Os benditos "i" e "u"

Autor Mensagem
Douglas_ems
Veterano
# nov/03


Bom, creio que muita gente tenha a mesma dificuldade que eu.
Sempre que estou cantando, sinto uma enorme dificuldade quando vou cantar uma nota a aguda com as vogais "i" ou "u".
Já fiz exercícios até ficar rouco (depois disso não fiz mais hihihi). Não consigo passar do F#, com as outras vogais chego no G, G#, A, e A#, mas com os benditos "i" e "u" não vai de jeito nenhum!!!
Alguém ai tem alguma dica ou exercício? Ou já passou por este problema também?

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Puts...com o "u" é mais cabrero pq parece q a voz não sai.
Mas com o "i" é normal......pra mim no caso consigo melhor com "i" do que com a vogal "a".

Agora exercício penso q não existe, só mesmo as vocalizes e ir treinando.

MARCIO GUERRA
Veterano
# nov/03
· votar


Quando você faz o Lá Sustenido, sai naturalmente ou só depois de um bom aquecimento?
Qual a vogal mais confortavel pra você?
Qual dessas notas que escreveu que voce se sente mais confortável?

Responde e a gente continua...

Douglas_ems
Veterano
# nov/03 · Editado por: Douglas_ems
· votar


Bom, sou barítono, para sair o A# tem que aquecer pelo menos um pouco para sair perfeito, ai sai com todas as vogais menos "i" e u" com o "é" também é um pouco difícil.
A vogal mais confortável para mim é o "a" e o "ê".
E a nota mais confortável é o G. O G eu consigo atingir com "i" e com "u" com muita dificuldade e a voz ainda fica oscilando (isso quando a voz está bem aquecida).

MARCIO GUERRA
Veterano
# nov/03
· votar


Não faço vocalize com "é" e "ó" só uso "ê" e "ô".Acho errado.
Voce não está aproveitando o melhor da sua voz que é entre Lá1 e Mi3. Está usando sua voz com o objetivo de ficar mais agudo. A voz do Barítono é belíssima. Cuidado pra não perder a bela voz que tem.

Se a voz treme no "i" é porque não está colocada.
Não sei se você tem facilidade de abrir e fechar a boca.
Soltar o queixo é importante

Fica difícil te ajudar escrevendo.

Se o Lá1 ficar grave e desconfortável, voce pode ser Tenor Dramático. Essa confusão é muito comum.Douglas_ems

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


MARCIO GUERRA
Uma dúvida.
És professor de canto?! Tens faculdade?

Douglas_ems
Veterano
# nov/03 · Editado por: Douglas_ems
· votar


Bom, com certeza estou usando o melhor da minha voz sim! ^^
Estou cantanto no baixo do coral(não temos a voz do barítono para o coral), esta área é bem explorada, explora até mais um pouco no grave, chegando ao G1 e ao Gb1.
Esta dica de abrir mais a boca no "i" me deram um dia destes! ;D Já estou treinando isto! :)
Meu objetivo não é de ficar mais agudo, e sim de conseguir alcançar com "u" e com "i" as notas que eu alcanço com outras vogais.
Quanto ao meu timbre, creio que não há dúvidas, meu professou confirmou que sou barítono mesmo, mas também posso cantar tanto no baixo quanto no Tenor 2.
Pena que tive de sair da aula, se eu tivesse continuado estaria tirando estas notas de letra! :)
O engraçado é que com falsete eu tenho muito menos dificuldade! o_O dá para chegar no D5 ^^

MARCIO GUERRA
Veterano
# nov/03
· votar


Douglas_ems
Tem um tópico sobre falsete aqui no fórum. Acho que não escrevi nada ainda. Seguinte: Usar falsete pode prejudicar seus agudos uma vez que você cria um "vício" de não vibrar a laringe quando está no agudo.A voz funciona como um operário e se voce der a ele a informação (fazer falsete nessa nota), quando não quiser o falsete e sim a nota plena, seu operário vai ficar confuso.
=========================================================
Acho uma maudade usar um Barítono como Tenor, Soprano, Baixo, pra suprir a falta dos outros. Qual o objetivo disso?
Se o seu objetivo é melhorar o seu "i" pare de ser usado como malabarista da voz antes que seja tarde.
=========================================================
Não é pra abrir mais a boca no "i" e sim ter uma articulação mais solta em todas as vogais e em todas as notas.

