Floyd Rose vale a pena?

    Autor Mensagem
    nobre
    Veterano
    # mar/03 · Editado por: nobre


    Po to pensando daqui a um tempo pegar uma guita nova. E tava vendo umas com Floyd. Curto mto uns squeal estilo Dimebag Darrel, e a floyd me atrai por isso. Mas to ligado q eh moh trampo pra trocar de corda, q eh dificil mudar a afinação pq desregula a ponte toda... Ouvi dizer q o sustain dela eh prejudicado tb por causa da ponte. E q ela nao eh mto aconselhada pra bends mto empolgados (o q eu sou fan , akeles bends de 2, 2 1/2 tons). Minha guita atual tem ponte fixa e pra bends ela eh animal.
    Eu nunca tokei numa guita com uma... Por isso queria saber: Vale a pena me adaptar aos contras dela pra usufruir dos pros?

    yvo
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    eu tenho uma floyd rose e nao me arrependo de ter comprado, tya certo q eh um cuh afinar em outros tons, ms eu gosto
    ms ai tu tem q regular ela constantemente (eu levo num luthier)

    nobre
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    vc sente alguma diferença nos bends? desafina se mandar um bend de 2 1/2 ??

    muchex
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Eu tenho
    Sei la
    Eh mto bosta pra mudar a afinacao dela
    Esse negocio de bend, pelo menos aqui eh normal

    nobre
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    até pra drop D dah *****? ouvi dizer isso

    Errol
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    "Acessórios como alavanca tipo Floyd Rose exigem instalação por parte de um profissonal no assunto. Caso contrário pode tornarse um desastre."

    "Alavancas tipo Floyd Rose também são muito úteis à esse estilo [Heavy Metal] e é aconselhável que seja item original de fábrica na guitarra escolhida, como o modelo signature de Dimebag Darrell, do Pantera."

    "No caso das Floyd Rose, que são bem comuns hoje em dia, certifique-se de que seu material seja de boa qualidade (pois hà várias peças móveis que apresentam problemas) e saiba que confere ao instrumento uma característica muito peculiar: São instrumentos mais indicados para rock pesado, pois "roubam" um pouco do timbre natural da guitarra, tornando-a menos indicada para estilos menos radicais em que não serão utilizados níveis de saturação que compensem esssa perda. Outra característica desse tipo de alavanca é que, quando uma corda quebra, o instrumento desafina por inteiro e, como na maioria dos casos apresenta backbox, não é indicada para estilos que envolvam técnicas como dar um bend e tocar a nota de baixo por examplo pois soará desafinado."

    Fonte - Guitar Player nº 45, Novembro de 1999 "Como escolher sua Guitarra" pág. 36 à 46.

    caíto
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Realmente, para tocar um country ponte Floyd Rose não dá não...
    A ponte fixa dá pra abranger vários estilos, é bem mais versátil do que a floyd rose...
    Mas se for levar um estilo mais pesado mesmo, pega a Floyd Rose... dá pra usar e abusar da alavanca...

    nobre
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    não é indicada para estilos que envolvam técnicas como dar um bend e tocar a nota de baixo por examplo pois soará desafinado."
    putzz aih quebra legal!
    to desistindo mesmo

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    O satriani e o vai usam guitas com floyd. Eles descabaçam a guita de tudo que e maneira, e pareçe que num desafina, ou será impressão minha ?

    smartdrive
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Cara, já tive três guitarras com floyd.
    Tive problemas com duas e com a que me acertei, roubaram junto com o meu carro, minha pedaleira, etc . . . mas não vem ao caso, hehehe.

    1º - Colocar cordas em ponte tipo floyd, é um teste de paciência, principalmente se vc arrancou todas de uma vez, pq cada corda, exerce uma tensão sobre a ponte, puxando as molas que podem ser duas ou três; logo, quando vc coloca outra corda, a anterior ja está toda desafinada, e assim por diante. Pra vc afinar todas, tem que ter paciência.

    2º - Pelo fato da ponte ser flutuante, quando vc dá um bend, a ponte vêm junto com a corda, soando desafinado a corda anterior, se vc for tocá-la junto com o bend, no entanto, se o bend vier sozinho, ele sai até com mais facilidade, pois as molas deixarão a ponte mais leve . . .

    3º - Uma boa guitarra, com uma floyd rose boa, não desafina nem tentando (hehehehe) pois teoricamente, é feita com esse propósito, usar e abusar, como Steve Vai e outros na alavanca. O Juninho Afrahm do Oficina G3 em uma musica ao vivo (Gloria - instrumental) suspende a guitarra pela alavanca pra dar a nota desejada . . . Não pode ser qualquer guitarra . . . hehehe

    4º - Se por acaso, durante uma apresentação, uma corda arrebentar, esqueça, não adianta tentar continuar, pois é perda de tempo. Por causa da tensão exercida pelas molas, quando uma corda arrebenta a tensão é divida entre as outras, desafinando completamente, portanto, deverá ter uma guitarra sobressalente pra quando isso acontecer, e acredite, acontece ...

    Espero ter ajudado.

    Abraços !!!!!

    nobre
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Valeu ae pelas dicas smartdrive!

    Errol
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    nIgHtWoLf - O satriani e o vai usam guitas com floyd. Eles descabaçam a guita de tudo que e maneira, e pareçe que num desafina, ou será impressão minha ?

    O problema é q o Satriane tem dunhero para que na hora que ele quiser ele vai numa loja e compra outra guita...

    NeoBH
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Ah fala sério...a minha tem uma ponte Floyd Rose e eu não preocupo com nada dessas frescurinhas...dá pra afinar legal.. mudar de tom e tudo...vc só tem q ter paciência pra mexer com ela..

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Errol

    Eu quis dizer que o Vai e o satriani dão bends de tudo que é manera e não desafina

    OzzyGod
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    o legal é ter pelo menos duas guitarras, pois assim vc pode tocar o estilo que quiser, mas o ideal é ter três, uma strato, uma les paul, e uma outra com floyd....

    nobre
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    a minha washburn eu vou manter. O timbre é tipo uma les paul, mas o shape é diferente, eh essa aki ( http://www.musik-schiller.de/produkte/zupf/egitarre/images/025.jpg )
    strato eu nem curto... soh tah me faltando a floyd hehe

    Lauro
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    eu tenho uma guitarra com floyd rose e otima naum desafina de jeito nenhum rebentar corda se elas forem novas e muito divicil o cara tem q ser um bezerro tocando para arrebentar mas por gaRANtinh tenho outra sem floyd rose pq se uma rebenta tenho a outra

    NeoBH
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Hehehe a minha guita é bem estranha nessa questão...
    tem timbre de les paul mas tem Floyd Rose...acho ela muito show... já me ofereceram uns 2.500 e não passei nem fu****..

    Energy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    NeoBH
    qual sua guita?

    Vern
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tenho 4 guitarras, apenas 1 com Floyd Rose. É muito boa a Floyd tu pode pisar nela que não desafina. Mais eu ODEIO Floyd, é muita dor de cabeça. Como o Smart falou, já aconteçeu comigo em show. Arrebentou a corda eu coloquei uma palheta para ficar com a ponte na paralela e ficar na afinação saca. Mó sorte mais não dá. Eu particularmente não gosto. TODAS as próximas guitarras seram sem Floyd com exceção da UV777 que é sonho de conssumo mesmo.

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Vern

    Vish vern, deve ter sido um saco cara.

    Já aconteceu com o meu amigo algo parecido, mas ele tava em casa, eu comprei sem floyd pois ele tinha me contado dessas desvantagens.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Floyd Rose vale a pena?