Tudo bom pessoal?
Depois de algum tempo, eis que as aulas de contrabaixo voltam a sua periodicidade normal aqui no Cifra Club.
Como nas primeiras aulas o foco principal foi “soltar” as mãos esquerda e direita com exercícios técnicos, nesta decidi iniciar o estudo teórico voltado ao nosso instrumento. E pra começar, ensinarei como formamos uma escala maior.
Vamos primeiro conhecer as 7 notas musicais e seus respectivos acidentes.
As notas naturais são:
Dó – Ré – Mi – Fá - Sol – Lá – Si
e os acidentes (# = sustenido, b = bemól):
Dó#/Réb – Ré#/Mib – Fá#/Solb – Sol#/Láb – Lá#/Sib
(Lê-se Dó sustenido/Ré bemól, Ré sustenido/Mi bemól e assim sucessivamente...)
Sabendo isto podemos dizer que existem 12 notas no “abecedário musical”. A saber:
Dó – Dó#/Réb – Ré – Ré#/Mib – Mi – Fá – Fá#/Solb – Sol – Sol#/Láb – Lá – Lá#/Sib – Si
Caso você esteja se perguntando agora porque contei as notas sustenidas como as mesmas que as bemóis, calma que explico. No nosso instrumento cada casa equivale a ½ (meio) tom. Logo temos (por exemplo) entre as notas Dó (3ª casa, corda Lá) e Ré (5ª casa, corda Lá) duas casas de distância sendo que a do meio (4ª casa, corda Lá) pode ser considerada tanto Dó sustenido como Ré bemól (sim, a mesma nota!).
E agora esta se perguntando quando chamar a nota de sustenido ou bemól certo? Fácil...
Se caso você estiver tocando uma escala ou frase que vá na ordem crescente, ou seja, do grave para o agudo, você considera o seguinte:
Dó – Dó# - Ré
No caso decrescente (do agudo para o grave):
Ré – Réb – Dó
(Isto se chama enarmonia, nomenclaturas diferentes para a mesma nota)
Se vocês foram bons observadores, e acredito que foram, provavelmente notaram que não existem nem Mi#/Fáb (Mi sustenido/Fá bemól), quanto Si#/Dób (Si sustenido/Dó bemól). Isto porque entre as notas Mi/Fá e Si/Dó existe apenas ½ tom de distância, não havendo assim “espaço” para os acidentes. Com o desenho do braço do instrumento (até a sétima casa) abaixo o entendimento será mais fácil.
Agora que já conhecemos todas as notas e suas enarmonias, vamos montar uma escala maior.
A escala de Dó maior e a única que não possui nenhum acidente e é a partir dela que teremos a estrutura para montar todas as outras. Seguindo o exemplo:
Agora iremos seguir o mesmo padrão (1, 1, ½, 1, 1, 1, ½), mas tendo como tônica (nota principal, que dá nome a escala) a nota Ré, gerando Ré maior:
Observações: Note que para conseguirmos que do Mi para o Fá e do Si para o Dó obtivessemos 1 tom de distância, tivemos que “acidentar” as notas seguintes, tornando assim tanto o Fá quanto o Dó sustenidos e mantemos assim o padrão de tons e semitons.
E assim formamos a escala de Ré maior, que possui dois acidentes (Fá# e Dó#).
Logo podemos dizer que a formação de uma escala maior possui cinco tons e dois semitons (1/2 tom). Essa formação nunca irá se modificar na estrutura de uma ESCALA MAIOR.
Mais um exemplo:
Aqui temos que observar que se a nota Si fosse natural, teriamos uma distância de 1 tom com relação ao Lá, por isso äcidentamos o mesmo com um bemól e reduzimos sua distância em ½ tom, encaixando toda a escala no padrão 1, 1, ½, 1, 1, 1, ½.
Lição de casa:
Formar as escalas de Sol maior, Mi maior, Láb maior e Réb maior.
Aguardo por e-mail todas as escalas para correção, que devem ser enviadas da seguinte forma (exemplo):
Dó Maior
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó
Ré maior
Ré – Mi – Fá# - Sol – Lá – Si – Dó# - Ré
Fá Maior
Fá – Sol – Lá – Sib – Dó – Ré – Mi – Fá
Fico no aguardo...
Falando em shapes (desenhos)
Por sua estrutura sempre obedecer um padrão, quando formos aplicar a escala no instrumento, notaremos que a mesma também seguirá sempre o mesmo desenho:
Dó Maior
Sol Maior
Note que as escalas de Dó maior e Sol maior possuem o mesmo desenho, neste caso somente alterando as cordas do instrumento que são usadas. O mesmo vale para todas as escalas maiores. Faça este “shape” iniciando da tônica da escala e estará automaticamente tocando uma escala maior. Para uma melhor visualização (a letra T simboliza a tônica):
Aplicação
Seguem exercícios para melhor firmar o entendimento da aula:
Escala Maior
Padrão em tercinas (3 em 3 notas)
Padrão em semicolcheias (4 em 4 notas)
Todos estes exercícios propostos estão na tonalidade de Dó maior, mas para testar seus conhecimentos sobre a aula de hoje, transponha-os para todas as outras tonalidades.
Como o tema desta aula pode gerar diversas dúvidas, na próxima responderei eventuais questões que receber por e-mail quanto a esta explicação sobre escalas maiores. Aguardo vocês...
Um grande abraço e bons estudos!
Rodrigo Brizzi
rodrigobrizzi@gmail.com