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Piano

por Junior Jr • 17.663 visitas desde 23/02/07

 

Como adquirir  um bom Piano ...

 

      No mundo existem mais de 5 mil marcas de Pianos,de todas as nacionalidades.Dentre esses os que mais sobressaem pelas suas qualidades são os Pianos alemães e ingleses e alguns de origem americana .Diferenciam-se dos demais pela qualidade dos materiais empregados na sua construção tal como a utilização de um encordoamento com aço  europeu .        Quanto ao móvel implica diretamente na sonoridade do instrumento sendo que  nos pianos alemães e ingleses a escolha da madeira era feita de forma bastante criteriosa utilizando-se madeira de lei e madeiras nobres tais como carvalho ,pinho de riga,jacarandá africano ,pera cozida,nogueira ,resultando assim num conjunto que proporciona não só a beleza do móvel mas como também a inigualável qualidade de som .Quanto à mecânica , que é a  alma  do piano ,empregava-se materiais de primeiríssima qualidade.Um bom piano deve ter cordas cruzadas pois , só assim , consegue-se que as cordas sejam mais longas .,importante também é verificar-se se o piano tem por trás do encordoamento uma placa de ferro fundido tomando toda sua extensão traseira para que as cravelhas ,importantíssimas na afinação permaneçam sempre fixadas de maneira firme e alinhada,não permitindo que as mesmas cedam sob a pressão exercida pelas cordas ,as quais na sua totalidade somam uma tensão total em torno de mais ou menos 4 toneladas.Assim sendo deve-se evitar a aquisição de pianos que possuam cordas retas e perpendiculares e que não disponham da referida placa de ferro .Deve-se olhar com atenção as cravelhas devem estar perfeitamente alinhadas quanto a sua profundidade que deve manter ,cada qual delas , à corda afastada da placa de ferro no mínimo dois milímetros,sendo que se as cordas estiverem encostando na mencionada placa isso significa que o cravelhamento não aceitará novas afinações e ou não sustentará afinação .O mito de que um bom piano deva ter 3 pedais não é verdadeiro ., existem pianos que dispõe de apenas dois pedais e nem por isso interferem na excelencia de sua qualidade pelo simples fato de que um terceiro pedal serve apenas para  abafar o som para quando o pianista estiver em estudo ou ensaiando alguma musica  ,evitando incomodar  moradores próximos dos mesmos.Detalhes importantíssimos  é que  um bom piano deve ser examinado ,quanto ao seu móvel para verificar se não está ou foi ,em qualquer tempo atacado por cupins  ou brocas.Também deve  verificar  se as cordas   estão ou não  enferrujadas,pois é muito comum ,pianos que permaneceram em regiões litorâneas estarem com as cordas totalmente comprometidas pela ação da  maresia  e  até estarem quebradiças na sua base inferior corroidas por xixi de camodongos ou ratazanas.Deve -se  verificar se o piano está  com muitas notas desafinadas que  nos  indica  um comprometimento sério em relaçao as cravelhas e ao cepo (VIGA DE MADEIRA INTERNA )onde são fixadas as cravelhas.Nesse caso trata-se de um piano quase   que totalmente condenado ,pois apenas um bom luthier poderá desmontá-lo para substituição do referido cepo ,e tal serviço na maioria das vezes ,não fica perfeito .Importante é uma verificação minuciosa e visual quanto à placa de ferro fundido para constatar a existencia de trincas ou fissuras ,problema esse que também compromete e condena um piano de qualquer procedencia.Todas essas informações são importantíssimas na  aquisição seja de um piano vertical (comumente chamado piano de armário)como também em pianos de cauda.Quanto aos pianos de cauda existem  4 tamanhos na seguinte ordem : Crapô  ,que é a menor das caudas,1/4 de cauda ,meia e cauda inteira .Quanto maior o tamanho da cauda ,melhor sua sonoridade ,pelo comprimento das cordas.Devem ser evitados os pianos de cauda  de cordas retas.Os músicos mais exigentes  preferem os pianos que dispõe de um teclado com 88 notas ,pois isso lhes proporciona as notas agudíssimas ,porém os pianos com 85 notas não se desmerecem quanto à qualidade de som .Só os virtuoses  que fazem questão de 3 notas a mais

 

       Os Pianos mais antigos  tinham as teclas recobertas  em marfim ,apenas por uma questão estética e de durabilidade,sendo que esse fator  em nada interfere na qualidade geral do piano .Ficaram proibidas a utilização do marfim para esta finalidade em uma convenção ,na Suiça no que tange a preservação do animal que fornecia esta matéria prima,ou seja ,a presa dos elefantes.Nos pianos construidos atualmente ,com raras excessões os materiais utilizados não são de tão boa qualidade utilizando-se madeiras comuns , compensados e até aglomerados,alguns até tem suas marteleiras elaboradas com material plástico diferentes dos antigos nos quais eram utilizados ,jacarandá ou pinho de riga,tudo isso em detrimento não só da qualidade do móvel como também do som .É bom lembrar ,quando tratar-se de bons pianos e de boas marcas .

 


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