Douglas_ems
Veterano
# nov/03
· votar


Bom, comecei a usar falsete quando meu professou passou alguns exercícios para o mesmo. Sinceramente, gosto muito de usar falsete e cantar como sopranista. Claro, quando eu sinto que está forçando a voz eu paro na hora.

Como no coral não tem a voz do barítono, eu escolho entre o tenor e o baixo. Não é nada forçado. Quando tem uma nota muito grave para mim no baixo, por exemplo, Fá1, tem sempre uma voz opcional na partirura, se eu não alcançar o Fá eu faço a outra (Lá1, Dó2 etc). Para o Tenor a mesma coisa, se ele vai cantar uma nota em Sol3 (com "u" por exemplo). Também tem uma voz opcional em Mi3 ou Ré3, dependendo do acorde. No soprano eu ajudo as mesmas a ensaiar, tento passar para elas o pouco que eu sei. Alguns exercícios e talz.

Então, não é nada forçado, quando vou cantar no tenor, não saio dando rasgados nas notas agudas, nem forço muito o grave quando estou no baixo. Estou avançando nas notas aos poucos, tentando melhorar a ressonância de cada nota, tentar diminuir o volume dos agudos para não ficar gritado, sempre prestando atenção na impostação da voz. Trabalhando também a musicalidade, afinação, ritmo etc. O único problema é o "i" e o "u" nos agudos mesmo.

Já que ninguém tem mais nenhuma dica deixa para lá. Com muita dedicação um dia eu consigo! :)
Obrigado.

Gabriell
Veterano
# dez/03
· votar


TENHO VOZ GRAVE,MAS ALCANÇO AGUDOS MUITO ALTOS,SEMPRE DE MULHERES E QUANDO CANTO GRAVE TENHO Q FORÇAR BASTANTE E PELO FATO DE FAZER ISSO MEU PROFESSOR FALOU Q MINHAS CORDAS VOCAIS ESTÃO MUITO JUNTAS E NÃO ESTÃO VIBRANDO CORRETAMENTE PQ TENHO Q CANTAR COISAS MAIS AGUDAS,ALGUÉM QUER ME DIZER OQ REALMENTE SOU?????DEVE SER A VOZ GRAVE MAS NÃO O TOM DE VOZ GRAVE,É ISSO Q PENSO MAS PRECISO DE AJUDA.

C_britney_girl
Veterano
# dez/03
· votar


tópico ressucitado hein?? :D

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


:D
é ´né!

Gabriell
Veterano
# dez/03
· votar


FáBiO LiOnE
PODE ME AJUDAR?

FáBiO LiOnE
Veterano
# dez/03
· votar


Gabriell
hummmm...
qual a sua classificação vocal exata?

Barbara Jolie
Veterano
# abr/04
· votar


Up para vocalizes....

PuNk Bass
Veterano
# abr/04
· votar


Gabriell
TENHO VOZ GRAVE,MAS ALCANÇO AGUDOS MUITO ALTOS,SEMPRE DE MULHERES
Puxa!

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


PuNk Bass
ele tá falando de falsete

thunderbreaker
Veterano
# abr/04
· votar


poiz ze, meu problema eh no o por ser baixo ou baritono baixo ou algo do tipo eu falo meio ingulido o o ... so posso te dizer uma coisa kra, treina!!!!!!!!!1 porra tu so vai cantar c treinar!!!!!!!!!! eu nao sabia nem falar 3 direito !!!!!!!!!!!! e hj falo normal!!!!!!!!!!!! eh so tu kerer

