Cifra Club

7 acessórios para violão mais importantes

Descubra os melhores acessórios para violão, para que servem e como usar cada um!

Se você é amante do violão e quer explorar ao máximo o seu potencial, é importante estar por dentro dos principais acessórios para o instrumento. Isso porque os acessórios para violão são itens que podem parecer simples, mas que fazem uma grande diferença na sonoridade e na tocabilidade!

Mulher tocando violão com capotraste sentada na natureza
Há algumas ferramentas imprescindíveis para tirar um bom som nas seis cordas (Foto: Reprodução)

Pensando nisso, vamos te apresentar os acessórios mais importantes para violão e suas funções. Assim, você vai poder escolher os que melhor atendem às suas necessidades e aprender como usá-los.

Portanto, este artigo será útil tanto para quem quer aprender a tocar violão quanto para quem já tem uma certa prática, mas quer continuar avançando. Mas chega de enrolação e bora partir para as informações e dicas!

Quais são os acessórios para violão?

Além do instrumento, o violão conta com uma série de ferramentas que fazem toda a diferença na hora de tocar. Parte delas é bem barata para comprar, enquanto outras exigirão um investimento maior.

O fato é que todos eles são indispensáveis para você se tornar um violonista capaz de extrair todos os recursos do instrumento.

Assim, hoje vamos falar de:

  • Palheta
  • Afinador
  • Capotraste
  • Metrônomo
  • Slide
  • Abafador de violão
  • Kit de limpeza

1. Palheta

Ainda que várias músicas sejam tocadas com técnicas que usam apenas os dedos, muitas vezes será necessário o uso de palheta. Entre os estilos que mais usam esse acessório, estão rock, pop e sertanejo.

Usar a palheta para tocar violão pode parecer um pouco complicado no início, mas é possível se adaptar rapidinho (o jeito é tocar bastante com palheta).

Ademais, é importante escolher uma palheta que fique confortável na mão – para segurá-la com firmeza, mas sem força excessiva. Por isso, é necessário conhecer os tipos de palheta existentes antes de adquirir a sua.

Por fim, saiba que a ponta da palheta (parte mais fina) é a responsável por tocar as cordas.

2. Afinador

Outro acessório indispensável para violão é o afinador. A não ser que você tenha um ouvido absoluto e consiga identificar qual é cada nota sem o uso do aparelho, você vai precisar de um desses.

Em alguns modelos de instrumento, o próprio violão já vem com um embutido. Caso contrário, você terá que comprar um ou baixar um aplicativo no seu celular.

Se sua opção for comprar, há vários modelos. Eles vão desde aqueles que precisam estar conectados ao instrumento por um cabo até os que conseguem fazer a leitura apenas com o som ambiente. Seja qual for o modelo, todos vão te ajudar muito a deixar o som do violão perfeito.


Porém, o jeito mais fácil é baixar um aplicativo. Nesse sentido, a sua melhor opção é o afinador gratuito do Cifra Club, disponível para Android, iOS e na versão web! Com o nosso app, você poderá afinar seu violão de modo rápido e fácil.

3. Capotraste

O capotraste de violão é um acessório que se prende ao braço do instrumento e serve para subir a afinação do instrumento. Ele é utilizado para facilitar a montagem de acordes complicados de tocar na afinação padrão do violão.

O capotraste funciona como uma braçadeira, pressionando as cordas do instrumento contra os trastes do braço. Isso faz com que o comprimento das cordas seja reduzido, aumentando a tensão e fazendo com que soem mais agudas.

Com isso, é possível tocar em tonalidades mais altas sem precisar utilizar shapes super complexos ou ter que afinar as cordas.

Existem diferentes tipos de capotraste de violão, que variam em material, formato e mecanismo de fixação. Os principais tipos são:

  • Capotraste de mola: é o mais comum e funciona por meio de uma mola que se prende ao braço do violão e aperta as cordas. É fácil de usar e pode ser ajustado para diferentes afinações;

  • Capotraste de alavanca: tem um mecanismo de alavanca que permite fixar e soltar as cordas com maior precisão e rapidez. É mais indicado para músicos experientes, que precisam fazer mudanças frequentes de afinação.

4. Metrônomo

O metrônomo é o aparelho que marca os tempos de uma música. Ele é usado para ajudar a manter o ritmo e a velocidade. Dessa maneira, é uma ferramenta muito útil principalmente para quem está começando a tocar e tem problemas com o andamento das canções.

Há vários tipos de metrônomo, desde os antigos de pêndulo até os modernos eletrônicos. Esses últimos são mais práticos e portáteis, e ainda oferecem várias opções de ajuste de tempo e compasso.

Já os aplicativos de metrônomo para celular, são ainda mais práticos. Sendo assim, o app gratuito do metrônomo do Cifra Club vai te ajudar a não perder mais a dinâmica das músicas que você for tocar!

5. Slide

O slide para violão é um acessório em formato de tubo, usado para criar notas e efeitos diferentes quando deslizado nas cordas. Também chamado de bottleneck, ele pode ser usado em vários instrumentos de corda, como guitarra, banjo, entre outros.

Existem alguns tipos de slide para violão, sendo os principais:

  • Slide de metal: tipo mais comum e geralmente feito de latão ou aço inoxidável. Pode variar em tamanho e espessura, proporcionando diferentes timbres e efeitos sonoros.

  • Slide de vidro: utilizado em gêneros como blues e conhecido por produzir um som mais suave e “choroso”. Geralmente, é feito de vidro temperado (vidro de garrafas).

  • Slide de porcelana: menos comuns, mas conhecidos por produzir um som mais brilhante e agudo. Feitos, geralmente, de porcelana ou cerâmica.

O slide para violão é uma ferramenta indispensável para músicos que desejam explorar novas possibilidades sonoras nas seis cordas.

6. Abafador

O abafador de violão é um acessório utilizado para reduzir o som excessivo produzido pelas cordas do instrumento. Ele é colocado sob as cordas e age como um “amortecedor”, reduzindo a ressonância das cordas e diminuindo a intensidade do som produzido.

De forma simples, ao rebater na caixa de ressonância, ele faz com que o som produzido não faça com que eles vibrem de novo. Assim, o som que sai é apenas aquele que você, de fato, fez soar. Com isso, é possível ter uma sonoridade mais clara e sem ruídos.

Existem vários tipos de abafadores de violão disponíveis no mercado, sendo o mais comum o abafador de borracha. Ele deve ser encaixado na boca do violão. Mas, para não causar nenhum dano à pintura, é recomendável que você afrouxe as cordas antes de colocá-lo.

7. Kit de limpeza

Um kit de limpeza é, sem dúvida, um dos acessórios de violão mais importantes. Isso porque é com ele que você conseguirá preservar seu instrumento.

Fazendo a manutenção da forma correta, com os produtos certos, além da estética, você também conseguirá manter boa sonoridade do seu violão durante muitos anos.

Entre os principais produtos do kit de limpeza estão os cremes de polimento e o spray para limpeza. Mas atente-se, pois é necessário usar produtos que tenham sido feitos especialmente para essa finalidade.

Portanto, nada de usar óleo de peroba, cera de carro, álcool e produtos para a limpeza de casa. Você também não deve usar palha de aço, lixas e buchas, por exemplo.

Sobre a periodicidade da limpeza, o ideal é fazer sempre após o uso e quando voltar de viagens. Ou seja, quando acabar de tocar, faça aquela limpeza caprichada e, depois, guarde o instrumento. O mesmo vale para quando chegar em casa após uma viagem em que o violão ficou exposto à ação do tempo.

Como evoluir no violão?

Agora que você já está por dentro dos principais acessórios de violão, que tal investir no seu aprendizado musical? Nesse sentido, acesse o curso de violão do Cifra Club Academy e conheça a nossa plataforma de ensino de música online!

Você vai poder treinar suas habilidades no instrumento com instrutores super capacitados, seguindo uma metodologia especial, que é focada em acelerar seu progresso musical.

E não é só isso! A assinatura do Cifra Club Academy traz muitos outros benefícios. Olha só:

  • Materiais de apoio para turbinar ainda mais seus estudos;
  • Flexibilidade para assistir às aulas onde e quando quiser – basta ter acesso à internet;
  • Lives exclusivas para tirar todas as suas dúvidas;
  • Canal exclusivo no Telegram para ficar sempre atualizado e também tirar dúvidas;
  • Acesso ilimitado a todos os cursos da plataforma (são mais de 10!) com apenas uma assinatura;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro, com recursos incríveis!

Então, tá esperando o que para dar aquele gás nos estudos no violão?

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK