A Era de Ouro: o filme que todo amante de música precisa ver
Conheça a história por trás da gravadora Casablanca Records e saiba tudo o que é preciso para assistir ao mais novo lançamento dos cinemas: A Era de Ouro!
Se você é amante de música, independentemente do estilo, certamente já ouviu falar da era de ouro e de artistas como The Village People, Donna Summer e Kiss. Mas o que eles têm em comum? Fizeram parte da Casablanca Records, gravadora independente de grande sucesso, responsável pelo lançamento de grandes nomes.
Pensando nisso, o filme A Era de Ouro retrata não apenas o lançamento e a fama de vários cantores, mas a história por trás de seu fundador. Assim, distribuído pela Paris Filmes, o longa conta a trajetória de Neil Bogart, desde o sonho até o sucesso da label.
Já viu que não dá para perder, né? Acompanhe o artigo para saber mais sobre o lançamento, os artistas e a relevância do filme para a indústria da música.
A Era de Ouro: como a Casablanca Records mudou a música?
Antes de tudo, A Era de Ouro é uma espécie de cinebiografia do fundador da gravadora, Neil Bogart, e como ele transformou a indústria. Após sair da Buddah Records, Neil decidiu fundar sua própria gravadora, convencendo a Warner Bros. a financiar sua ideia.
Como resultado, a primeira contratação da nova label seria nada mais nada menos, do que a banda Kiss. Apesar do talento das contratações, a Warner, incerta sobre o sucesso e a ousadia das produções, cedeu a Neil a propriedade do selo, tornando-o independente.
Agora sem os mesmos recursos, foi com o álbum Alive! (1975), do Kiss, que a Casablanca resgatou suas forças e finanças para seguir. O álbum também mudaria o curso da produção de discos ao vivo pelo mundo. A partir daí, eles não pararam mais.
A Casablanca Records acabou se tornando um sucesso, impactando o cenário dance, com Donna Summer e Cher presentes em seu elenco. Além disso, eles fariam história ao lado de Village People, Kiss e Bill Withers.
Nos dias atuais, a gravadora já contou grandes nomes do eletrônico, como o brasileiro Alok e o DJ Tiesto.
Nesse sentido, a trama se passa nos anos 70 e mistura a história de Neil à de vários artistas, desde a descoberta até a ascensão. Dá só uma conferida no trailer:
O filme tem data de estreia para 10 de agosto nas telas dos cinemas brasileiros.
O legado da Casablanca Records
Agora que você conferiu o trailer e sabe mais sobre o contexto do surgimento da Casablanca Records, é hora de conhecer o seu legado. E nada melhor para entender o impacto do que conhecer a história dos principais nomes do elenco e como eles mudariam a música para sempre.
Kiss
A banda que mudou o conceito de música como espetáculo e influenciou do gélido black metal norueguês ao ensolarado pop bubble gum. Nesse sentido, eles ficaram mundialmente famosos não apenas por suas maquiagens e pirotecnias no palco, mas pela série de hits. Afinal, quem nunca ouviu Rock and Roll All Nite e I Was Made For Lovin’ You?
Donna Summer
Coroada como Rainha do Disco Music e da Dance Music, Donna Summer era compositora e pianista, além de considerada uma das melhores cantoras mundiais. Assim, com seu estilo disco e dance music, vendeu mais de 200 milhões de álbuns, ocupando o topo das paradas e conquistando diversos Grammys.
Parliament
Liderada por George Clinton, a banda Parliament inovou no funk rock, misturando elementos do soul e da psicodelia. Apesar das diferentes formações ao longo da trajetória, eles emplacaram as paradas de R&B várias vezes, especialmente com Flash Light e Aqua Boogie.
Village People
Quem nunca dançou Y.M.C.A. que atire a primeira pedra! Famoso por seus figurinos inusitados e letras sugestivas, o Village People fez sucesso com demais hits, como Macho Man. Além das canções, o legado do grupo ficou registrado no filme “Can’t Stop the Music”, de 81.
Bill Withers
William Harrison Withers, Jr., ou Bill Withers para o público, era cantor e compositor de blues e soul durante a era de ouro. Como resultado de seu talento, ganhou Grammys, teve sua vida retratada no documentário Still Bill e integrou o Rock and Roll Hall of Fame.
Bill teve um de seus sucessos regravados por Michael Jackson, a doce Ain’t No Sunshine. Além do rei do pop, outros artistas, como Mick Jagger, Barbra Streisand, Paul McCartney e Aretha Franklin, entoaram suas canções.
Gladys Knight
Gladys Knight também brilhou ao som de soul e R&B na era de ouro. Junto à banda Gladys Knight & the Pips, fez sucesso durante os anos 70, permanecendo em atividade até hoje. Além das premiações e homenagens, a artista é conhecida como A Imperatriz do Soul. Aaliyah, sua sobrinha, seguiu seus passos e ajudou a redefinir o R&B contemporâneo.
The Isley Brothers
Por fim, o trio americano The Isley Brothers construiu uma das carreiras mais sólidas dentro do soul e R&B, mantendo sua atividade até hoje. Durante sua trajetória, eles conquistaram discos de ouro, platina e multiplatina, além de receberem homenagem em musicais. O grupo também faz parte do Vocal Group Hall of Fame.
Agora que você já sabe um pouco da trajetória de alguns dos artistas da Casablanca Records, está na hora de se preparar para ver o filme. Além de ouvir todas as músicas, para chegar preparado para sessão, é preciso:
- Anotar na agenda a data de estreia: 10 de Agosto de 2023 – não vá perder, hein?
- Compartilhar este texto com os seus melhores amigos: afinal, quanto mais pessoas souberem, mais companhias você terá para o cinema!
Logo, encaminhe este texto para quem curte música e mergulhe de volta aos anos 70 conosco!
Laryssa Costa
Jornalista, também graduada em Letras e com especialização em Música e Negócios. Amante e pesquisadora da música, viciada em shows e biografias. Escreve para o Cifra Club desde junho de 2021.