Para quem toca na igreja

Autor Mensagem
Siul
Veterano
# jan/04


Tenho curiosidade em saber como é a vida de quem toca na igreja.

Vcês poderiam me dizer quantas vezes vocês ensaiam por semana, e quando uma pessoa está apta à tocar na igreja.

Como vocês administram o tempo entre os ensaios e outras atividades da vida. Visto que tocar na igreja não é um caminho profissional, mas de muita comprometidade.

bi_bi
Veterano
# jan/04
· votar


Oi Siul,
Bem, lah na igreja a gente jah teve muita dificuldade, mas a partir desse ano nós fizemos o seguinte: dividimos o Ministério de louvor em dois grupos, porque estávamos com um número muito grande de pessoas, o que dificultava na hora do ensaio, jah que a mesma música tinha de ser passada com 4 bateristas, 4 tecladistas, etc... Aí o meu grupo ficou assim: um baixo, uma guitarra, bateria, percussão, um teclado (em breve dois) e uma flauta transversa que vai começar agora. Ensaiamos da seguinte forma:
- soh o instrumental dois domingos por mês, depois do culto da manhã (nós fazemos o almoço, comemos juntos e ensaiamos das 13h às 15h, mais ou menos...)
- depois disso, num sábado, juntamos com o vocal e ensaiamos as músicas que havíamos passado nos domingos anteriores. Geralmente, duas ou três por ensaio, que dá um total de cinco ou seis músicas.
Para ganhar tempo, nós programamos com antecedência quais músicas serão ensaiadas e todos recebem um CD com elas gravadas. No dia, cada instrumentista recebe as letras cifradas, pra ninguém ficar perdido. Eh complicado consciliar horário mesmo, mas Deus ajuda!!!

Lela
Veterano
# jan/04
· votar


Oi, Siul!!! Nós tentamos ensaiar umas duas vezes por semana. Como vc falou, esse não é um caminho profissional, mas exige o mesmo empenho. Afinal de contas, estamos tocando para Jesus e Ele merece o melhor, não é mesmo!

marcelomacedo12
Veterano
# fev/04
· votar


No meu caso:

É Barra, pois sou um daqueles profissionais super ocupados e que não tenho tempo pra muito ensaiar, assim Deus me deu um ouvido muito apurado e uma Banda que pega tudo muito rapidinho. Não temos back vocal, TOCO TECLADO e CANTO, nossa banda ensaia TODA SEXTA DE 19:00 AS 23:00. USAMOS CDS E CIFRAS ANTECIPADAMENTE E APENAS REPASSAMOS (JÁ VALENDO) SEM PARAR MUITO, POIS PASSAMOS A SEMANA TOCANDO COM O CD.
Apenas Meu Baterista é Remunerado, as Pessoas estimam muito nossa Banda e apoiam nosso Ministério. Não temos CDs mas a Igreja tá super anciosa, acerdito que este Ano em Dezembro agente deve tá lançando o PRIMEIRO TRABALHO, mas não contamos nunca em viver disso, AMAMOS ADORAR A ADEUS E ESSA É NOSSA MOTIVAÇÃO.

jadcs
Veterano
# fev/04
· votar


Olá Levitas!
acabei de ingressar no forum, e gostaria de deixar minha experiência também.
Meu nome é Jadiel, sou tecladista e estudante de piano na Escola de Música do Estado do Maranhão. Em nossa banda da igreja, temos ensaios aos sábados e domingos das 14:30hs às 18:00hs. Começamos nossos ensaios com no mínimo meia hora de oração onde procuramos nos derramar na presença de Deus. No sábado nós(intrumentistas) pegamos as notas das músicas novas, onde na medida do possível documentamos com cifras, enquanto isso numa outra sala as vozes ensaiam e também fazem suas divisões e rearranjos. No Domingo tudo isso é repassado e aperfeiçoado e avaliamos se já estamos seguros para apresentar este novo louvor, se não deixamos pra semana seguinte. Isto é importante pois se minimizarmos os erros, o louvor será melhor...
Tudo pro louvo de nosso Senhor!
Abraços.[b][/b]

Sniperage
Veterano
# fev/04
· votar


Bem, improviso total!

Eu sou tecladista nível 1, agora que to me envolvendo mais com música, aliás nunca pensei em tocar em igreja, mas foi um chamado e est0u dando meu melhor.

A igreja é pequena, por isso não tem esse ritmo militar de ensaios que por exemplo tem na igreja da bibi.

Eu acredito que o mais importante são as vozes, e sem dúvida se elas não forem legais não há tecladista que leve o louvor!

Enfim é isso! Eu dou meu melhor pra God. Nunca pensei em ser tecladista mas percebi minha facilidade e estou indo muto bem, pelo men0s acredito...

quem quiser conversar comigo me adicione no msn
snpacc@msn.com

Disciple
Veterano
# fev/04
· votar


Em minha Igreja (Celular no modelo dos 12) temos insaios sexta-feira a noite, só para a equipe de Jovens, e sábado de manhã com toda equipe de vocais e instrumentistas, todos da equipe buscam ouvir a música antes do ensaio, já tento em vista cada detalhe, aranjo, etc, para fazer render nosso tempo.

Olha, posso dizer que eu não me esforçaria tanto se levasse a música profissionalmente, pois busco fazer o melhor em cada música, pois realmente a motivação é ADORAR, AMAR, buscar entoar as melhores melodias a Deus, afinal foi ele o criador da música!!!

Também nunca pensei em ser tecladista antes de conhecer Jesus Cristo, que é o motivo da minha vida, mas estou desenvolvendo-me bem em ouvido, tecnica e habilidade, com certeza com muita ajuda do nosso Paisão!

Ser evangélico é um vidão! não é mesmo?! Nosso Deus é tremendo!

Gui
Veterano
# fev/04
· votar


Siul
bom...eu num sou tecladista...sou baixista e guitarrista da banda dos adolescentes da minha igreja...

nosso ensaios são todos os sabados das 14:00 ateh no maximo as 17:00

nós temos 15 minutos d tolerancia...depois disso sinto mto mas não toca no domingo...geralmente os lideres q definem as musicas e talz...os vocais passam separado...e depois passamos os instrumentos e os vocais...

geralmente as musicas são cifradas...

mas sempre louvando o ALTISSIMO...

MMM
Veterano
# fev/04
· votar


bom, onde eu tocava, era eu de teclado e um monte de violeiros (uns 4), e era tudo na base da cifra, só letras cifradas, eu fazia arranjos em cima do q eu lia, mas tudo bem na hora, as vezes eu nem conehcia a musica hehehe

o q eu fazia era deixar o principal (um violero q conhecia todas as musicas) entrar com o ritmo, em um ou dois compassos eu pegava o ritmo e ía embora! hehehe

MMM
Veterano
# fev/04
· votar


bom, onde eu tocava, era eu de teclado e um monte de violeiros (uns 4), e era tudo na base da cifra, só letras cifradas, eu fazia arranjos em cima do q eu lia, mas tudo bem na hora, as vezes eu nem conehcia a musica hehehe

o q eu fazia era deixar o principal (um violero q conhecia todas as musicas) entrar com o ritmo, em um ou dois compassos eu pegava o ritmo e ía embora! hehehe

acho q a unica vez q ensaiamos foi p/ tocar na missa de natal, q era mais importante

Marcus Vinicius
Veterano
# fev/04
· votar


Quando eu tocava.. era difícil...
Todos trabalhavam e tínhamos de aproveitar o pouco tempo de ensaio que nos restava.
De vez em qdo eu enroscava aí era terrível.. mas nada q uma semana ensaiando com playback para melhorar.
Depois decidimos mudar o esquema.. no sábado ensaiavamos as musicas q iriamos tocar no sabado e domingo.. e no domingo estudavamos musicas novas.
Hoje é diferente... toda quarta e sexta há pelo menos três horas de ensaio... sábado e domingo mais duas..
Mas é bem gratificante ver que o sacrifício valeu a pena.
Hoje eu não toco mais.. mas acompanho pois meus grandes amigos estão lá.. fui convidado a voltar.. e não sei se devo..
Até mais..

maurelio1234
Veterano
# fev/04
· votar


eu sou músico aqui em pernambuco e tenho a dizer que é uma vida muito difícil.. principalmente quando vc não tem dinheiro pra comprar novos instrumentos e materiais... mas eu digo que é também muito gratificando estar servindo à Deus e estar pondo em prática o dom que recebi dele. quanto aos ensaios: nós tocamos umas 10 vezes por mês (varia com o número de semanas no mês), em média umas duas vezes por semana o que faz com que, infelizmente, nós não consigamos ensaiar para todas as missas... de fixo temos um ensaio no mês onde ficamos de 10hs às 17hs ensaiando músicas para o mês inteiro.

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/04 · Editado por: Leandro Barbosa
· votar


Tempão que ninguém escreve aqui!!! O assunto é bão dimais!!!
Sou levita tbém. Comecei a tocar na igreja há uns 4 anos ou mais. É uma igreja simples, uma Assembleia de Deus aqui no interior do Rio de Janeiro.
Sempre foi dada oportunidade de tocar pra quem estava começando...foi aí q comecei na guitarra, alguns meses de aula da + ou - e eu ainda não tinha uma pegada legal, errava os acordes, perdia o ritmo, me jogaram para o Baixo, q a principio parece ser mais fácil.
O tempo foi passando, resolvi entrar numa aula de guitarra com um bom guitarrista. Comecei a conhecer harmonia, a música como arte...me tornei um bom guitarrista mas, igual na igreja da Bibi, estávamos com muita gente (uns 5 ou 6 pra guitarra)...continuei tocando Baixo e explorando o Teclado em casa.
Certo dia tomei coragem e toquei Teclado num culto. Todo mundo gostou! O antigo tecladista (ruinzinho coitado!) até deixou de tocar, numa boa ele deixou pra mim a função.
Hoje temos um pouco de dificuldade porque nossos levitas pararam no tempo. Eu amo o meu chamado e procuro sempre me atualizar, estudar...os outros continuam tocando com meia duzia de notinhas.
Há os q ainda ouvem quando tento ensinar alguma coisa...mas tem um 'Jeba' q além de não tocar grandes coisas, é extremamente temperamental. E é esse tipo de coisa q atrapalha o bom andamento de um grupo.
Pra quem tbém tá envolvido no assunto...Como é pra vcs a relação com a liderança???
Tem alguem aí q sofre com falta de ajuda ou colaboração do Pastor???
E quem aí tbém tem um 'Jeba' no grupo???

AzUoS_nd_Keyboards
Veterano
# abr/04
· votar


Eu sou novo aqui no forum e também toco na igreja.
Bom, participo da música na minha igreja e toco também em uma banda. Na banda temos ensaios às sextas a noite, chamamos de cozinha, onde é só instrumental, menos os metais. Aos sábados ensaio com o vocal e alguns sábados ensaio geral. Na igreja participo dos grupos: senhoras, adolescentes e jovens e o grupo de louvor.
Os ensaios na igreja são geralmente sábado e domingo.
Tocar na igreja é algo que devemos fazer com amor e dedicação, não é fácil, mas gratificante.

Odirlei
Veterano
# abr/04
· votar


Hoje temos um pouco de dificuldade porque nossos levitas pararam no tempo. Eu amo o meu chamado e procuro sempre me atualizar, estudar...os outros continuam tocando com meia duzia de notinhas.

Tocar na igreja é bom, mas o fato da maioria dos caras tocarem meia duzia de notinhas, desanima qualquer um...

AzUoS_nd_Keyboards
Veterano
# abr/04
· votar


Toquei um tempo com um grupo que apenas eu ouvia cd, estudava, criava, incentivava e os outros só ouviam, diziam muito desanimadamente que precisavam estudar até que foram aos poucos substituidos por vários motivos e hoje graças a Deus estou com um pessoal melhor que está procurando conhecimento.

Dennis_Tecladista_Doido
Veterano
# abr/04
· votar


Siul
olá, eu sou do grupo de louvor da minha igreja, lá entrou bastamte gente nesses últimos tempos, então se dividiu em dois grupos diferentes, eu ensaio 4 vezes por mês, 1 no sabado e outra no domingo, só para passar, é realmnete um compromisso sabe, vc tem que estar consicente que não é um compromisso qualquer e que vc pode ficar faltando...

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/04
· votar


Continuando a falar sobre dificuldades (não q eu queira criticar meu grupo, mas é pra compartilhar minha experiência)...
Nosso ensaios são apenas quando o regente de algum dos grupos (crianças, adolescentes, jovens, senhoras ou homens) resolvem q têm q colocar música nova ou quando se aproxima uma festividade na igreja.
Eu sempre comentei com os outros instrumentistas q deveríamos ter nossos ensaios regulares e independentes de ter musica nova ou não, criar nossas versões, explorar estilos variados, etc.Porque do jeito q está indo, são os grupos q ensaiam e não os musicos.
E o pior é a falta de organização nos raros ensaios q temos...fica todo mundo tentando "tirar" a música na hora do ensaio e o regente com pressa pro conjunto cantar logo. Resultado: Tá o camarada da guitarra mal tocando a primeira estrofe e conjunto entra já cantando o refrão, aí o cara do baixo grita e faz sinal pra parar tudo pra ele acertar o final da musica com o baterista...e eu (o tecladista) no canto arrancando os cabelos pra segurar a onda e não perder a paciência com ninguém... (continua)

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/04
· votar


Vamo gente, escreve aqui!!!

AzUoS_nd_Keyboards
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro, engraçado isso,
parece q é comum...
As vezes no ensaio dos jovens, o pessoal acha q no prazo de 1:30hs é possível tirar 2 músicas novas e cantar no domingo hehehe

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/04 · Editado por: Leandro Barbosa
· votar


Semana q vem vai ter uma festividade de adolescentes...até q agora estou conseguindo, de certa forma, liderar os ensaios. Tá melhorando, só q o 'Jeba' continua atentando o juízo. Tem algum 'Jeba' aí???

AzUoS_nd_Keyboards
Veterano
# abr/04
· votar


Opa, procuro estar longe de ser um Jeba hehehe, procuro fazer sempre o melhor...

De onde vcs são? q igreja? etc...

Sniperage
Veterano
# abr/04
· votar


minha irmã é a lider do grupo, entao nao tenho tantas divergencias em relacao a liderança.
o problema é mais com um pessoal novo q ta entrando, ta tendo q montar um ensaio extra preles, e faz 2 meses q isso começou, é incrivel como eles melhoraram.

Eu nem tenho tanto problema quanto aos ensaios e a musica, só brigo pra deixarem eu fazer a introducao ehhee. O resto a moça q toca violao leva mto bem e o baterista segura bem o ritmo, entao pra mim, é só alegria, toca sem cifra sem nada, só improviso.
sou da quadrangular...

AzUoS_nd_Keyboards
Veterano
# abr/04
· votar


Só no improviso essa é boa hehehe

Sniperage
Veterano
# abr/04
· votar


AzUoS_nd_Keyboards
Pior q é verdade, mas eu agora quero tirar umas dicas com um colega q toca em igreja e toca muito bem.

Uma grande duvida minha é com uma mae esquerda, cada hora eu faço uma coisa, nada assim fixo, esta é minha maior duvida.
Eu treino muito agilidade de mãos, principalmente a esquerda, mas nao sei ao certo o que fazer com ela.
Sei que eu posso bater o acorde com ela ou ateh msm arpejar o acorde com ela e solar com a direita no improviso total, mas ainda nao sei como fazer isso. alguem toca assim?

AzUoS_nd_Keyboards
Veterano
# abr/04
· votar


Eu tenho uma experiência não muito boa com a mão esquerda.
Uso muito para fazer o papel do baixista, 80% das vezes que eu toco não tem um baixista tocando comigo então preciso fazer uns graves. Eu uso a nota oitavada e as vezes 1ª, 5ª e 8ª, três notas. Isso é relativo, tem que fazer aquilo que a sua imaginação mandar.
Pode também dividir o teclado em dois timbres, é bem legal usar um string na esquerda e um piano na direita.

Sniperage
Veterano
# abr/04
· votar


AzUoS_nd_Keyboards
eu nao uso strings de jeito nenhum, acho muito ruim.
eu uso uns sons bem loucos, tipo "Doctors Solo", mas string nem a pau, muito ruim.

Agora,vou fazer uma pergunta pro pessoal q toca em igreja. Qual o nome do timbre q vc usa???

Eu costumo usar:
E. Piano 2v


T+!

bi_bi
Veterano
# abr/04
· votar


Eu uso rock piano (que eh ujm piano da korg), tb gosto de digipiano e strings...

Sniperage
Procura ouvir akela música "enche este lugar", tocada no CD Fogo e Glória ao vivo em Curitiba... começa soh no strings... fica super show!!! Quem sabe assim vc não passa a gostar mais desse timbre tão usado???

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/04
· votar


Segunda feira...depois do feriadão, tô de volta!!

Bom gente, essa parte de técnica de mão esquerda e/ou direita a gente deixa pra outro topico. Vamos trocar as experiencias de quem toca na igreja...quam é um genuíno Levita, quem tem chamado...e essas coisas...

Leandro Barbosa
Veterano
# abr/04
· votar


Vamo gente...postem aqui!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem toca na igreja