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Capítulo 17: As diferentes posições da Gaita Diatônica

Embora a Gaita Diatônica seja originalmente desenhada para ser tocada numa tonalidade maior do acorde de sopro (ex: Gaita C / base C), é possível em outras tonalidades na mesma Gaita.

Os Gaitistas geralmente se referem a estas escalas como posições. Teoricamente há doze delas, uma para cada nota da escala de doze tons (escala cromática).

Mas as mais usadas são :

1ª posição - Straight Harp

Na primeira posição você tocará na tonalidade do acorde de sopro (Gaita C / base C).

Esta posição é bastante usada para tocar músicas Folk, porque simples melodias podem ser combinadas com acordes, fazendo assim um efeito de solo e acompanhamento chamado de vamping.

Para se tocar Blues na primeira posição é necessária a aplicação da técnica de bend aspirado na região grave, principalmente nos orifícios 1, 2 e 3 e também bend soprado na região aguda, nos orifícios 8, 9 e 10.

Tônicas da primeira posição - 1s, 4s, 7s, 10s

2ª posição - Cross Harp

Pelo menos noventa por cento das melodias de Blues, Rock e Country são executadas na segunda posição. Esta posição é o modelo padrão para tocar Blues e tem que ser dominada por qualquer pessoa que esteja interessada em conseguir um típico som Blusístico.

 Para facilitar o aprendizado, recomendo memorizar o seguinte exercício:

2a 3a 4s 4a 5s 6s 6a 7a 8a 8s 9s

As notas em negrito são as tônicas desta posição.

 Tente usá-lo em algumas bases de música, lembre se que nesta posição vc toca relativo ao V grau da sua gaita ou seja, gaita C / base G.

 Memorize o exercicio e crie novas idéias mudando ritmo , acentuação, melodia e disposição das notas, fazendo assim um improviso simples. Dessa forma, você estará criando algumas idéias e principalmente memorizando as notas básicas da segunda posição, quando for passado a técnica de bend vai ficar mais fácil de vc improvisar já tendo as notas básicas memorizadas.

 

Primeira posição (Straight Harp)

Exemplo: Gaita C / base C

Tônicas: 1s, 4s, 7s, 10s = I Grau da Gaita

 

Como foi dito anteriormente, para tocar Blues em primeira posição é necessário usar a técnica de Bend aspirado na região grave, principalmente nos orifícios 1, 2 e 3 e também na região aguda (bend soprado), nos orifícios 8, 9 e 10.

Por esta posição ser muito restrita em acordes, muitos gaitistas usam esta posição tocando basicamente a escala de C maior em toda a progressão. Também usam clichês com bends nas regiões graves e agudas.

Outra maneira também usada é tocar a escala de C maior no acorde fundamental e usar as tônicas do acorde subdominante que estão localizadas nos orifícios 2(Ab), 5(A), 9(A) e no acorde dominante usar a escala maior de G.

Desde modo você poderá "andar" junto com a harmônia, mas mesmo assim ficará bastante restrito.

Segunda posição (Cross Harp)

Exemplo: Gaita C / Base G

Tônicas: 2a, 6s,  9s = V Grau da Gaita.

Esta posição e padrão para tocar blues, mas para isso e necessário ter o dominio básico do Bend, de modo que você possa produzir as notas ausentes da escala de G e outras notas úteis.

exemplos:

Notas ausentes: 3 menor ( Bb ) = 3 Ab

5 bemol ( Db ) = 4 Ab

Notas úteis: A = 3 Ab*

F = 2 Ab*

Três importantes escalas são indispensáveis para se improvisar na segunda posição:

Escala clássica de Blues

Notas : G Bb C C# D F

Escala Mixolydian

Notas : G A B C D E F

Escala Pentatônica Maior

G A B D E G

Na prática, essas escalas são livremente misturadas.

Muitos efeitos típicos do blues, como os Trinados, Notas dobradas, etc., podem ser melhor realizados nesta posição.

Atenção : Os exemplos estão sendo feitos em uma gaita afinada em C, estas notas são exclusivamente desta tonalidade.


Jefferson Gonçalves Jefferson Gonçalves jefferson@jeffersongoncalves.com

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