Cifra Club

Curso online de gaita

Capítulo 18: Notas com Bend (Bend Notes)

Em meados de 1900, um gaitista desconhecido fez uma descoberta extraordinária: mudando a forma do interior da boca, ele descobriu ser capaz de alterar a corrente de ar. Essa alteração, quando tocava certas notas, abaixava o diapasão delas, produzindo até três semitons abaixo do seu nível normal. Ele descobriu o que chamamos de bend.

Nosso pioneiro deve ter notado rapidamente que alguns orifícios produziam as bend notes aspiradas e outros somente as sopradas. Descobriu também que outros orifícios repetiam algumas notas já existentes na gaita através do bend, mas isto tem uma explicação:

A técnica de bend só pode ser aplicada em notas que tenham no mínimo um tom de diferença entre a nota soprada e aspirada. Sendo assim, temos o seguinte:

- Bend aspirado nos orifícios 1,2,3,4 e 6

- Bend soprado nos orifícios 8,9 e 10.

 
Nos orifícios 5 e 7 quando aplicamos o bend, produzimos notas que já temos na gaita somente aspirando e soprando, acho desnecessário aplicar o bend nesses orifícios, pois neles se encontram os intervalos de semi-tom natural que estão localizados entre os graus III - IV e VII - VIII do modo maior, como vimos no capitulo "Teoria musical básica".

Sendo assim quando aplicamos o bend aspirado no orifício 5 produzimos a mesma nota já existente no mesmo orifício soprado, o mesmo vale para o orifício 7, só que o bend aplicado é o soprado e a nota existente é aspirada.

Neste ponto, imagino que muitos leitores estão dizendo: "Entendi tudo, mas como realmente se faz esse tal de bend?"

Realmente é muito difícil de se explicar essa técnica, mas farei o possível para deixar bem claro como se obter o bend. Por isso, aconselho o leitor a seguir as seguintes instruções:

 
- A primeira e mais importante exigência para se aprender esta técnica é ter uma boa entonação nas notas básicas, principalmente na região grave.

- Procure não ter nenhuma perda de ar. Quando sopramos e aspiramos, a língua se mantem relaxada. Observe as figuras abaixo:

Figura 1:




Figura 2:




Esta posição permite que a corrente de ar flua livremente através da gaita passando pela boca , garganta e pulmões. Lembre - se , não deixe o ar escapar pelo nariz, pois isso produzirá um som fraco e você fatalmente ficará sem fôlego muito rápido, principalmente quando aplicar o bend.

Para sanar o vazamento pelo nariz:

- use o difragma para respirar.

- Tape com os dedos o nariz enquanto você sopra e aspira, tente no orifício 2 , pois caso esteja respirando errado ele saíra com um bend involuntário e com o som baixo e você ficará sem fôlego. Tapando o nariz você notará uma grande mudança , seu som saíra mais forte , claro , sem o bend involuntário, com um timbre limpo e o mais importante , você não ficará sem fôlego.

- Pratique até obter este som forte sem vazamentos e completamente limpo, livre de qualquer ruído em todos os orificios da gaita depois tente aplicar os bends.


Jefferson Gonçalves Jefferson Gonçalves jefferson@jeffersongoncalves.com

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK