Cifra Club

Dicas para tocar as melhores músicas de Tiago Iorc no violão

Quer aprender as músicas de Tiago Iorc no violão? Então, acompanhe este artigo, pois separamos 10 sucessos do cantor para você tocar!

As músicas de Tiago Iorc passam por um pouco de tudo. Romantismo, malemolência, autenticidade e muito mais! Neste artigo, vamos trazer dicas de como tocar seus maiores hits. Ou seja, é a sua hora de brilhar com essas canções!

Tiago Iorc tocando violão e cantando em show
Tiago Iorc é uma das figuras da nova MPB (Foto: Divulgação)

Os sucessos de Tiago Iorc têm como marca as linhas de violão com características de diferentes estilos. Por exemplo, bossa nova, country, samba-rock, balada e, claro, pop rock nacional.

Como tocar as músicas de Tiago Iorc?

Algumas das melhores de Tiago Iorc até combinam com violão de nylon. Mas a maioria se encaixa mesmo no modelo folk aço. Da mesma forma, elas abordam técnicas variadas, como dedilhados, além de acordes mais complexos. Confira a lista:

  • Hoje Lembrei do Teu Amor
  • Tempo Perdido
  • Saudade Boa
  • Bilhetes
  • Pode Se Achegar 
  • Me Espera
  • Tangerina
  • Dia Especial
  • Coisa Linda
  • Amei Te Ver

Hoje Lembrei do Teu Amor

No começo de Hoje Lembrei do Teu Amor, o violão tem uma levada bem pop rock. Mas quando começa o canto, a batida fica mais intensa, graças à marcação pesada do baixo.

A canção é composta, em sua maior parte, por acordes simples. Porém, atenção para o E/G#, que apresenta um shape um pouco diferente.

Para as partes só com teclado e vozes, uma dica é fazer acordes cheios e lentos. Outra opção é manter a nota grave (tônica) marcando, como faz o baixo.

Tempo perdido

A versão deste clássico da Legião Urbana feita por Tiago Iorc é baseada em piano e cordas. Uma boa ideia é começar com uma levada delicada como o piano e ir aumentando a dinâmica aos poucos, marcando os acordes com força.

A harmonia de Tempo Perdido é simples. Se você for iniciante, treine os shapes dos acordes Bb7M e Am5+ com atenção.

Saudade boa

Saudade Boa traz o melhor do violão brasileiro: harmonia bossa nova e batida pop. A música usa a clássica levada em 4 tempos, com aquele “tapinha” tradicional com o polegar no tempo 2.

A harmonia herdeira da bossa nova traz acordes pouco convencionais, como C#m(9), e G#m11. Essa é boa para exercitar e evoluir sua técnica!

Bilhetes

Uma boa dica é tocar Bilhetes com dois violões! Um deles faz o arpejo, descrito na nossa tablatura, que é simples e rápido, um belo exercício de velocidade.

Já o outro violão, entra com os acordes inteiros, marcando o andamento com firmeza. Além disso, lembre-se de colocar capotraste na 4ª casa.

Pode se achegar

Mais uma para interpretar com outra pessoa. Dessa vez, a companhia pode ser no canto, com outra vocalista oitavando lindamente com você. Isso porque Pode Se Achegar conta com a participação de Agnes Nunes na voz ao lado de Tiago, o que faz toda a diferença!

A batida da música começa com leves toques, um a cada cabeça de compasso. Ao longo das estrofes, a dinâmica vai subindo, mas a levada continua reta. O ideal é revezar batidas de baixo para cima e de cima para baixo.

Alguns acordes podem ser novos para os iniciantes. Nesse sentido, invista um tempo treinando Cm7(5-), Ab6, Gb7M, Db7M(9) e F/A.

Me espera

Dentre as parcerias de Tiago Iorc, essa é uma das mais belas. Me Espera traz a voz de ninguém menos que Sandy.

A balada é feita na harmonia clássica baseada em C, e sua estrutura não tem segredos. Ademais, o bonito dedilhado acompanha a melodia vocal. Vale a pena ensaiar para fazer igual!

Se você preferir, é possível conferir também a nossa videoaula da versão simplificada da canção. Confira abaixo:

Tangerina

Personalidade é o ingrediente fundamental que você precisa ter para saber como tocar Tangerina, do Tiago Iorc. Basicamente, ela repete o mesmo ciclo de acordes (A – C – Em – G6), com o capotraste na 2ª casa.

Porém, a faixa varia a dinâmica. Em alguns momentos, o violão marca um ritmo constante, característico de música latina. Em outros, fica apenas a marcação do baixo.

Dia Especial

Confira na nossa tablatura como fazer a intro de Dia Especial, que fica bonita tanto na guitarra quanto no violão. Para tocar a música, é preciso de um capotraste na 3ª casa.

Quando o vocal começa, as batidas são mais lentas durante a estrofes. Sempre no refrão, a intensidade da levada aumenta. Faça a estrutura toda duas vezes (estrofe + refrão) e depois a intro mais uma vez antes do último refrão.

Coisa Linda

Tocar Coisa Linda é um ótimo exercício para violonistas iniciantes! A música pede um pequeno dedilhado, que marca, no começo de cada acorde, as tônicas. O capotraste na 1ª casa mantém os shapes todos próximos no braço do violão, o que vai facilitar bastante!

Caso esteja tocando sozinho, pode dar aquela batidinha com o polegar nas cordas abafadas no tempo 2 (no lugar da marcação da caixa da bateria). É uma inspiração de country com sabor de pop!

Mais uma vez, se estiver com dificuldade, assista a seguir à videoaula da versão simplificada de Coisa Linda:

Amei Te Ver

A batida de Amei Te Ver enfatiza os tempos 2 e 4. Portanto, nos tempos 1 e 3, toque a região mais grave do instrumento com as cordas levemente abafadas. Já nos tempos 2 e 4, solte a mão para baixo, pegando todas as cordas restantes.

Nessa canção, que é um dos maiores sucessos de Tiago Iorc, os acordes de passagem são bem importantes. Por exemplo, o G11/B antes do C reforça a melodia cantada e a beleza da harmonia.

Outro ponto legal de observar é a forma como o acorde F7M é feito. Repare que todos os dedos são usados. Por isso, sobra apenas o polegar para fazer a nota mais grave (F)! Diferente, não é? Mais uma para o seu repertório!

Pronto para encantar todo mundo tocando as melhores músicas de Tiago Iorc? Se esse artigo te ajudou, compartilhe com os amigos fãs desse grande artista e empolgados como você no violão!

Foto de Geraldo Paim

Geraldo Paim

Jornalista e produtor de conteúdo. Fissurado em música e ligado em artes, história e crítica cultural. Cantor e compositor, além de tocar violão, guitarra, piano e baixo.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK