Cifra Club

Aprenda a tocar as melhores músicas do Guns N’ Roses

Confira dicas para tocar as cifras de uma das maiores bandas de todos os tempos e evolua na guitarra!

Se você curte os grandes hinos de Axl Rose, Slash e companhia, o artigo de hoje é um prato cheio. Aqui, você vai aprender a tocar as melhores cifras do Guns N’ Roses!

Integrantes do Guns nos tempos do disco duplo Use Your Illusion (Foto: Divulgação)

Nesse sentido, preparamos dicas práticas e objetivas que vão te ajudar a tirar essas faixas, seja na guitarra, seja no violão. E aí, partiu tocar alguns dos maiores clássicos do rock?

Cifras do Guns N’ Roses

Antes de mais nada, é importante salientar que as músicas do Guns N’ Roses não apresentam grande dificuldade técnica. No entanto, há alguns trechos desafiadores, especialmente para iniciantes. Mas, com foco e dedicação, você conseguirá tirar todas as músicas desta lista!

Alguns sucessos que separamos para você tocar hoje são:

  • Sweet Child O’ Mine
  • Patience
  • November Rain
  • Don’t Cry
  • Knockin’ On Heaven’s Door
  • Welcome To The Jungle
  • Paradise City

Enfim, chega de delongas e vamos ao que interessa!

1. Mr. Brownstone

Primeiramente, Mr. Brownstone tem um riff que usa cromatismos, cordas soltas e ligados. Além disso, a base de guitarra conta com power chords e palm muting. Execute as palhetadas de maneira firme e precisa no tempo. Por sua vez, o solo é feito basicamente na escala pentatônica, com vários tipos de bends.


2. One In A Million

A base de violão de One In A Million não é das mais difíceis, mas repare que há pequenas batidas mais rápidas a cada mudança de acordes. Isso torna a linha acústica bem elegante! Ao mesmo tempo, a base de guitarra passeia entre as cordas graves e agudas, tanto fazendo bicordes (díade) quanto pequenos licks melódicos.

3. It’s So Easy

O empolgante riff de It’s So Easy traz power chords e pequenos trechos abafados, que devem ser replicados direitinho, ok? Na parte mais lenta, os acordes são arpejados. Embora os solos de guitarra não sejam muito complicados, trazem frases na escala pentatônica cheias de pegada e agressividade.

4. Rocket Queen

A base de guitarra de Rocket Queen é bem diversificada. Inicialmente, traz acordes soltos. Porém, logo inclui outras abordagens, como fraseados, bends e notas abafadas. Por sua vez, o solo é bem dissonante e até um pouco “desleixado” — no bom sentido! Atenção aos bends, que são executados lentamente.

5. Yesterdays

Os acordes de Yesterdays são tocados de duas formas durante a faixa: arpejados com som limpo e soltos com distorção. De qualquer forma, a harmonia é básica. Já o solo, chama a atenção pelos slides e bends, sempre muito expressivos. Então, é preciso ter atitude e sentimento a cada nota.

6. Nightrain

O tema melódico do começo de Nightrain é bem simples de executar, já que o slide é a principal técnica usada no trecho. No entanto, a base de power chords tem um ritmo bem marcado (tenha atenção às pequenas pausas). Por fim, o solo segue a mesma essência dos outros, com muitos bends e vibratos.

7. You Could Be Mine

Os riffs principais de You Could Be Mine se concentram nas cordas graves, gerando bastante corpo e peso ao som da guitarra. Aqui, o mais importante é se manter cravado no andamento. Já em relação aos licks e aos solos, você terá de empregar técnicas de alavancadas, ligados, vibratos e bends.

8. This I Love

Apenas 4 acordes compõem essa cifra do Guns N’ Roses. Embora a base de This I Love seja feita no piano, é plenamente possível adaptar a linha para o violão ou para a guitarra. Para isso, toque os acordes de forma dedilhada, ok? O longo solo da faixa apresenta notáveis vibratos e bends, além de double stops bem característicos.

9. Since I Don’t Have You

Os solos de guitarra de Since I Don’t Have You são inconfundíveis! Então, acertar a mão na afinação dos bends é o principal desafio que você enfrentará. Já o violão da base, tem acordes arpejados que destacam as notas agudas. Também repare que uma guitarra quase limpa faz firulas para complementar o arranjo acústico. Por fim, entra a guitarra distorcida com uma linha bem criativa nos bordões.

10. Live And Let Die

Você pode substituir o piano do começo de Live And Let Die por um violão, tocando os acordes com batidas só para baixo. Depois, a música fica mais agitada e pesada devido aos riffs de guitarra distorcidos, que incluem power chords e curtos vibratos.

Aprimore suas técnicas na guitarra com um auxílio profissional de qualidade e um pouco preço acessível com o curso de guitarra do Cifra Club Academy! Aprenda técnicas e aumente seu repertório no instrumento quando e onde quiser:

Curso de guitarra do Cifra Club Academy

11. Estranged

Acima de tudo, a música Estranged traz muitos solos de guitarra. Capriche na afinação dos bends e na regulagem do overdrive, combinado? Falando da harmonia, não há segredos, a não ser entender a intensidade exigida por cada parte da canção. Então, priorize a sensibilidade!

12. Used To Love Her

Um violão de aço, uma levada agitada com palheta e uma guitarra rítmica são os principais elementos de Used To Love Her. Para fechar, o solo limpo de guitarra pode ser um pouco traiçoeiro, já que não há pedal de distorção para mudar a sonoridade e facilitar a execução. Em outras palavras, tenha atenção nessa parte, especialmente em relação à clareza!

13. Civil War

Civil War foi gravada com instrumentos afinados meio tom abaixo. Assim, apresenta praticamente apenas acordes abertos. Comece com um dedilhado padronizado, depois solte os acordes. Além disso, a parte final da canção tem um solo de guitarra com pedal de wah-wah, que deixa o som bem nasal e diferenciado.

14. Paradise City

Assim como outras cifras do Guns N’ Roses, Paradise City usa a seguinte fórmula: dedilhado limpo, base distorcida com power chords e solos muito melódicos. Como exceção, podemos citar os double stops que ocorrem em 03:22, somados a pequenos bends. Esse recurso gera uma sonoridade nervosa e bastante peculiar.

15. Welcome To The Jungle

O riff inicial de Welcome To The Jungle requer uma pegada firme e cravada no tempo. Além disso, repare que algumas notas soam muito bem com palm muting, fornecendo um aspecto mais percussivo. Por fim, os solos de Slash têm bends em cordas graves e ruídos intencionais muito interessantes.

16. Don’t Cry

Don’t Cry é uma bela oportunidade para treinar acordes arpejados com palheta. Seja preciso no tempo e não ignore as pequenas firulas com ligados, pois elas trazem um charme todo especial à guitarra limpa. Falando dos solos, tocar as notas corretas não é complicado, mas desenvolver a pegada e a intensidade que o trecho original demonstra requer prática. 

17. Knockin’ On Heaven’s Door

Mais um dedilhado com guitarra limpa na introdução. Depois, as bases de guitarra caem novamente em power chords com drive. Nesse contexto, a maior dificuldade de Knockin’ On Heaven’s Door está nos solos. Dominar os diversos bends e vibratos não é uma tarefa tão fácil para quem está começando a tocar. Portanto, tenha persistência!

18. November Rain

A cifra de November Rain não tem acordes complexos. Porém, a afinação dos bends nos solos é o fator que mais dará trabalho para guitarristas iniciantes. Assim, não há outro jeito para ter sucesso: muito treino e desenvolvimento da percepção auditiva. No fim da canção, Slash manda alguns licks rápidos, que vão exigir mais trabalho.

19. Patience

Da mesma forma que em várias músicas do Guns N’ Roses, para tocar a cifra de Patience, afine sua guitarra em meio tom abaixo. Aqui, o violão de aço apresenta uma batida de palheta bem constante e marcada, além de dedilhados. Ademais, os solos acústicos têm bends ousados. Portanto, força!

20. Sweet Child O’ Mine

Por fim, como tocar Sweet Child O’ Mine na guitarra? O grande macete do tema da introdução é encontrar a melhor posição para cada dedo e treinar bastante a digitação. Por sua vez, a base mescla dedilhados com power chords. O pulo do gato está nos solos de Slash, que contêm bends e vibratos precisos e expressivos, com passagens rápidas.

Chegamos ao fim do nosso artigo de hoje! Esperamos que as dicas de como tocar as cifras do Guns N’ Roses tenham ajudado a enriquecer o seu repertório na guitarra! Aproveite e envie o link deste texto para seus amigos que tocam violão/guitarra. Assim, eles também poderão aprender os sucessos dessa histórica banda!

Por fim, se você quer acelerar o seu desenvolvimento musical, recomendamos fortemente que se torne um aluno do curso de guitarra do Cifra Club Academ! A nossa plataforma online é estruturada com um método confiável e preço bastante acessível. Então, não perca essa oportunidade de evoluir musicalmente!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK