Que Bizarrice.

    Autor Mensagem
    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/04


    Minha guitarra está completamente bem afinada, confirmei pela zoom 606 e guitar pro, mas quando eu vou tocar da casa 12 pra frente, +- por ali, o som desafina, quando eu toco nas casas anteriores o som é afinado, agora depois disso é desafinado, tipo é como se fossem os trastes desregulados, mas não é possível, quando eu comprei a guitarra não era assim, e outra dúvida, como que eu faço mesmo para mecher os carrinhos para levantar ou baixar a corda? Na minha tem um parafuso só e eu to com medo de mecher nele.

    Por favor me ajudem.

    Fico grato desde já.

    Abraços.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Me ajudem. :*-( !!! Plz!

    tommy_iommi
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    eh um chute, mas acho q tem q regula as oitavas

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    tommy_iommi

    E como eu faço isso meu caro amigo? Pelo menos já ta me deu uma resposta. :)

    Vlw, agora só me da um help pra regular.

    Wee man
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Velho, isso é regulagem de oitavas, qual o modelo da sua guitarra?

    nothing else matters
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    precisa regular as oitavas

    nothing else matters
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    1º troque as cordas c estão velhas
    2º leve à uma autorizada c n funcionar

    edhunterbr
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Eh regulagem de oitavas, vc precisa arrumar a posição dos carrinhos... vc tem q empurrar ou puxar dependendo... Afine apertando a casa 12 e confira por um afinador digital!

    Pappaléguas
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Você realmente precisa regular as oitavas... mas é dificil explicar sem ter como mostrar uma guitarra. Se a sua guiatarra é uma Strato você pode regular as oitavas apertoando ou folgando os "carrinhos" pela chave philips que existe na lateral da ponte, os outros parafusos, da parte de cima dos carrinhos, cujas as pequenas fendas têm formato de hexágo, apertam-se com uma chave allen, esse parafuso regula a altura das cordas.... Não querendo arriscar procure um luthier

    Dark Angel
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Se não manja, leve num luthier.

    Ngm
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    É realmente regulagem de oitavas como disseram. Funciona assim: o tamanho da escala tem que ter uma medida exata, senão ela realmente vai desafinar em certos pontos.
    Mexendo no carrinho da ponte você pode diminuir ou aumentar o tamanho da escala. Afine a sua guitarra normalmente, e depois confira a afinação da casa 12. Se ela estiver desafinada (o que é o seu caso), o carrinho precisa ser ajustado. Se a nota estiver mais alta do que deveria, você deve aumentar o tamanho da escala, e se estiver mais baixa, deve diminuir. Faça isso várias vezes até ela atingir a afinação exata. Ah, e não esquece de afinar as cordas soltas cada vez que você mexer no carrinho.

    Acho que é só isso!

    kreutz_guitar
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    troca as cordas

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho

    Existe uns 2 topico explicando como se afina as oitavas.
    Dah uma procurada, blz??


    Abrax!

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    regular outavas...mta gente tem problemas com isso....pricipalmente com guitarras de baixa qualidade como exemplo as tonante e as jennifer...mas eh mto comum em todas as guitarras..ateh as grandes marcas....o problema dessas de baixa qualidade eh q as vezes a ponte da guitarras eh tão ruim em relação ao braço q msm com o ajuste maximo num chega a afinar as oitavas...

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Homem Cueca

    A tonante nao tem como afinar as oitavas.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Vlw amigos, sempre é bom contar com vcs, foi mal ratm mas eu não achei na busca algo bem explicado, o jeito é mandar no luthier.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Outra coisa, vocês pódem me explicar o que causa as oitavas de desregularem?

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho

    Se for uma Strato pode estar sofrendo de Stratite, que é quando o campo magnético dos captadores passa a influenciar na vibração das cordas

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell

    É strato sim.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Pappaléguas

    Nenhuma chave allen encaixou nos parafuso da ponte, a minha é strato comum, ponte q nem das outras, tipo fender etc, consegui usar uma chave q não era allen mas só funciona em 11 dos 12 parafusinhos.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho

    Siga os conselhos do Ngm. Ele está certo. Não mexa em outras partes. Você só precisa de uma chave tipo "philips" pra regular os carinhos da ponte.

    Como ele disse, a escala do instrumento deve ter uma medida exata pra dar afinação antes e depois da casa 12.

    É normal isso. Não é nenhum defeito da sua guitarra. Qualquer variação de corda ou um deslize insignificante pode mudar a afinação das oitavas.

    Este é um raciocínio lógico e não tem truques, mágica ou coisa parecida.

    O cuidado que deve ser tomado é não acreditar que este carrinho sirva como micro-afinação. Muitas pessoas pensam assim e vendedores de má fé dizem que é somente para valorizar o produto.

    Se seguir os conselhos do Ngm você terá a sua afinação sempre garantida...;-)

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Realmente, blz, valeu cara.

    Eu sempre visito o teu site, é bem legal leandro.

    Obrigado ae para todos, por me ajudarem.

    Mais uma vez sou muito grato ao pessoal daqui do CC.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Consegui regular os carrinho, mas o som errado q da no harmonico, qdo eu mecho no carrinho não corrige, apenas baixa ou aumenta a afinação.

    Aliás vou ser sincero só as (e G D A) q estão desafinadas em relação as oitavas, mas só a (e) q fica muito errada.

    Pode ser corda gasta? Essas ernie ball oxidaram em 2 semanas, também eu toco quase 24 horas por dia, hehe, vou comprar dimarzio da próxima vez, obs eu passo paninho nas cordas.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho

    Pense no seguinte: a corda deve ter um ciclo de vibração pra emitir uma determinada nota. Qualquer resíduo, ou corpo estranho preso a corda, pode alterar o som.

    Veja, se você passa um óleo protetor, este óleo vai ficar preso a corda, mudando a sua massa (x² + 2³... he he.. esquece isso) e logo o som produzido. O mesmo pode acontecer com o suor, ou um fiapo de pano preso em algum lugar da corda. Até a ferrugem implica e muito no som.

    Se você passa sempre um paninho nas cordas, use aqueles pano de pia, com uns furinhos, pois ele absorve melhor o suor nas cordas e não deixa resíduos. Com outros panos, é como cavar um buraco pra tampar outro....;-)

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Beleza, valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que Bizarrice.