Conheça 7 artistas da música latina para tocar no violão
Aprenda a tocar novos ritmos e aumente seu repertório com as músicas de artistas latinos!
Você sabia que o Grammy Latino foi criado nos anos 2000 por causa da expansão da música latina? Contudo, esse gênero musical ainda não é popular aqui no Brasil e, por isso, fizemos uma lista de artistas da música latina para tocar no violão!
Se você quer aprender diferentes ritmos latinos e enriquecer seu repertório, se diferenciando em suas apresentações, sugerimos o estudo dessas 7 músicas. Bora lá?
7 artistas da música latina para tocar agora
O critério que usamos para essa lista foi escolher artistas latinos de diferentes ritmos, com músicas que têm material de estudo para violonistas iniciantes, intermediários e avançados.
1. Corazón Espinado ― Santana
Vamos começar nossa lista de artistas da música latina com um dos maiores nomes desse estilo: Carlos Santana. Entre os grandes sucessos do mexicano, escolhemos a música Corazón Espinado.
Ela é ótima para quem quer começar a treinar pestana, pois tem 2 acordes com esse formato: o Bm e o F#7, de shapes muito parecidos.
Assim, a troca entre essas 2 pestanas é um pouco mais fácil, sendo que esses 2 acordes predominam por quase toda a música.
Use a batida de rock para tocar o acompanhamento e comece treinando em um andamento mais lento com o auxílio de um metrônomo.
Agora, se você está no nível intermediário na guitarra, estude os solos dessa música, pois trazem um ótimo estudo de técnicas como hammer on, pull off, bend e slide. Nossa videoaula vai te ajudar.
2. La Nave del Olvido ― José José
Também mexicano, José José era um dos cantores latinos mais influentes de todos os tempos. Por isso, ele está na nossa lista com seu clássico La Nave Del Olvido.
Se você está querendo passar do nível iniciante para o intermediário, essa música é estudo obrigatório. Ela tem 10 acordes, com 3 pestanas entre eles: o Dm7, o F e o G7. Além desses, o acorde de Bm7(5-) também demanda uma atenção maior.
Essa canção também apresenta um rico estudo de dedilhado, e sugerimos que você comece os treinos em um andamento mais lento.
3. Seminare ― Charly García
Além de ser considerado o pai do rock argentino, Charly García é um dos cantores latinos mais famosos de todos os tempos, não podendo ficar de fora da nossa lista.
Assim, escolhemos um dos seus maiores sucessos, Seminare, por ser ótima para os iniciantes que buscam novos desafios no violão.
Entre seus 16 acordes, sugerimos que você pratique primeiro as trocas que envolvem a pestana, como em Cm, e shapes mais complexos, como em Em6.
Depois que você estiver craque nessas mudanças, o resto da música vai ser fácil e rápido de tirar.
A batida de violão dela é bem simples. Ouça a música com atenção para assimilá-la.
4. Ella Baila Sola ― Peso Pluma (part. Eslabon Armado)
Obviamente, cantores atuais também estão na nossa lista de artistas da música latina para tocar.
Peso Pluma é um cantor mexicano que tem se destacado muito, e escolhemos seu hit Ella Baila Sola, em parceria com a banda Eslabon Armado.
Essa música é um excelente estudo dos corridos, popular ritmo latino surgido no México.
As músicas latinas no estilo corrido têm como uma de suas características o andamento rápido em que são tocadas. Por isso, recomendamos o treino dessa música para quem está no nível avançado.
Além disso, entre seus 5 acordes temos uma pestana no acorde de Db. Não se esqueça também de colocar o capo na primeira casa.
5. Tu Falta de Querer ― Mon Laferte
Quem quer avançar para o nível intermediário, pode encontrar em Tu Falta De Querer, da cantora chilena Mon Laferte.
Além de ser um excelente estudo de dedilhado, essa música tem 3 pestanas: o Bm, o C# e o F#7. Lembre-se de começar o treinamento dessa música em um andamento mais lento.
6. No Hay Nadie Más ― Sebastían Yatra
Um dos maiores cantores pop latino da atualidade, o colombiano Sebastían Yatra está na nossa lista de artistas da música latina para tocar com No Hay Nadie Más.
Ela é boa para quem está no nível intermediário, pois temos 6 acordes com 4 pestanas: B, B9, C# e F#. Além deles, os acordes de D#m e D#m7 também exigem dedicação.
A batida de mão esquerda dela é bem peculiar, sendo tocada com os dedos, em um determinado ritmo e pegando cordas específicas dos acordes.
Portanto, ouça bem a música, acompanhando com a cifra, para assimilar o ritmo e saber quais cordas tocar.
7. Color Esperanza ― Diego Torres
Recomendamos Color Esperanza, do cantor argentino Diego Torres, para violonistas em um nível intermediário passando para o avançado.
Com 26 acordes, a música tem 6 pestanas, 11 acordes com shapes bem complexos e 4 acordes com baixo invertido, cujos formatos também são intrincados.
Lembre-se de dividir seu treino por partes: primeiro o verso e, em seguida, o refrão para praticar a ponte apenas no final.
Aprenda mais músicas em espanhol com o Cifra Club
Gostou da nossa lista de artistas da música latina para tocar? Então, é hora de você aprender mais músicas em espanhol.
Se destaque em suas apresentações de violão com um repertório que não inclui só músicas cantadas em português e inglês. Não perca mais tempo!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.