Aprendiz de Luthier

Autor Mensagem
N3kr0N
Veterano
# mar/04


Rapaz, esse tópico irá ajudar a todos que desejam construir e cuidar melhor do seu instrumento. Vocês podem colocar textos sobre a construção de uma guitarra, regulagens, sobre madeiras e outras coisas. Esse tópico surgiu pela necessidade da construção de uma guitarra, em breve colocarei uma page SOBRE O QUE AQUI FOI DISCUTIDO por enquanto podem colocar links tabém valeu!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Se vcs pensam que para produzir uma guitarra é barato? Não é não, a não ser que vcs já tenha todo o material como prensas(para colar as madeiras), furadeiras, mini-retífica (faz uma porrada de coisas é importante pra tudo), lixadeira (a lixadeira é importante pois a madeira não é uniforme e se vc for fazer o lixamento com a mão a superfície vai ficar toda ondulada), além dos outros materiais como colas, réguas e etc. Mas não desista vc pode conseguir emprestado, como eu estou fazzendo hehehe, ou então tem um tio marceneiro q vai t ajudar, mas pense que esse instrumento que vc vai fazer é só seu, ou seja vai er todas as especificações que se adaptem a vc mas nunca desista, valeu!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Cara, eu to fazendo uma no momento, e eu tenho um blog dela.. Se vc kiser ver..


A ultima foto eh a foto da ponte q eu comprei pra ela.. Original Fender USA.

http://www.telecaster.blogger.com.br/index.html

Abrax!

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


RATM akele brasso foi tu que fez?

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


pagina massa http://europa.spaceports.com/~fishbake/index.html

N3kr0N
Veterano
# mar/04 · Editado por: N3kr0N
· votar


RATM
Cara tá ficando irado! Qual é a madeira, vc comprou aonde, aqui no meu estado rodei em tudo que foi madereira e não arranjei uma madeira boa. valeu!

espectro
Pô cara esse link tem muita coisa mesmo, também tá fzendo uma guitarra?

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


[url]http://www.geocities.com/SunsetStrip/Alley/6514/gtrbuild.pdf[/url ]
Olha ae um link de um livro que ensinas os passos de montagem e etc só que está em inglês, vou ver se traduzo algumas partes dele e posto aqui depois valeu!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


espectro
Foi sim cara!! Quase perdi meu bra;o de tanto esfor;o pra faze ele, mas pelo menos ficou duca!!

N3kr0N
O braco eh de marfim, e o corpo eh de Marupa!! Eu fa;o aula de luthieria, ai os caras da escola, compram umas pe;as quadradonas de bra;o e corpo da Tagima, e agente faz as madeiras ficarem no formato q agente quer.
Eh meio arriscado comprar pe;as de madeira em madereira cara.. Tipo, em uma madereira confiavel, vc pode encontrar Mogno por R$4000 a R$5000 o metro quadrado. Mais barato, soh se a madeira for falsificada!! hehe!!

PS? descupem os erros, mas eh q meu tc tah loko..

Qq coisa estamos ai!!
Abrax vei!!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
PQP! Tudo isso, eu acho que o jeito vai ser arranjar "madereiras alternativas" hehehe, eu sei onde é que tem um ipê amarelo +-6m d altura eu echo que ela vai sumir! ou melhor seguindo a lei de Lavosier, vai ser transformada hehe, o problema é que essa árvore não é minha
por acaso vc sabe como é a secagem de uma árvore recém cortada? valeu!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


N3kr0N
Olha, a Tagima por ex usa estufas, para a secagem ficar boa rapidamente(+- 10 anos as madeiras ficam nessas estufas!!)

A Gibson e a Fender, cortam as arvores e as deixam no local em q foram cortadas!! Isso msm! A madeira fica recebendo chuva, sol, terra e etc.. E eles deixam por 30 a 40 anos nesses locais, para a secagem ficar perfeita!

Mas existem algumas familias de luthier, q deixam a madeira secando em estufa, mas soh o neto dele q vai utilizar essa madeira!! Imagina a sonoridade dessas porras!!

Eu acho q sai mais barato tentar achar Marupa por ai!! hehe!

Abrax!!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Madeiras usadas para lutheria, pelo menos as que eu já vi

» Maple(ing.)= Ácer(port.)
» Mohogany(ing.)= Mógno(port.)
» Birch(ing.)= Vidoeiro(port.)
» Basswood(ing.)= ?(port.)
» Ash(ing.)= ?(port.)
» Frejó
» Koa - Madeira Hawaiana
» Pau Marfin
» Pau Ferro - pode causar alergia
» Ébano
» Jacarandá da Bahia
» Marupa
» Ipê
» Cedro

» Se vcs souberem de mais é só postar! VALEU!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


D madeiras brasileiras eu conheco q sao usadas, sao essas..

