o assunto...ou puder explicar melhor...seria muito interessante...valeu...flw!!!

nukebass
Veterano
# jan/04
· votar


Feanor
Hehehe... nesse caso eu não tenho muitas informações não. Mas é como falei... são monges(não sei se Tibetanos) que apuram essa técnica durante anos a fio.

Para obter mais informações você pode tentar ser um monge :-D daí você vai aprender tudo bem direitinho! Huahuahuahua!!! Tô brincando cara! :-P
Desculpe não poder ajudar mais... dá uma pesquisada em sites internacionais que talvez você encontre algo a respeito. ;-)

Dzero
Veterano
# jan/04
· votar


Hahahahaha... Falando em melisma, Reparem na Cristina Aguilera, aqueles longos "oh" dela são os tais melismas, (conheço tambem como coloratura)... hahah... bem que tem casos que as cantoras mais gemem do que fazem a nota com a mesma vogal..hehehe

Feanor
Veterano
# jan/04
· votar


nukebass
Beleza...valeu cara!!!
e sobre ser monge...hummm.....vou pensar....rsrs

JMLOPES
Veterano
# fev/05
· votar


MELISMO OU MELISMA QUE É O MAIS CORRETO DE SE FALAR É UMA VARIAÇÃO MELÓDICA RÁPIDA, COMO SE FOSSEM ESCALAS EXECUTADAS COM MAIS VELOCIDADE QUE O NORMAL, OS CANTORES NORTE AMERICANOS USAM MUITO ESSA TÉCNICA, QUE ORNAMENTAM A MELODIA ORIGINAL DA MÚSICA, ALÉM DE BELO O MELISMA SERVE PARA DISFARÇAR POSSÍVEIS SEMITONADAS E PROBLEMAS ´DE SUSTENTAÇÃO EM NOTAS AGUDAS E LONGAS DEMAIS, DEVE SER EMPREGADO EM ALGUNS ESTILOS MUSICAIS, OU PARTE DA MÚSICA JAMAIS DEVE SE EXAGERAR POIS ALÉM DE DESCARACTERIZAR A MELODIA, SE TORNA REPETITIVO E NÃO UM FATOR SURPRES.

Leandro Oliveira
Veterano
# fev/05 · Editado por: Leandro Oliveira
· votar


[b]a volta dos mortos vivos ja perdi a conta[b]

cris_drum
Veterano
# fev/05
· votar


Eu tava procurando umas informações sobre melisma e cai aqui! Li tudo! Baixei a musica "Joyful"! Putz!!!!!! Eu sou cantor e tenho uma banda com meus irmãos. Nos fazemos vocal, e eu faço um pouco de melisma. Mas a minha escola é mais Boys II Men... Pra quem tá afim; uma musica foda de faze é "Boys II Men - I finally Know"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MELISMO, isso existe?