Michael Kiske
Veterano
# abr/04 · Editado por: Michael Kiske
· votar


Douglas_ems
Olha cara, eu tb jah encanei c/ esse "problema", inclusive até jah criei um tópico sobre o assunto, se quiser dar uma olhada:
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=1&t opic=37031

Michael Kiske
Veterano
# abr/04 · Editado por: Michael Kiske
· votar


http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=1&t opic=37031

Michael Kiske
Veterano
# abr/04
· votar


Douglas_ems

A porcaria do link ta saindo assim n sei pq.
Bom, tu copia ele e cola né!

king_arthur
Veterano
# abr/04
· votar


bah q estranho eu acho mais facil alcancar agudos com o "I", na verdade eh a q mais sai... o "U" nunca tentei, mas o "I" eh mais facil que o "A" por exemplo

Michael Kiske
Veterano
# abr/04
· votar


king_arthur
Olha, jah vi algumas pessoas dizendo isso, e tenho quase certeza d q isso é um engano.
O problema é q o "i" soa mais agudo q o "a", e vc pode ter a falsa impresão d q chega mais alto no "i".

Eduardo Mazziotti
Veterano
# abr/04
· votar


Gente, a meu ver, o resumo do que acontece é o seguinte:
Nas vogais A, E e O, a conformidade da laringe (em homens) permite uma colocação mais confortável da voz, podendo-se (em cantores que não dominam completamente a técnica) alcançar notas mais agudas com um nível menor de tensão. (repito, essa tensão só está presente em cantores que não dominam a técnica).
Nas vogais I e U, uma cartilagem presente na laringe de homens de uma forma, e na de mulheres de outra totaltmente diferente (acredito que seja a cartilagem cricóide, (o nome popular é Pomo-de-Adão) mas posso estar falando besteira), faz com que se tensione a musculatura estrínseca à laringe em notas mais agudas. Isso ocorre porque, como a elevação da laringe nessas vogais é maior (repito: em pessoas que não dominam a técnica), a musculatura age de outra forma, gerando tensão desnecessária, e limitando o alcance de notas mais agudas.
Em mulheres, ocorre o contrário: as vogais I e U são mais fáceis de se articular (geralmente, não sempre) e as vogais A, E e O.
Claro, há homens que tem facilidade em articular essas vocais, tecnicamente ou não (vide Ozzy Osbourne e Bruce Dickinson, pra citar dois exemplos....), mas a maioria tem problemas mesmo, é fisiológico.

FáBiO LiOnE
Veterano
# abr/04
· votar


Eu não tenho problemas...

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# dez/04
· votar


meu fio,eu nao tenho dificuldade pra nenhuma vogal,o seu problema e de impostação ,o jeito q tu imposta nao permite o "i" e o "u" eu antes era assim mas uso a impostação nasalada e não tenho dificuldade pra nada.SE QUIZER SEGUIR O MEU CONSELHO SIGA

Alexandre Bruno do Prado Silva
Veterano
# dez/04
· votar


meu fio,eu nao tenho dificuldade pra nenhuma vogal,o seu problema e de impostação ,o jeito q tu imposta nao permite o "i" e o "u" eu antes era assim mas uso a impostação nasalada e não tenho dificuldade pra nada.SE QUIZER SEGUIR O MEU CONSELHO SIGA

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04
· votar


Aprendi que o segredo do I é não abrir a boca lateralmente, mas verticalmente, em formato oval, quase como um O...

Agora, se você for cantor de metal, pode dar "aquela disfarçada básica", cantando o I mais puxado pro E e o U puxado pro O.

Muitos vocalistas usam essa técnica pra facilitar os agudos (James LaBrie é um exemplo claro).

MusiRio
Veterano
# dez/04
· votar


Eu tenho uma puta dificuldade com a vogal "a", as demais agudas, levo numa boa,, mas a "a" da uma travada, uma tensao na garganta mesmo.

MusiRio
Veterano
# dez/04
· votar


Eu tenho uma puta dificuldade com a vogal "a", as demais agudas, levo numa boa,, mas a "a" da uma travada, uma tensao mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os benditos "i" e "u"