Notificações Amigos pendentes

      Leitura Rítmica

      curso online de bateria
      Anderson

          Olá pessoal! O assunto hoje é “saber ler música”. Na minha opinião, tocar algum instrumento e não saber ler e escrever música é como se você não soubesse ler e escrever o idioma que fala. Você fica limitado. Você pode até falar ou tocar bem sem saber ler e escrever, mas fica limitado. E eu posso te garantir que saber ler e escrever música é muito fácil, muito fácil mesmo!!! Se você estudou e assimilou os elementos da teoria básica (aula 3), essa aula vai ser baba!
          Esse estudo irá facilitar muito na leitura dos exercícios que veremos mais pra frente, tais como: batidas e viradas. Lembre-se que você precisar saber ler para entendê-los.

      Dúvidas? Sugestões? Comentários? Clique aqui.

         A Leitura Rítmica, refere-se a leitura das notas e pausas existente em uma determinada pauta ou partitura, de acordo com a sua duração. Antes deste estudo, é fundamental a compreensão da teoria básica (aula 3).


      COMO PRATICAR?


    • 1º ESTUDO: Primeiramente, vamos praticar CANTANDO as notas em voz alta (taaaa) e marcando os tempos do compasso (1, 2, 3, 4) com PALMAS. Esse estudo é chamado de “solfejo rítmico”. Veja a representação abaixo:


      Obs.: Quando aparecer as pausas, a marcação do tempo deve continuar normalmente, porém devemos respeitar a sua duração em silêncio, pois como o próprio nome diz: são PAUSAS.

    • 2º ESTUDO: Depois de assimilar e praticar o 1º estudo (solfejo rítmico), vamos estudar a leitura rítmica executando as notas com as baquetas na caixa (ao invés de canta-las) usando toques alternados e contando os tempos dos compassos em voz alta (ao invés de bater palmas). Lembre-se que as “pausas” são pausas, a contagem dos tempos continua normalmente.


      LEITURA RÍTMICA 1 - EM SEMÍNIMAS


          Abaixo, temos uma pauta com 20 compassos, com figuras de SEMÍNIMAS (pausas e notas). Pratique primeiramente uma linha por vez. Somente após se sentir confortável com a leitura, pratique do começo ao fim, sem parar. Comece marcando os tempos com cadência, em um andamento (velocidade) lento!




      Bom pessoal, por hoje é isso aí. Na próxima aula tem mais!
      Até lá.
    • Discuta este artigo e outros no Fórum Cifra Club de Bateria
      Anderson

      Sobre o autor

      Anderson Faccioli

      anfago@ig.com.br

      Quer aprender violão ou guitarra?

      Veja estas vídeo-aulas para iniciantes
      publicidade
      fechar
      Hey, desculpe, mas não é possível criar tantas listas vazias assim :| ok