Cifra Club

Curso online de contra-baixo

Formação da Escala Maior

Tudo bom pessoal?

Depois de algum tempo, eis que as aulas de contrabaixo voltam a sua periodicidade normal aqui no Cifra Club.

Como nas primeiras aulas o foco principal foi “soltar” as mãos esquerda e direita com exercícios técnicos, nesta decidi iniciar o estudo teórico voltado ao nosso instrumento. E pra começar, ensinarei como formamos uma escala maior.

Vamos primeiro conhecer as 7 notas musicais e seus respectivos acidentes.

As notas naturais são:
Dó – Ré – Mi – Fá - Sol – Lá – Si

e os acidentes (# = sustenido, b = bemól):
Dó#/Réb – Ré#/Mib – Fá#/Solb – Sol#/Láb – Lá#/Sib
(Lê-se Dó sustenido/Ré bemól, Ré sustenido/Mi bemól e assim sucessivamente...)

Sabendo isto podemos dizer que existem 12 notas no “abecedário musical”. A saber:
Dó – Dó#/Réb – Ré – Ré#/Mib – Mi – Fá – Fá#/Solb – Sol – Sol#/Láb – Lá – Lá#/Sib – Si

Caso você esteja se perguntando agora porque contei as notas sustenidas como as mesmas que as bemóis, calma que explico. No nosso instrumento cada casa equivale a ½ (meio) tom. Logo temos (por exemplo) entre as notas Dó (3ª casa, corda Lá) e  Ré (5ª casa, corda Lá) duas casas de distância sendo que a do meio (4ª casa, corda Lá) pode ser considerada tanto Dó sustenido como Ré bemól (sim, a mesma nota!).

E agora esta se perguntando quando chamar a nota de sustenido ou bemól certo? Fácil...

Se caso você estiver tocando uma escala ou frase que vá na ordem crescente, ou seja, do grave para o agudo, você considera o seguinte:
Dó – Dó# - Ré

No caso decrescente (do agudo para o grave):
Ré – Réb – Dó

(Isto se chama enarmonia, nomenclaturas diferentes para a mesma nota)

Se vocês foram bons observadores, e acredito que foram, provavelmente notaram que não existem nem Mi#/Fáb (Mi sustenido/Fá bemól), quanto Si#/Dób (Si sustenido/Dó bemól). Isto porque entre as notas Mi/Fá e Si/Dó existe apenas ½ tom de distância, não havendo assim “espaço” para os acidentes. Com o desenho do braço do instrumento (até a sétima casa) abaixo o entendimento será mais fácil.

Braço contra-baixo

Agora que já conhecemos todas as notas e suas enarmonias, vamos montar uma escala maior.

A escala de Dó maior e a única que não possui nenhum acidente e é a partir dela que teremos a estrutura para montar todas as outras. Seguindo o exemplo:

Dó Maior

Agora iremos seguir o mesmo padrão (1, 1, ½, 1, 1, 1, ½), mas tendo como tônica (nota principal, que dá nome a escala) a nota Ré, gerando Ré maior:

Ré Maior

Observações: Note que para conseguirmos que do Mi para o Fá e do Si para o Dó obtivessemos 1 tom de distância, tivemos que “acidentar” as notas seguintes, tornando assim tanto o Fá quanto o Dó sustenidos e mantemos assim o padrão de tons e semitons.
E assim formamos a escala de Ré maior, que possui dois acidentes (Fá# e Dó#).

Logo podemos dizer que a formação de uma escala maior possui cinco tons e dois semitons (1/2 tom). Essa formação nunca irá se modificar na estrutura de uma ESCALA MAIOR.

Mais um exemplo:

Fá Maior

Aqui temos que observar que se a nota Si fosse natural, teriamos uma distância de 1 tom com relação ao Lá, por isso äcidentamos o mesmo com um bemól e reduzimos sua distância em ½ tom, encaixando toda a escala no padrão 1, 1, ½, 1, 1, 1, ½.

Lição de casa:
Formar as escalas de Sol maior, Mi maior,  Láb maior e Réb maior.

Aguardo por e-mail todas as escalas para correção, que devem ser enviadas da seguinte forma (exemplo):

Dó Maior
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó

Ré maior
Ré – Mi – Fá# - Sol – Lá – Si – Dó# - Ré

Fá Maior
Fá – Sol – Lá – Sib – Dó – Ré – Mi – Fá

Fico no aguardo...

Falando em shapes (desenhos)

Por sua estrutura sempre obedecer um padrão, quando formos aplicar a escala no instrumento, notaremos que a mesma também seguirá sempre o mesmo desenho:

Dó Maior

Shape 1  - Dó Maior


Sol Maior 

Sol Maior


Note que as escalas de Dó maior e Sol maior possuem o mesmo desenho, neste caso somente alterando as cordas do instrumento que são usadas. O mesmo vale para todas as escalas maiores. Faça este “shape” iniciando da tônica da escala e estará automaticamente tocando uma escala maior. Para uma melhor visualização (a letra T simboliza a tônica):

Tônica

Aplicação
Seguem exercícios para melhor firmar o entendimento da aula:

Escala Maior
 Escala 1


Padrão em tercinas (3 em 3 notas)

Escala 2

Padrão em semicolcheias (4 em 4 notas)

Escala 3

Todos estes exercícios propostos estão na tonalidade de Dó maior, mas para testar seus conhecimentos sobre a aula de hoje, transponha-os para todas as outras tonalidades.

Como o tema desta aula pode gerar diversas dúvidas, na próxima responderei eventuais questões que receber por e-mail quanto a esta explicação sobre escalas maiores. Aguardo vocês...

Um grande abraço e bons estudos!

Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com


Rodrigo Brizzi Rodrigo Brizzi rodrigobrizzi@gmail.com

Rodrigo Brizzi é baixista formado pelo IB&T, professor e atua com as bandas Fool's Box, Kalango Kamikaze e Walk Main. Atualmente é o responsável pelo curso de baixo do site Cifra Club, colaborador da revista Cover Baixo, professor nos sites Baixista.com.br e tOquemaisbaixo. Seu e-mail é rodrigobrizzi@gmail.com e seus sites são www.myspace.com/rodrigobrizzi e rodrigobrizzi.wordpress.com

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