6 artistas do surf e skate para tocar no violão
Confira os melhores artistas do surfe e do skate para incluir no seu repertório!
O surf e o skate vêm ganhando maior popularidade nos últimos tempos, inclusive nos Jogos Olímpicos. Essas modalidades também têm uma forte relação com a música. Pensou em algum artista que representa esse estilo de vida?
Então, bora aprender tocar sucessos de artistas do surfe e do skate que são ótimas trilhas sonoras para rodinhas de voz e violão!
Afine seu violão, ache sua palheta e vem com a gente!
Conheça músicas de artistas do surfe e do skate para incluir no seu repertório
Sem mais delongas, chegou a hora de conhecer as cifras de hits de artistas do surf e do skate que embalam as manobras mais incríveis.
Aproveite para praticar diferentes ritmos e técnicas e evoluir seus estudos! Vejas as faixas que separamos para nossa lista de hoje:
- Zóio de Lula
- Sk8er Boy
- Banana Pancakes
E muito mais!
1. Zóio de Lula – Charlie Brown Jr.
A versão simplificada de Zóio de Lula é uma boa pedida para iniciantes no violão que desejam aprimorar suas habilidades no reggae e nos acordes com pestana.
O ritmo é feito por uma mesma levada durante toda a música, sendo tocado uma vez em cada acorde. Lembre-se de praticar batidas abafadas, pois são essenciais para a levada!
Os acordes são C#m e B5(9), nas regiões da quarta e segunda casa, respectivamente. Assista a videoaula abaixo e aproveite para treinar com o instrutor.
2. Sk8er Boy – Avril Lavigne
Sk8er Boy segue a mesma base rítmica do começo ao fim. Mas tenha atenção nos trechos em que há pausas e na ponte, onde o ritmo é feito apenas com um toque para baixo em cada acorde.
Para não se perder, acompanhe as cifras e saiba o tempo exato das transições.
No geral, a base da canção é tocada apenas com power chords, o que facilita bastante a digitação. Por isso, tenha atenção para não confundir as respectivas casas!
3. Banana Pancakes – Jack Johnson
Banana Pancakes tem como marca seus riffs, que aparecem na introdução e por entre as estrofes. Pratique-os com atenção e aproveite para aprimorar sua técnica em slides.
O ritmo conta com algumas variações de levadas, compostas por batidas alternadas e alguns toques abafados.
Os acordes são 10 no total, sendo que 7 estão em forma de pestana. Então, prepare-se para treinar a resistência da mão esquerda (ou direita, para canhotos).
Assista à videoaula e acompanhe a explicação completa de cada estrofe!
Caso prefira deixar os riffs de lado e tocar de maneira mais direta e sem tantas nuances, confira as cifras simplificadas de Banana Pancakes.
4. Santeria – Sublime
A introdução de Santeria conta com um dedilhado. Em seguida, entram as batidas padrão na primeira parte, bem características do reggae.
Após o segundo refrão, temos um solo que pode ser dividido em 6 partes.
Para tocá-lo é fundamental que você tenha desenvoltura com as técnicas de slide, bend, release, vibrato, pull off e hammer on.
Os acordes são 5 ao todo e, caso prefira, varie todas as formas para pestana para facilitar durante as transições.
5. A Cera – O Surto
A Cera é acompanhada por um único ritmo praticamente na música toda. O ponto de atenção está nas transições, que são mais dinâmicas em alguns versos.
Lembre-se de verificar as cifras, para saber o tempo exato das trocas, e tente acompanhar a versão original.
Há uma variação na ponte da música. Nessa estrofe, toque uma vez para baixo em cada acorde. Já nos últimos refrões, volte para as batidas padrão.
São 5 acordes ao todo com 2 pestanas, na primeira e terceira casa.
6. O Sol – Vitor Kley
Antes de tocar O Sol, lembre-se de posicionar o capotraste na segunda casa para subir um tom.
Na introdução, e em outras partes da canção, temos um riff que te ajudará a praticar as técnicas de slide e pull off.
O ritmo é tocado bem solto, com alguns toques abafados. Preste atenção no tempo em cada acorde, pois há passagens em que ele é tocado dividido.
O número total de acordes é igual a 12, sem nenhuma pestana!
Mas, se preferir tocar com somente 4 acordes, sem nenhuma pestana, dê uma olhada nas cifras da versão simplificada de O Sol!
Aprenda as melhores músicas para tocar nas férias
Curtiu a vibe das canções de artistas do surfe e skate? Esperamos que esses variados ritmos tenham auxiliado em seu desenvolvimento musical.
Agora, aproveite para relaxar e conhecer as cifras das melhores músicas para tocar nas férias! Bons estudos, e até a próxima!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.