Angelim Pedra, Cerejeira, Tulipwood, Pau Ferro, Brazillian, Cedar, Cumaru, Curupixa, Ipe, Jatoba, Andiroba, Jacareuba, Louro Vermelho, Macacauba, Massaranduba, Teca, Marupa, Muiracatiara, Marfim, Pau Roxo, Tatajuba, Peroba Mica, Louro Faia, Cabreuva, Angico.

A maioria eu soh ouvi fl q eh usada! Nem nunca vi..

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
Cara a minha já está toda arquitetada no papel, só falta encontrar a madeira, será que essas madeiras, vendidas em madereira já tem uma secagem +-, cara eu vi a istória de um luthier que tem madeira de secagem de 300 anos o violão que ele faz custa 300mil dólares e metade vc tem q dar no pedido e a fila de espera é de 12anos, acredita?!
Valeu!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
Hehe isso aqui tá quase um chat!Cara deu uma boa crescida na lista de madeiras, cara vc não acredita, no sóton da minha casa, onde ninguém vai, tem uma peça de ipê que minha mãe só foi dizer agora, hehehe é a vida.
Valeu!

glaucius
Veterano
# mar/04
· votar


N3kr0N
dá uma olhada no site da cover guitarra que lá tem dicas na parte "pequenos reparos" de como escalopar o braço e tb regulagens.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


RATM

Aí bicho, é sério:

Angelim- fede muito, parece que mijaram na madeira e o cheiro não sai, nem pintando, já vi caxilhos de portas de angelim na casa da minha ex-namorada;
Cerejeira - Estantes antigas das casas Bahia.
Curupixa- Porta de guarda roupa, comprei um a pouco tempo, pega tinta bem;
Jatoba - Já bebi muito, bota a casca na cachaça e deixa curtir, fica vermelho e esquenta que é o cão;
Andiroba - Meu vizinho cortou e queimou uma na sexta passada. Disse que é oca e não vale nada;
Massaranduba - Ótima para fazer armação de telhado, caibros desta madeira duram muito tempo e não dá cupim;
Pau Roxo- A árvore predileta de Collor de Mello.

Com exceção do Pau Roxo, todas outras colocações sao verdadeiras. Estas em particular, não sabia que são usadas para fazer guitarras.
Brazillian Tonewoods.....

A foto na sua oficina que está no seu blogger é do Rory Gallegher?
Boa sorte na sua guitarra (bota captador bom aí...). Imagino que deva ser muito legal fazer um instrumento. Parabéns.
RATM- Rei dos Artesãos e de Todos os Marceneiros

N3kr0N
Veterano
# mar/04 · Editado por: N3kr0N
· votar


Valeu Glaucius pela dica ! Para quem não sabe a url lá vai: http://www.editorahmp.com.br/11.asp valeu!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


encontrei um lugar falando como fazer um slide de vidro ai segue o link: http://www.geocities.com/bourbonstreet/delta/7485/slide.html
valeu!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Ei será que alguém sabe como é que eu faço marcações desse tipo? http://www.mimf.com/inlay_dragon.jpg será que tem que escavar a escala e colar uma aquelas imitações de madrepérola recortados por cima? VALEU!!!!

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Up. Mais dicas, pessoal! :)

nobre
Veterano
# mar/04
· votar


Cedro é uma madeira fácil de achar e mto boa pra fazer o corpo da guita, tem bom timbre e é leve
Pro braço não sei se é facil achar pau-ferro e marfim, mas eles são bem fortes pra usar no braço.

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly

A foto na sua oficina que está no seu blogger é do Rory Gallegher?
Nao, a oficina eh a oficina da escola de luthieria(B&H). Eh a oficina do Henry Ho, e do Benedetti..

N3kr0N
cara vc não acredita, no sóton da minha casa, onde ninguém vai, tem uma peça de ipê que minha mãe só foi dizer agora, hehehe é a vida.
Mto loko cara!! Demoro pra vc pegar ela e me vender!! Brincadeira, mas tipo, usa ela msm!!! E ainda no soton! Soton eh um otimo lugar pra secagem(amadora!!) de madeira.

Cara a minha já está toda arquitetada no papel, só falta encontrar a madeira, será que essas madeiras, vendidas em madereira já tem uma secagem +-, cara eu vi a istória de um luthier que tem madeira de secagem de 300 anos o violão que ele faz custa 300mil dólares e metade vc tem q dar no pedido e a fila de espera é de 12anos, acredita?!
As madeiras vendidas em madereira eh seca sim cara!! Mas eh dificil achar madereira confiavel, q tipo, seca a parada certinho..

Essa do violao eu conhecia sim cara!! Ele jah fechou a fila. Tipo, ninguem mais pode fazer pedidos pra ele. E ele usa makinarios novos pra cada instrumento q ele for fazer!! Ex: Ele compra o makinario, faz o violao, depois joga tudo fora, compra tudo de novo......... Mas eu nao sabia q era tao caro. Eu sabia q ele vendia por US$25000.

Ei será que alguém sabe como é que eu faço marcações desse tipo? http://www.mimf.com/inlay_dragon.jpg será que tem que escavar a escala e colar uma aquelas imitações de madrepérola recortados por cima?
Sim, eh isso msm cara!! Eh um saco fazer isso.. Eu ia fazer na tele, mas tinha um amigo meu fazendo umas aguiasinhas na marcação, e ele jah tava 3 aulas fazendo akela porra(cada aula tem duração de 1h30min), e tinha chegado soh na casa 12!! Imagina a treta q eh pra fazer isso.. Por isso q as JEM´s sao tao caras!!!!

Abrax vei!

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


eu mandei fazer um braço e o cara usou o marfim linheiro e a escala de jacaranda da bahia ficou show.

eu tenho visto uma madeira roxa axo que eh o roxinho e axo que deve ser ótima pra escala e quase preta e mto dura.
eu quero ver tb se consigo um pedaço de pinho araucária pra faze um corpo dizem que eh uma ótima madeira alem de ser leve.
RATM
onde vc conseguiu os trastes, lima para trastes, serra para colocar os trastes na escala?
N3kr0N
eu já fiz uma, não eh dificil, a maior dificuldade eh o braço msm. to começando a fazer outra.

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


espectro
onde vc conseguiu os trastes, lima para trastes, serra para colocar os trastes na escala?

Cara, o Henry(meu fessor), importa os trastes dos EUA, e paga US$80 o Kg de traste.. Nao me pergunte aonde ele compra, mas eh quase certeza q seja na Stuart McDonald..

E na hr de serrar pra por os trastes, lah agente tem uns gabaritos(de 21, 22 e 24 casas), e eh soh colocar esses gabaritos em cima do braço e corta!! Depois eh soh colocar os trastes. E as ferramentas sao todas da escola.. Quero soh ve qd eu for faze uma fora da escola.. Eu vo gasta uma grana pra compra ferramentas!!

Abrax!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Ei será que alguém sabe como é que faz essas faixas no baixo como nesse aqui, http://www.baixaria2000.hpg.ig.com.br/fotos/baixos/overwater.jpg , eu acho essas tiras são outro tipo de madeira não? será que tem que pegar cortar as madeiras, a mais clara e a mais escura e colar com cola???? valeu!

RATM
Um kg de traste dá pra fazer muita coisa ? +- umas 4 guita de 24casas?
valeu!!!

N3kr0N
Veterano
# mar/04 · Editado por: N3kr0N
· votar


http://stilf.litolandia.org/expage/jpgs/guitarras/prseagle1.jpg olhem essa obra prima! Será que eu consigo fazer uma igual ?? por falar nisso essa pintura é feita como, eu vi em um lugar que era um pano pintado por baixo do verniz, alguém poderia esclarecer ? valeu!!!!!!
aqui tem mais guitarrinhas "fracas": http://stilf.litolandia.org/expage/guitarras/

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


N3kr0N
Dah pra fazer uma 30 guitarras!! Sem economizar!

Ei será que alguém sabe como é que faz essas faixas no baixo como nesse aqui, http://www.baixaria2000.hpg.ig.com.br/fotos/baixos/overwater.jpg , eu acho essas tiras são outro tipo de madeira não? será que tem que pegar cortar as madeiras, a mais clara e a mais escura e colar com cola????
Cara, sao tipo madeiras coladas umas nas outras. Isso eh comum em instrumentos inteiriços.

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


RATM mas só usam cola, nada mais ??!! qual é a cola é a mesma que usa no braço? ei tens idéia de como é que o cara fez aquela águia no corpo daquela guitarra q eu coloquei o link acima? valeu!!!!

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
Custa caro fazer aula de luthier?.Quais são as vantagens?

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Fatores a decidir antes de começar!
» Saber quais as madeiras para o corpo, braço e escala
» Tamanho da escala, esse tamanho é da ponte até o capotraste
» Saber a distância entre cada traste e o tamanho de cada traste
» captadores e controles(número e estilo)
» formato e ângulo da palma(head)
» o hardware(knobs, tarrachas,potenciômetros...)
» marcação(tipo, desenho, material)
» ferramentas
» como vai ser montado o circuito elétrico, se vai ser montado com saida na frente, com necessidade de escudo ou atrás, sem escudo e etc.
» estilo da ponte se é fixa, tipo les paul, tremolo(tipo stratocaster) ou tremolo flutuante estilo guitarra do kiko loureiro, steve vai.
» junção do braço ao corpo
» saber como é que vai ser o capotraste
» pintura, cor, opacidade, tipo

nunca corte a madeira a não ser que tenha completa noção dos tamanhos dos componentes.
valeu!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprendiz de Luthier