Cifra Club

Música infantil: artistas que não podem faltar na playlist da criançada

De Mundo Bita ao Trem da Alegria, confira quais são os melhores artistas da música infantil brasileira!

A música infantil tem um lugarzinho especial no cotidiano das crianças. Afinal, há canção para tudo: para a hora de dormir, brincar, dançar, cantar e se desenvolver.

Paulo Tatit e Sandra Peres, membros da Palavra Cantada, artistas de música infantil
Música, poesia, teatro e diversão da dupla Palavra Cantada são ótimas companhias para crianças (Foto/Divulgação)

E quem não tem uma música que ouvia na infância e que hoje traz uma chuva de boas lembranças, não é? Por isso, é importante proporcionar memórias afetivas bacanas para os baixinhos de hoje.

15 melhores artistas da música infantil

Para montar esta lista, a ideia foi trazer artistas diferenciados e que fujam do óbvio. Abaixo, uma lista com spoiler dos melhores artistas de música infantil que selecionamos para você:

  • Mundo Bita
  • Palavra Cantada
  • Pequeno Cidadão
  • Adriana Partimpim
  • Grupo Triii
  • Tiquequê
  • Grandes Pequeninos
  • Barbatuques
  • Galinha Pintadinha
  • Bia Bedran
  • Patati Patatá
  • A Turma do Balão Mágico
  • Trem da Alegria
  • Yasmin Veríssimo
  • Banda Estralo

E vamos de desafio: que tal aprender algumas das músicas dos grupos a seguir e tocar no Dia das Crianças? Será festa garantida! Continue lendo e escolha as que você mais curtir!

1. Mundo Bita

Mundo Bita é uma animação musical infantil, criada em 2012 pelo compositor e cantor Chaps Melo. A série apresenta músicas e histórias para crianças em idade pré-escolar, com personagens coloridos e divertidos. Além do próprio Bita, essa turminha conta com um pequeno alienígena amarelo, além de outras criaturas adoráveis, como Lila, Dan, Tito e Flora.

As músicas são bastante populares e recomendáveis para a criançada, com letras simples e melodias contagiantes que ensinam valores como amizade, respeito e cooperação. Dê o play e confira uma videoaula completa do hit Fazendinha.

2. Palavra Cantada

A dupla formada por Sandra Peres e Paulo Tatit começou sua história no mundo infantil em 1994. Desde então, música e brincadeira andam juntas por um caminho de muito capricho nos arranjos, letras e melodias. Nesse sentido, a Palavra Cantada faz das canções um espetáculo, com muitas cores e presença de palco digna de uma peça teatral.

Em sua carreira musical, a dupla já lançou 16 discos, sendo que 6 deles já receberam premiações, entre elas, o Prêmio da Música Brasileira. O repertório traz canções autorais, versões de grandes clássicos infantis e também da música popular, forma bacana de apresentar a cultura brasileira aos pequenos.

3. Pequeno Cidadão

E se juntar Pop Rock com música infantil? Dá em Pequeno Cidadão! A banda foi criada em 2008, por Taciana Barros, Antonio Pinto e Edgard Scandurra, na época a formação original também tinha Arnaldo Antunes. Uma curiosidade é que a ideia surgiu com um momento de diversão com os filhos no estúdio.

E essa combinação deu tão certo, que o grupo lançou 4 álbuns, DVDs e até livros. As letras das músicas tratam do universo infantil, das experiências dos integrantes como pais e suas recordações de infância. Tudo isso com uma qualidade tremenda!

4. Adriana Partimpim 

Já consagrada na MPB, Adriana Calcanhoto também ganhou os corações dos pequeninos com sua música e não pode faltar na playlist da garotada. Seu projeto no universo infantil começou em 2009, com o heterônimo de Adriana Partimpim, apelido que a cantora recebeu do pai quando era criança.

O lançamento desse projeto foi em 2004 e rendeu um Grammy Latino de melhor álbum infantil e foi um verdadeiro sucesso de vendas. Mais dois discos foram lançados, consolidando a cantora no gênero. Confira a versão da música 8 Anos, numa apresentação ao vivo e cheia de cores:

5. Grupo Triii

Os anos 2000 foi a era de ouro da música infantil, pois, como vimos, muitos artistas incríveis começaram projetos voltados para as crianças. Esse também é o caso do Grupo Triii, que surgiu na cena em 2008, criado por Marina Pittier, Fê Stok e Ed Encarnação.

A proposta do trio é unir diversão e música, com letras e melodias que passam ensinamentos essenciais para as crianças de forma lúdica e até com coreografia. Com certeza vem daí sucesso da banda, que já tem mais de 10 anos de estrada! Confira só essa música do Grupo Trii, perfeita para aprender as vogais:

6. Tiquequê

Em 2011, alguns amigos juntaram um interesse em comum muito especial para formar uma banda: o amor pela música infantil. Angelo Mundy, Diana Tatit, Isabel Tatit e Wem são os nomes dos integrantes que deram vida ao Tiquequê. O grupo faz shows por todo país com direito a teatro, dança e brincadeiras.

Além disso, o Tiquequê tem uma proposta muito bacana de inserir os mais diversos instrumentos em suas canções, inclusive objetos, como latinhas. Essa ideia mostra para a garotada que a música está em todo lugar e é claro estimula a criatividade. 

7. Grandes Pequeninos 

Quem também se rendeu à música infantil foi o casal Jair Oliveira, ex-membro da Turma do Balão Mágico, e Tania Khalill. Após o nascimento da filha, ambos perceberam a musicalidade presente no cotidiano das crianças e assim nasceu o projeto Grandes Pequeninos.

Essa união entre família e música já rendeu 2 álbuns, O Mundo É Grande e Pequenino e Espelho Meu. Eles trazem composições ideais para a garotada, por tratarem de temas como a importância da alimentação, lavar as mãos e até de ler. Veja um exemplo de música que fala sobre o respeito às diferenças:

8. Barbatuques

Imagine fazer música só com o corpo? É o que o Barbatuques faz há mais de uma década. O grupo é formado por 14 integrantes e sai Brasil afora levando a percussão corporal também para a música infantil. Palmas, assovios, sapateado… tudo vale, desde que o objetivo for fazer arte. 

O primeiro álbum para crianças foi lançado em 2012 e se chama Tum Pá. Nele, há interpretações muito bacanas de clássicos, como Escravos de Jó e Samba Lelê. Em 2012, foi lançado o Só Mais Um Pouquinho, disco que mistura ritmos e é uma excelente opção para crianças de 6 a 12 anos.

9. Galinha Pintadinha

A Galinha Pintadinha foi criada em 2006, por Marcos Luporini e Juliano Prado. A personagem é uma galinha azul com pintinhas brancas que canta músicas infantis populares em uma série de vídeos educativos.

Os vídeos da Galinha Pintadinha apresentam animações coloridas e alegres, que atraem a atenção das crianças e as ajudam a aprender músicas e conceitos educacionais básicos.

Além dos vídeos, a Galinha Pintadinha também tem uma série de álbuns lançados, incluindo sucessos como A Barata, Sapo Cururu e Dona Aranha.

10. Bia Bedran

Bia Bedran é uma cantora, compositora, atriz, escritora e educadora brasileira. Ela é conhecida por sua contribuição para a música infantil brasileira e seu trabalho dedicado à educação musical.

Desde o início da década de 1980, Bia Bedran tem produzido e lançado álbuns de música infantil. Suas canções são conhecidas por estimular a criatividade e a imaginação das crianças, e por incentivar a prática de atividades ao ar livre e a valorização da cultura brasileira.

11. Patati Patatá

Patati Patatá é uma dupla de palhaços formada pelos artistas Rinaldi Faria (Patati) e Henrique Pinheiro (Patatá). Eles são conhecidos por suas apresentações dedicadas ao público infantil, que incluem músicas, brincadeiras e muita diversão.

A dupla se apresenta desde a década de 1980 e já lançou diversos álbuns de sucesso, além de ter participado de programas de TV e shows por todo o Brasil. Patati Patatá são considerados ícones da cultura infantil brasileira e conquistaram uma legião de fãs, especialmente entre as crianças.

12. A Turma do Balão Mágico

A Turma do Balão Mágico foi um grupo musical infantil brasileiro que fez sucesso nos anos 80. Foi formado em 1982, com a proposta de criar um programa de TV infantil que fosse educativo e divertido. A formação original contava com Simony, Jairzinho, Mike, Tob e Ricardinho.

O grupo lançou vários sucessos como Superfantástico, Lindo Balão Azul e Amigos do Peito (Somos Amigos). Até hoje, as músicas dessa galerinha são lembradas e cantadas por várias gerações.

13. Trem da Alegria

O Trem da Alegria fez sucesso na década de 80 e início dos anos 90. O grupo foi formado em 1984, num programa de televisão. O grupo lançou vários álbuns e singles que se tornaram populares entre as crianças da época, como Uni, Duni, Tê, He-Man e Thundercats.

Apesar de ter sido um fenômeno entre as crianças da época, o Trem da Alegria acabou se separando em 1992. Desde então, o grupo não se reuniu novamente, mas suas músicas continuam sendo lembradas e apreciadas por muitos que cresceram ouvindo suas canções.

14. Yasmin Veríssimo

Com foco no conteúdo dedicado ao público infantil, Yasmin Veríssimo é um dos destaques da cena de artistas mirins gospel. Dessa forma, as produções dela as produções seguem uma abordagem educativa, pedagógica e lúdica.

Dona de um canal que é um fenômeno de audiência no Youtube, Yasmim pública clipes de suas músicas, histórias bíblicas e versões em karaoke de seus sucessos.

15. Banda Estralo

A Banda Estralo busca proporcionar um espaço para as crianças se expressarem através da música e da arte, com um repertório que mescla canções autorais e releituras de clássicos da música popular brasileira. Em suma, essa turma oferece música, poesia e diversão para crianças de todas as idades.

Mais conteúdo sobre música infantil

A música infantil é muito legal né? A infinidade de ritmos combinados, a qualidade sonora e a diversão não tem idade e todo mundo pode curtir. E o melhor é que além de tudo, estimular a musicalização é um fator importantíssimo para o desenvolvimento. Portanto, incluir isso no dia a dia das crianças ajuda no processo de construção dos adultos de amanhã.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK