Cifra Club

Aprenda a tocar as melhores músicas do Guns N’ Roses

Em 2021, o álbum duplo Use Your Illusion completou 30 anos do seu lançamento e nele, sem dúvidas, estão algumas das melhores músicas do Guns N’ Roses. Uma das provas desse sucesso é que os discos venderam mais de 900 mil cópias já nas primeiras 24 horas, recorde não superado até hoje.

A formação dos discos User Your Illusion, responsável por gravar algumas das melhores músicas do Guns N' Roses
A banda nos tempos do disco duplo User Your Illusion (Foto/Divulgação)

Como homenagem a essa banda histórica, reunimos aqui as 7 músicas mais icônicas lançadas pelas duas principais formações do Guns N’ Roses já lançou. Seja você é um fã de carteirinha ou apenas um guitar hero em construção que precisa ampliar o repertório, chegou ao lugar certo!

As 7 melhores músicas do Guns N’ Roses pra tocar no violão e guitarra

Antes de começarmos, vale lembrar que é uma característica da banda usar a afinação meio tom abaixo do padrão. Assim, se quiser seguir à risca na hora de tocar as melhores músicas do Guns, lembre-se de afinar o instrumento!

Agora, um spoiler dos clássicos que vêm por aí, só para dar um gostinho:

  • November Rain;
  • Don’t Cry;
  • Patience;
  • Paradise City;
  • Civil War e muito mais.

Civil War 

Essa música nasceu de um protesto contra guerras e se consolidou com um dos maiores sucessos da banda. Originalmente, a canção foi lançada no Nobody’s Child, disco beneficente, mas depois foi incluída no Use Your Illusion II. A letra é forte e tem trechos como “E eu não preciso de sua guerra civil/ Ela alimenta os ricos enquanto enterra os pobres”.

Para aprender a tocar Civil War, saiba que primeiro o violão é quem segura a música. A introdução e primeira parte são focadas num arpejo em cima de 3 acordes: Em, G, D/F#. Junto disso, a guitarra acompanha fazendo riffs e também comanda 4 solos irados demais.

Patience 

É só ouvir o comecinho do assovio icônico que Patience já vem à mente, né? Essa música veio para fazer um contraponto na discografia da banda, afinal, a estridência da voz de Axl Rose dá lugar a uma melodia leve. As guitarras potentes também cedem a vez para os violões, e a letra tem um tom mais suave.

Taí uma excelente opção do rock para tocar no violão. A cifra completa da música Patience começa com a tablatura de um dedilhado muito bonito que é acompanhado de uma base simples. O solo é um dos mais fáceis da banda, pois não exige muita agilidade ou técnicas complexas. Outro detalhe é que o final da música é perfeito para quem quer improvisar. 

Welcome To The Jungle

Outra candidata forte dentre as melhores músicas do Guns N’ Roses, é Welcome To The Jungle, lançada no primeiro álbum, o Appetite for Destruction. Essa composição clássica da banda ficou no top 10 da Billboard Hot 100 e o videoclipe já tem mais de 450 milhões de plays. Sucesso incontestável!

Tocar essa música vai exigir um pouco mais do guitarrista, mas também é uma excelente maneira de treinar diferentes técnicas. Por exemplo, bem no início, rola um palm muting, em que a lateral da mão abafa as cordas, reduzindo a extensão do som. Nessa parte, pode caprichar no delay para chegar no efeito mais próximo da música. Para reproduzir os solos certinho, fique de olho da tablatura, ok?

Paradise City

Esse single com certeza foi um dos que ajudaram a impulsionar a banda para o mundo. Uma curiosidade é que a canção foi composta de forma muito espontânea numa viagem de van; alguns integrantes tocavam violão e uma letra foi surgindo. Assim, nasceu uma das melhores músicas do Guns N’ Roses.

A introdução da música é marcada por um arpejo característico nos acordes de G, C e F (que vão se repetir bastante). Depois é só mandar aquela distorção no seu set de pedais para a base e solos. Os riffs ao longo da música têm um efeito bem swingado e para desenrolar todas as partes, é essencial acompanhar a cifra de Paradise City. Confira o videoclipe para te inspirar:

Don’t Cry

Taí uma música boa para corações partidos. Segundo entrevistas com os integrantes, Don’t Cry foi inspirada no relacionamento conturbado de Axl Rose e uma ex-namorada. Dessa forma, a canção combina um ar melancólico e um arranjo sensacional. Ah e uma curiosidade é que esse clássico tem duas versões, cada uma lançada num disco do Use Your Illusion.

Para tocar uma das melhores músicas do Guns, você terá uma liberdade a mais para improvisar. Isso porque, apesar de seguir um padrão semelhante, a linha de guitarra pode ser feita com variações nos arpejos que se repetem bastante. Quanto ao solo, pode se preparar para deixar os seus bends bem afinados e desembolar os dedos para as partes mais rápidas.

November Rain

Mais uma cria do álbum Use Your Illusion, November Rain é uma superprodução da banda. Com direito a piano, orquestra e, claro, solos de guitarra incríveis, a música é uma das melhores do Guns N’ Roses, sem dúvidas. Para se ter ideia, só o videoclipe já chegou a 1,7 bilhões de visualizações no YouTube.

Tocar a maior parte da música não é uma tarefa difícil, pois, em muitos momentos, é só fazer alguns arpejos e toques únicos nos acordes. O bicho vai pegar mais nos solos, afinal vai exigir que o guitarrista esteja com a técnica de bends e ligados em dia. Então, aqui vai uma dica para tira o solo: toque de forma mais lenta inicialmente para pegar todos os detalhes, só então suba à velocidade.

Sweet Child O’ Mine

Achava que não ia ter putitrain hoje? (ok, essa é para quem tem referência). Não poderia deixar de figurar na nossa lista o maior sucesso do Guns N’ Roses. Afinal, tem um dos riffs mais conhecidos do rock e nenhum guitarrista que se preze fica sem tentar tirar esse hino pelo menos uma vez.

Então, Sweet Child O’ Mine é parada obrigatória não só para quem curte a banda, mas para os amantes da guitarra de plantão. O primeiro passo é aprender o tema icônico da música, que tem uma digitação com um padrão bastante similar. Enquanto isso, a base segue fazendo toques livres em cima dos acordes D, C, G. No refrão, quem manda são power chords e o solo principal vai demandar agilidade e muitos bends.

Essas foram apenas algumas das melhores músicas do Guns N’ Roses, banda muito importante para a cena do hard rock nos anos 80. Esperamos que essa lista tenha feito você relembrar ou até conhecer os sucessos e que esses clássicos possibilitem seu avanço na guitarra ou violão!

Falando em estudo e aprimoramento, se você não conhece o Cifra Club Academy, pare o que está fazendo! Acesse já a plataforma mais completa de estudo musical e desenvolva seu conhecimento na guitarra e muitos outros instrumentos sem precisar sair de casa.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK