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Capítulo 16: Tocando Corretamente (Dicas Preciosas)

Neste capítulo daremos a você algumas dicas fundamentais para que você possa exercer total comando sobre sua gaita e tocar suas canções de maneira correta. Vamos a elas:

Na Embocadura

Você deve obter uma nota de cada vez aspirando ou soprando um único orifício. Existem basicamente 3 maneiras para se obter uma única nota:

1-Bloqueio de Língua (Vamping) - Como o próprio nome sugere, você irá colocar seus lábios cobrindo um número  de orifícios (usualmente quatro) e irá bloquear três orifícios laterais, deixando uma extremidade (direita ou esquerda) livre para a passagem do fluxo de ar. Uma das grandes vantagens deste método está no uso de articulações percursivas com a língua e possibilidade de execução de intervalos apenas mudando-se a posição desta.

2-Língua em forma de "U" (Fluxo de ar direcionado pela língua) - Este é mais uma variação do tradicional método de bloqueio de língua. O Harmonicista cobre com os lábios aproximadamente três orifícios e, com a língua em forma de "U",bloqueia os orifícios laterais da harmônica permitindo que o ar passe pelo meio deste "U". A ponta da língua (vértice do "U") é colocada abaixo do orifício que será tocado ou apoiada na parte inferior da harmônica. Pode-se realizar articulações percursivas com a língua semelhantes ao Tongue Blocking com este método e mover a língua para os lados selecionando orifícios adjacentes com nenhum ou pouco movimento da gaita em relação a cabeça. O grande problema é que nem todas pessoas conseguem dobrar a língua em formato de "U".

3-Embocadura de Bico - Esse é o mais usado. É o natural, qualquer pessoa que não toca gaita, vai tentar tocá-la assim. Só que com um erro, tendem a fazer biquinho. Na verdade, você cobre apenas um buraco com a boca, mas com os lábios cobrindo bem as placas de cima e de baixo da gaita para permitir um melhor "deslizamento". O fluxo de ar, deve entrar em apenas um orifício de cada vez.

Dicas na hora de tocar

    * Sugando o Ar

Ao tocar, a respiração deve ser feita através da gaita, não pense em soprar ou aspirar. A respiração deve vir do diafragma. O controle da respiração é tão importante na gaita quanto no canto. O ar deve ser lentamente inalado e exalado. Pratique tocando uma nota e mantendo-a por mais tempo que você puder, tento o cuidado de não ficar tonto. Também pratique inspirando tanto quanto você possa ... segure ... agora inspire um pouco mais, e um pouco mais. Pratique inspirando e expirando tão rápido quanto você consiga - pense em um cachorro ofegante.

    * Tocar na primeira posição ("straight harp")

Muitas tradicionais canções de acampamento são fáceis para iniciantes, como "Oh Susanna", "Red River Valley", "Clementine", etc. Essas são normalmente tocadas de ouvido e usam a 1ª posição, onde o tom da música é o mesmo tom da gaita. A oitava média é freqüentemente usada, onde uma escala diatônica completa está disponível sem requerer nenhum bend.

    * Cordas e ritmos Rhythms

A gaita deixa você tocar acordes tanto quanto notas simples, e os acordes são mais fáceis de fazer do que notas simples. Os acordes podem ser usados como acompanhamentos. A embocadura de bloqueio de língua é normalmente usado uma vez que o acorde pode ser tocado e então bloqueado para produzir notas simples. Acordes ruidosos podem fazer uso dos modelos de respiração rítmica.

    * Únicas notas

O furo 2 aspirado é freqüentemente problemático para os iniciantes, e algumas vezes o furo 1 aspirado também. Muitos iniciantes pensam que há algo de errado com a gaita, porque essas notas não tocam. A razão usual é uma condição de "pré-bend" onde a forma da boca/trato vocal causa uma redução do tom da nota. O iniciante deve concentrar na forma da boca e fazer um "eeeeee" som

    * Usando as mãos

Envolver a gaita com as mão em forma de cúpula, e abrir e fechar as mãos e os dedos é uma forma comum e tradicional para obter o som característico da gaita chamado "wah-wah".

    * Harmônicas de todos os tons

A gaita diatônica vem em todos os diferente tons. O normal? da gaita do grave ao agudo é G até F# , mas tons repetidos incluem G agudo e F grave. Os 3 tons mais comuns são A, C e D, porém é mais fácil comprar uma em tom C, pelo custo reduzido.

    * Articulações

A língua pode ser usada para iniciar ou atacar notas diferentemente, as quais mudam o colorido das notas e adicionam um variedade de som à gaita. Essas articulações podem ser associadas com várias sílabas faladas, como dizendo "ta" ou "ka" ou "da" ou "ha" ou "ga", etc. Articulações também podem ser feitas pelo suave deslizar do lábio superior para fora da gaita e recolocando-o em um tipo de beijo a moda da gaita. Articulações são mais fáceis utilizando a embocadura de bico, mas pode ser feitas também usando o bloqueio de língua.

    * Shakes

Um balanço é a rápida alternância entre dois furos adjacentes. Os balanços são similares aos trinados, mas os intervalos são maiores que 1/2 tom. Balanços são normalmente feitos balançando a cabeça de um lado para outro, mas também pode ser feito movendo a gaita, ou combinando os dois movimentos. Balanços mais sofisticados podem incluir bends.

2nd posição ( "cross harp")

2ª posição é a mais comumente usada para tocar blues, rock e country. A escala para a 2ª posição é 2 tons e meio mais alta que o tom natural da gaita. Por exemplo, para a gaita no tom de C, toca-se no tom de G. A 2ª posição começa no 2 furo aspirado e usa mais notas aspiradas, especialmente na 1ª oitava da gaita. As notas aspiradas possibilitam mais bends e vibratos expressivos do que notas sopradas.

    * Draw Bends as ornaments

Quando iniciantes começam a fazer os bends aspirados, os quais estão disponíveis nos furos 1-6, eles são inicialmente rápidos nas mudanças da nota natural, com um rápido bemolizar da nota continuamente dobrando um pouco e então retornando à nota primária. Em outras palavras, os bends não são usados como notas propriamente. As notas são dobradas, mas o tocador não tem controle sobre a profundidade e a duração da nota.

    * Dip bend

Um dip bend é um rápido deslizar bend na nota a ser tocada. Esta técnica é freqüentemente usada para enfeitar notas, especialmente em notas aspiradas. Ele é feito inicialmente atacando o furo com um bend, então gradualmente deslizado do bend para a nota final. Ou, menos freqüentemente, o furo pode ser começado sem bend, e um gradual bend pode ser usado para deslizar para a nota com bend.

    * Glissando

Um glissando é uma seqüência de notas tocadas em rápida sucessão que finaliza na primeira nota tocada. Toque uma nota simples e então deslize a gaita pela sua boca ... isso é essencialmente um glissando. As notas no glissando não são individualmente articuladas, mas tocadas com um movimento contínuo. Um "ripper" glissando é essencialmente uma articulação da nota final.

    * Diafragma Trêmulo

Trêmulo de diafragma é uma distinção do vibrato de garganta, e como o nome indica, enfatiza o diafragma ao invés da garganta, embora cada um seja usado em um certo grau. O Trêmulo é caracterizado pela oscilação do volume em oposição à variação de tom do Vibrato. Porém, quando usando vibrato em um bend, o diafragma é usado para suavemente adicionar o trêmulo, o tom irá variar devido à mudança de pressão. Trêmulo de diafragma é basicamente obtido pela repetição de "ha ha ha ha" como se você fizesse o som de um sorriso. O exemplo é algo exagerado apenas para que você possa ouvi-lo facilmente.

    * Draw Bends para produção de notas

Full bends  - Intermediate Bends Alterações das notas aspiradas são também chamados bends que alteram o tom natural da nota para uma diferente utilização do tom. A palavra "bend" (dobrar, flexionar), implica uma contínua mudança, mas os bends na gaita não precisam derivar de outras notas - em outras palavras, um bend como uma nota alterada pode ser tocado separadamente de outras notas, e a nota natural não precisa ser tocada. Bends apirados nos furos 2 e 3 tem uma extensão maior que um simples meio-tom (semi-tom), enquanto aspirados bends nos furos 1, 4, e 6 tem um semi-tom de extensão. Os bends tendem a alterar mais facilmente para o extremo da extensão, chamado full bend, e as notas entre a nota natural e a mais alterada nota são chamados bends intermediários, e são mais difíceis de conseguir controlar, e manter no tom do que bends normais.

    * Blow Bends para produzir notas

Os furos 8 e 9 tem um bend soprado de meio-tom, enquanto o furo 10 tem um bend de 1 tom de extensão.

    * Fôlego e controle de ar

Conseguir controlar o ar para não perder o fôlego é um problema mesmo. Até hoje luto com isso. O grande problema é que não sabemos controlar o ar com o diafragma, o que seria o certo. Então, acontece que quando tocamos uma música cheia de notas aspiradas, lotamos o pulmão de ar e somos forçados a dar "um basta" e soprar tudo pra fora. Eu nunca exercitei meu fôlego ou controle de ar, e naturalmente já consegui um razoável que me permite tocar praticamente qualquer música. Mas um exercício que todos recomendam é pegar um orifício como o 4 por exemplo e soprar o máximo que conseguir e logo depois aspirar o máximo. Vá fazendo isso e contando o tempo.Eu já tentei, melhora um pouco, vale a pena tentar


Jefferson Gonçalves Jefferson Gonçalves jefferson@jeffersongoncalves.com

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