Alavanca de guitarra: o que é e como usar
Aprenda tudo sobre alavanca de guitarra e amplie seus horizontes sonoros no instrumento!
Fala, futuro mestre das cordas! Se existe um instrumento musical que pode assumir diferentes personalidades com desenvoltura, é a guitarra elétrica. Dessa forma, um dos recursos mais explorados para obter sons criativos é o whammy bar, ou seja, a alavanca de guitarra.
Embora seja muito utilizado por guitarristas modernos, o recurso é bem antigo, com quase um século de idade. Obviamente, a alavanca evoluiu com o tempo, tornando-se mais tecnológica e ampliando as possibilidades musicais ao tocar guitarra. Hoje, vamos explicar esse assunto em detalhes para você!
Então, se você quer saber o que é e para que serve a alavanca da guitarra, continue com a gente!
O que é a alavanca da guitarra?
A alavanca de guitarra nada mais é do que um dispositivo acoplado à ponte cuja função é alterar a afinação das cordas. Assim, trata-se de uma haste de metal que, ao movimentar a ponte, afrouxa ou aperta todas as cordas de uma só vez. Dessa forma, a alavanca é capaz de gerar efeitos sonoros muito interessantes, dos sutis aos mais insanos.
A alavanca é chamada de muitas maneiras diferentes pelos guitarristas ao redor do mundo: whammy bar, vibrato, tremolo, wiggle stick e trem arm.
Da mesma forma que existem várias pontes de guitarra, há diversos tipos de alavanca. Em outras palavras, o acessório pode apresentar formas e mecanismos diferentes, mas a essência é sempre a mesma.
A primeira alavanca da história foi a Vibrola, de Doc Kauffman, que surgiu por volta da década de 1930 em guitarras archtop e lap steel.
Mais tarde, nasceu a estilosa Bigsby, presente em várias guitarras até os dias de hoje. A ponte Tremolo projetada pela Fender também apresenta uma alavanca muito popular ainda na atualidade.
Com o avanço da tecnologia, as alavancas de guitarra ficaram mais rebuscadas e modernas, como provaram as empresas Floyd Rose e Kahler, por exemplo.
Ao mesmo tempo, algumas companhias aperfeiçoaram conceitos tradicionais para criar mecanismos mais práticos e fáceis de instalar — é o caso da alavanca Duesenberg Les Trem.
Para que serve a alavanca da guitarra?
Ok, mas o que a alavanca faz na guitarra? Acima de tudo, o dispositivo aumenta as possibilidades de expressão do guitarrista. Assim como um bend altera a afinação de uma nota, a alavanca pode mudar o tom de todas as cordas de uma só vez.
Alguns modelos permitem apenas baixar a afinação, enquanto outros também sobem. Seja como for, a alavanca abre um mundo sonoro amplo e criativo.
Por exemplo, os guitarristas mais tradicionais gostam de usar o acessório para fazer vibratos suaves e elegantes em acordes. Outros mais ousados curtem explorar o recurso em solos, executando “mergulhos” profundos e barulhos inusitados.
Como usar a alavanca da guitarra?
É muito fácil usar a alavanca para guitarra. Uma vez que a haste esteja presa à ponte, basta empurrar a ponta do acessório na direção do corpo do instrumento.
Esse movimento pode ser lento ou rápido, sempre respeitando a proposta da ponte em questão. Conforme mencionamos, alguns sistemas também permitem puxar a alavanca na direção contrária.
Observar músicos renomados é uma ótima forma de aprender a usar o whammy bar. Definitivamente, Jeff Beck é um dos nomes mais lembrados quando o assunto é a alavanca da guitarra.
O saudoso guitarrista dominava o recurso como ninguém, como você pode conferir na belíssima música Cause We’ve Ended As Lovers:
Por outro lado, podemos citar Steve Vai como um guitarrista que levou a técnica de alavanca de guitarra ao extremo. A seguir, repare como o músico usa e abusa do acessório na faixa Bad Horsie:
Como colocar a alavanca da guitarra?
A alavanca de guitarra não pode ser usada em pontes fixas, pois, como sugere o nome, elas não se deslocam. Já as pontes móveis, costumam apresentar um orifício para o encaixe da alavanca. Então, basta inserir a haste no buraco.
Certos sistemas são de rosca, exigindo que o músico rode a alavanca até que ela se prenda à ponte. Alguns guitarristas preferem que o acessório fique bem firme, enquanto outros não se importam em deixar a alavanca mais solta. Ou seja, é puro gosto pessoal.
Em contrapartida, algumas pontes apresentam o sistema pop in. Nesse caso, não é preciso rosquear, mas apenas inserir a alavanca até o fundo do buraco. Normalmente, o mecanismo conta com uma pequena trava, incluindo um parafuso para regular a firmeza do encaixe.
Por fim, algumas pontes têm a alavanca embutida, como a Bigsby. Em outras palavras, não é possível remover a haste, apenas mudar a sua posição para que a execução se torne mais confortável.
Como tirar a alavanca da guitarra?
Para retirar a alavanca da guitarra, é só seguir o mesmo raciocínio. Se o encaixe é de rosca, é preciso rodar a alavanca no sentido contrário até que ela se solte completamente da ponte. Já se o sistema for do tipo pop in, basta puxar a alavanca para fora da ponte.
Se ela estiver muito firme, talvez seja necessário soltar o parafuso do mecanismo, ok?
Quando falamos de alavanca de guitarra, o segredo para preservar a peça é nunca forçar. O encaixe foi projetado para ser simples e intuitivo. Então, se você não conseguir inserir ou remover a alavanca com facilidade, é melhor procurar a ajuda de um profissional capacitado.
Finalmente, cabe mencionar que uma regulagem adequada é crucial para que a guitarra não desafine com o uso da alavanca. Além disso, é preciso respeitar os limites da ponte que você está usando. Afinal, uma Bigsby é muito mais delicada do que uma Floyd Rose, não é mesmo?
E aí, conseguiu entender como funciona a alavanca de guitarra? Agora, tudo o que você tem a fazer é ouvir guitarristas que exploram o whammy bar a fim de conhecer todas as possibilidades que o dispositivo pode oferecer. Aí, basta estudar bastante para replicar as técnicas de alavanca aí no seu instrumento.
Falando em estudo, aqui vai uma dica final para você: conheça o curso de guitarra do Cifra Club Academy! A nossa plataforma de ensino musical online segue um método pensado para todos os níveis de músicos, com aulas muito bem organizadas e um material de apoio supercompleto. Aproveite!
Fernando Paul
Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.