Cifra Club

Acessórios para violão: quais são os relevantes?

Os acessórios para violão são indispensáveis para o músico. Acontece, porém, que nem todos têm essa checklist pronta, sobretudo quem está no nível iniciante.

Mulher tocando violão, sentada na grama e usando capotraste
Consegue identificar algum acessório para violão na foto acima? (Foto/PxHere)

Pensando nisso, resolvemos fazer um guia completinho com os itens indispensáveis para o dia a dia do violonista.

Além de elencarmos cada um dos principais acessórios, daremos também sempre que possível dicas de alternativas improvisadas para você fazer sua versão DIY das peças.

Acompanhe!

O que é um metrônomo e para que serve?

Tocar no tempo é uma habilidade muito importante para o músico. Sessões de estúdio e práticas de banda, especialmente, demandam que você tenha uma noção rítmica sólida.

Para conseguir isso, o metrônomo é o seu maior aliado. Se você não está ainda familiarizado com essa ferramenta, saiba que esse é o dispositivo que produz batidas em uma pulsação estável. Esses sons são medidos em batidas por minuto, ou BPM.

Metrônomo analógico está entre os acessórios para músicos mais importantes
Ainda que analógico, o metrônomo continua sendo um dos acessórios para violão mais importantes (Foto/Pexels)

Dessa forma, o metrônomo serve para treinar sua percepção rítmica. Baseando-se nas batidas do aparelho você pode treinar escalas, troca de acordes ou até mesmo tocar músicas inteiras.

Isso com o propósito de sempre fazer dessa prática um exercício de precisão cujo objetivo é uma execução cada vez mais limpa. Assim sendo, com o tempo e a prática, você terá palhetadas, dedilhados e batidas cada vez mais precisas.

Baixe aplicativo de metrônomo do Cifra Club!

Nós aqui do Cifra Club oferecemos a você um metrônomo digital gratuito para instalar em seu celular, iOS e Android.

Trata-se de uma ferramenta completinha, com função tap tempo, diferentes opções de sons para as batidas e parâmetros configuráveis de fórmula de compasso.

Ah, não se esqueça de conferir algumas dicas de como usar o metrônomo.

Como saber o tempo de uma música no metrônomo?

Nem todos os discos que ouvimos foram gravados com metrônomo, especialmente os trabalhos em que a banda foi captada com os músicos tocando juntos (ao vivo no estúdio). Nesses casos, o BPM da gravação varia em alguns pontos de acordo com o flow e o feeling da performance

O metrônomo do CIfra Club é um dos acessórios para violão gratuitos
O metrônomo do CIfra Club é um acessório gratuito, intuitivo e eficiente (Imagem/Divulgação)

No entanto, em todo caso, é possível calcular o BPM aproximado das canções. O jeito mais fácil de fazer isso é usando a ferramenta tap tempo do nosso app metrônomo

Para isso, é só ouvir a música em questão e batucar na tela do seu smartphone reproduzindo o ritmo da canção

Grande parte da música ocidental é escrita no compasso 4/4, por isso, na maioria dos casos, você não precisará se preocupar com a fórmula de compasso

Mas, caso a pulsação em 4/4 do metrônomo não esteja encaixando direito com o ritmo da música, pesquise a fórmula de compasso da canção pela internet e configure o metrônomo com este parâmetro.

Para que serve o capotraste?

O capotraste é uma peça que funciona para você mudar a tonalidade de uma música tocando as mesmas formas de acordes.

Por exemplo, o acorde de mi maior (aberto) com o capotraste na primeira casa fica meio tom acima, soando como fá maior. E assim sucessivamente.

Violão com capotraste, um dos acessórios para violão que todo músico precisa ter
O capotraste é um dos acessórios para violão que são indispensáveis (Foto/Internet)

Isso é superlegal porque além de alterar a tonalidade, você tem um range maior de timbres no seu violão. Já que quanto mais você anda na escala com o capotraste, seu violão vai ficando com o som mais agudo.

Um bom exemplo de uso do capotraste é a canção Here comes the sun, dos Beatles. Repare como o timbre do violão de aço fica diferente com o uso do capo na sétima casa.

Quando o usar o capotraste?

Se você canta e toca o capo será seu melhor amigo na hora de transpor músicas para o seu tom de voz. Isso possibilita, por exemplo, que execute o arranjo original da música, com os mesmos shapes de acordes, mas em um tom que fique confortável para você cantar.

Violão branco com capotraste, na segunda casa
O capotraste é um acessório que proporciona mudanças de tonalidades no violão (Foto/Pexels)

Há também, é claro, os casos em que as canções foram já compostas e pensadas para o uso do capotraste (como a música dos Beatles que mencionamos). Sendo assim, essas músicas podem soar muito diferentes do arranjo original se você as executa sem a ferramenta.

Capotraste caseiro: como fazer?

A forma mais “clássica” de se fazer um capo DIY é usando um simples cadarço de sapato (ou uma cordinha) e um lápis (ou uma caneta). É sério: com itens que todo mundo tem em casa, é possível fazer um dos acessórios de violão mais úteis.

Capotraste caseiro, feito com caneta e uma cordinha
Com objetos usados no cotidiano, você consegue improvisar um capotraste (Foto/Internet)

Desse modo, basta amarrar o cordão em uma das pontas do lápis, posicionando-o próximo do traste que você quer. Agora é só amarrar a outra ponta de forma a prender as cordas naquela casa.

Pode ser uma bela gambiarra, mas… vá lá! Não é que funciona bem!?

Afinador: o mais importante dos acessórios para violão

O afinador é item obrigatório, acredite! Principalmente para quem está começando a tocar. 

Sabe por quê? Nessa fase, você precisa criar a memória auditiva acurada das notas em afinação padrão. Sendo assim, acostumar-se a tocar em um violão desafinado, pode prejudicar muito a sua percepção musical.

O afinador do Cifra Club é uma ferramenta essencial para quem toca violão, baixo ou guitarra (Imagem/Divulgação)

Há muitas opções de afinadores, seja em pedais ou daqueles de prender no headstock. Esses são realmente bastante úteis para se usar no palco e fazer a checagem da afinação.

Sem contar que a maioria dos preamps de violão já vêm com afinadores digitais embutidos. No entanto, o mais legal é pod er contar com essa ferramenta no seu bolso, sempre disponível onde você estiver.

Qual o melhor afinador de violão grátis

Com o aplicativo de afinador do Cifra Club, você tem um afinador cromático preciso, além de jogos interativos de treinamento da percepção musical. Baixe e confira!

Nossa ferramenta é gratuita e pode ser instalada tanto em celulares com sistema operacional Android, quanto iOS.

O que é um abafador para violão?

O abafador serve fundamentalmente para evitar microfonia quando você usa seu instrumento plugado. Trata-se de uma peça que geralmente é feita de material emborrachado e deve ser colocada na boca do violão.

O abafador evita micofonia e, por consequência, melhora o som do violão (Foto/Internet)

Certamente esse é um dos acessórios para violão que você já viu por aí!

Como funciona o abafador para violão

Tapando a  boca do instrumento, o abafador evita que a vibração dos sons em volume alto — sobretudo em situações de palco — reverbere na caixa de ressonância do violão. Isso evita a  retroalimentação de sinal no captador do instrumento.O que, por sua vez, evitará a tão odiada microfonia.

Assim, o abafador é necessário apenas em situações de palco, para evitar que o som dos amplificadores e P.A’s atrapalhem a captação elétrica do seu violão.

Como fazer um abafador para violão caseiro?

Caso goste da ideia de fazer você mesmo seus acessórios para violão usando outros materiais, não deixe de conferir as melhores gambiarras para músicos. Mas já que o papo aqui é sobre fazer o seu abafador caseiro, siga os seguintes passos:

  • Use uma folha de papel e coloque na região do bocal de seu violão.
  • Com o auxílio de alguma luminosidade, copie o contorno do bocal, desenhando o formato com uma caneta no papel.
  • Use o desenho como molde para recortar uma peça de EVA mais grossa.
  • Com um objeto cortante, marque um risco ao meio de toda a extensão da borda do EVA. Isso será necessário para o encaixe no bocal e para que o emborrachado se fixe ali, não caindo dentro do violão.

Claro que este método não possibilita um resultado tão bom quanto o que se consegue com um abafador “de verdade”. No entanto, dependendo da sua necessidade, pode ser uma forma criativa e útil (e barata) de amenizar o problema da microfonia.

O que é e para que serve o abafador de cordas

O abafador de cordas serve para deixar a execução de solos mais limpa. Isso porque ele abafa as cordas que não estão sendo tocadas, evitando que acidentalmente elas soem.

Violão com abafador de cordas, perto do headstock
Apesar de ser muito usado no baixo e guitarra, o bafador de cordas também serve para o violão (Imagem/Internet)

Por consequência, você tem uma execução de licks, solos e fraseados mais limpos.

Como fazer um abafador de cordas caseiro?

Relaxa, pois essa gambiarra é bem mais fácil do que a anterior! Desde um pano (como uma flanela ou uma bandana) até uma buchinha de cabelo pode servir nesse caso.

Basta que você prenda o pano ou a buchinha no início da escala (próximo à pestana) de forma não muito apertada (mas firme) e… voilà! Temos um abafador de corda improvisado e totalmente funcional.

Mais acessórios para violão

Claro que uma lista de compras de acessórios para violão pode não se resumir a somente estes itens. Você também provavelmente precisará de um hard case ou até mesmo uma bag mais simples para guardar e conservar o seu instrumento.

Close na mão de um homem tocando violão com palheta
A palheta é um acessório que não poderia ficar de fora desta lista (Foto/Freepik)

Sem contar o suporte, este pode ser tanto de chão quanto de parede, dependendo de sua preferência. Itens como enroladores de cordas, porta-palhetas e óleos especiais para limpeza das cordas também podem completar sua listinha.

Para que serve uma palheta?

A palheta serve para pinçar as cordas do instrumento. São feitas na grande maioria das vezes de plástico e têm diferentes formatos e espessuras. Sobretudo no tocante às espessuras, elas possibilitam uma variedade de timbres.

Ah, falando nisso, se liga nesta incrível aula em que nosso instrutor Gustavo Fofão demonstra diferentes abordagens para palhetas, unhas e dedeiras!

Como não poderia ser diferente, há formas para você mesmo fazer as suas palhetas. Há quem as faça com tampa de margarina, cartões de banco utilizados ou qualquer outro material plástico que tenha consistência semelhante às palhetas de verdade. Basta cortar o plástico no formato da palheta e está pronta a gambiarra!

Kit de limpeza: um dos acessórios para violão menos comentados por aí

A hidratação da escala, o polimento e a limpeza geral do instrumento são hábitos que precisam fazer parte da rotina do músico. Para isso, algumas marcas disponibilizam kits para limpar o violão.

Ferramentas simples como alguns óleos específicos para hidratação das madeiras, flanelas de microfibra e pastas para polimento dos trastes costumam integrar esses kits.

Para que serve o slide?

Por fim este que é o acessório mais incrível de todos: o slide. Com ele você pode praticamente transformar o seu violão em um dobro ou em um lap steel, ampliando as possibilidades timbrísticas de seu instrumento. Lembrando que o slide é convencionalmente usado com instrumentos de cordas de aço, ok?

Homem toca slide em violão com cordas de aço
O slide é um acessório muito presente nos estilos blues, country e rock (Foto/Internet)

O slide é uma barra de metal ou de vidro que você utiliza em um dos dedos da mão esquerda para deslizar por sobre os trastes da escala. Com isso, é possível linkar as notas em estilo bluesy. Para ficar fera no slide, não deixe de acompanhar mais esta aula exclusiva!

Ah, é claro que você pode usar a criatividade para improvisar um slide. Para isso, há quem utilize anéis, vidros de remédios ou outros materiais metálicos ou de vidro.

No entanto, nós aqui do Cifra não recomendamos essa prática, já que você pode acabar se machucando nessa empreitada, uma vez que esses são materiais cortantes.

Compartilhe essas dicas de acessórios para violão!

Esperamos mesmo que essas dicas tenham sido úteis para você montar o seu set up completinho com os principais acessórios para violão.

Caso tenha gostado deste conteúdo, não se esqueça de espalhar a palavra compartilhando o post com seus amigos que também estejam se aventurando nas seis cordas

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK