Cifra Club

As melhores de Chitãozinho e Xororó para tocar no violão

Se você é fã de Chitãozinho e Xororó e quer aprender a tocar seus sucessos no violão, não perca tempo! Confira as melhores cifras da dupla e comece a tocar hoje mesmo.

Procurando cifras de grandes sucessos sertanejos? Pois é isso mesmo que você vai encontrar aqui, nesta lista que reúne as melhores de Chitãozinho e Xororó para tocar! Afinal, a dupla é responsável por vários dos maiores hits de todos os tempos nesse estilo musical.

Chitãozinho, tocando violão de chapéu, e Xororó, tocando guitarra e cantando com headset, em show da dupla
Chitãozinho e Xororó são, de fato, um marco na história da música brasileira (Foto: Divulgação)

Inclusive, quem quer tocar sertanejo no violão não pode deixar de fora do seu repertório esses grandes sucessos. Então, aproveite as nossas super dicas e aprenda a tocar essas cifras!

Músicas de Chitãozinho e Xororó para tocar no violão

Entre as melhores de Chitãozinho e Xororó, você vai encontrar várias cifras que são bem acessíveis até para quem está só começando. Alguns dos clássicos que você vai aprender aqui hoje:

  • Majestade, o Sabiá
  • Meu Disfarce
  • Luar do Sertão
  • Falando às Paredes
  • Galopeira
  • 60 Dias Apaixonado
  • No Rancho Fundo
  • Fio de Cabelo
  • Sinônimos

Na videoaula a seguir, você aprende as principais batidas sertanejas, que serão usadas em todas as músicas desta lista!

1. Deixei de Ser Cowboy Por Ela

Já começamos com um bom exemplo de cifra fácil de tocar! Deixei de Ser Cowboy Por Ela tem apenas 4 acordes, incluindo o par C e C7, variações um do outro e que são parecidos entre si. As pestanas são básicas, então não representam dificuldades. Já os solos, apesar de curtos, envolvem as técnicas de bend e release.

2. Obras de Poeta

Com apenas 6 acordes básicos, incluindo as pestanas de Bm e F#7, Obras de Poeta é acessível para iniciantes. Até mesmo o solo é uma boa opção para quem está começando a praticar esse fundamento, ainda que utilize slides em algumas passagens. Em resumo: a cifra traz seus desafios para quem está começando, mas não chega a ser impraticável.

3. Ela Não Vai Mais Chorar

Com exceção da pestana de Bm, os 6 acordes de Ela Não Vai Mais Chorar são básicos, daqueles que são os primeiros que a gente aprende. São eles: D, G, A7, Em e A. Além disso, a música tem um ritmo mais lento, e as trocas de acordes demoram a acontecer. Assim, fica ainda mais fácil!

4. Frio da Solidão

Frio da Solidão é mais uma música de ritmo mais lento e com mudanças de acordes bem espaçadas. Ademais, os 6 acordes são básicos, como C, D, G, etc. As duas pestanas desta cifra também são bem simples, inclusive o shape de C9 – se você domina o mínimo sobre pestanas, vai conseguir montá-lo sem dificuldades.

5. Majestade, o Sabiá

Grande clássico sertanejo das antigas e fácil de tocar, Majestade, o Sabiá tem 5 acordes tranquilos, sem pestanas: G, D7, Am, D e C. Se quiser se arriscar no solinho de abertura, não vai enfrentar uma dificuldade muito grande. Para isso, acompanhe a tablatura da canção.

6. Deixa

A primeira cifra mais complexa da lista é Deixa, que soma 11 acordes, incluindo 6 pestanas. Aqui, você encontra nomes e shapes menos usuais, como C#m/B e Ebm. Tem até um acorde diminuto, que não é dos mais difíceis, mas complica um pouco para quem está começando. Ainda assim, nada que não se resolva com foco, prática e dedicação!


7. Meu Disfarce

Não se assuste com a quantidade de pestanas e sétimas entre os 8 acordes de Meu Disfarce. Em geral, os shapes são de baixa complexidade, mesmo entre as pestanas. Porém, muitos podem achar mais difícil, por exemplo, montar o acorde D/F#, que não é pestana, mas exige um pouco mais de elasticidade dos dedos.

8. Caipira

A cifra de Caipira quase é considerada de nível intermediário. Só o que realmente complica é o acorde A6, montado a partir da 4a casa e com uma digitação mais incomum. Fora isso, nem as 2 pestanas chegam a tirar o sono. Da mesma forma, os solos podem ser considerados simples, apesar de incluírem alguns slides.

9. Luar do Sertão

Mesmo somando 10 acordes, Luar do Sertão é bastante fácil de tocar, tendo apenas uma pestana, no shape básico de Bm. Mesmo acordes com nomes complexos, como A4(7), são bem simples. A única dificuldade é que a música exige uma afinação alternativa do violão. De baixo para cima, as cordas devem ficar da seguinte forma: C – G – Eb – Bb – F – C.

10. Ave Maria

Chegamos à cifra mais complexa desta lista. Aliás, Ave Maria foi composta em 1859 por Johann S. Bach, compositor erudito — daí o fato dela usar 24 acordes mais elaborados. Você até vai encontrar acordes básicos, como A e C, mas shapes simples como esses são exceções. Desse modo, é um verdadeiro desafio, mas uma música belíssima!

11. Falando às Paredes

Entre os 13 acordes de Falando às Paredes, há somente uma pestana. Ainda assim, nada muito fora do comum: apenas um Bm. Talvez você encontre dificuldades para montar um ou outro shape, como E6 ou Em7+. De qualquer forma, não chega a ser uma cifra difícil. Mesmo o solo é bastante simples, exigindo as técnicas de slide e hammer on.

12. Brincar de Ser Feliz

Com 11 acordes no total, Brincar de Ser Feliz usa vários shapes maiores e menores, inclusive em pares semelhantes, como A e Am. As 3 pestanas também são simples, de modo que, em relação aos acordes utilizados, é uma cifra fácil de executar. A verdadeira dificuldade está no solo, um dos maiores e mais complexos desta lista. Mas vale tentar!

Quer se tornar mestre das técnicas de violão sertanejo, assim como aprimorar seu conhecimento sobre as batidas do gênero? Então, você não pode ficar de fora do curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino musical online!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

13. João e Maria

A cifra de João e Maria tem vários shapes básicos, como A e C, entre os seus 9 acordes. As pestanas são 5, mas, uma vez que você domine este fundamento, não terá nenhuma dificuldade com elas. A cifra ainda inclui um solo curto e que não exige nenhuma grande técnica para tocar. Portanto, mesmo se você nunca tocou um solo, não deixe de tentar!

14. Galopeira

Galopeira é, praticamente, uma dessas cifras que podem aparecer nas primeiras aulas de violão. Até porque se você for iniciante, não tem problema ignorar o baixo em F# no acorde D/F – ou seja, pode tocar apenas o D. Da mesma forma, o solo é acessível para quem ainda está começando nesse fundamento.

15. Se Deus Me Ouvisse

Se Deus Me Ouvisse tem 12 acordes, que incluem alguns de nomes mais longos, como G#m9, mas não é uma cifra muito complexa. A única exceção, talvez, é o B7/13, com um shape que sai um pouco do comum e precisa de mais agilidade nos dedos. Resolvidos os pequenos desafios, sobram apenas acordes maiores e menores básicos.

16. 60 Dias Apaixonado

60 Dias Apaixonado é um mega sucesso, e para tocá-la não é preciso ter um grande domínio técnico do violão. Os 7 acordes da música estão entre os shapes mais básicos, como C e Dm. Até as 2 pestanas são acessíveis (F e G7). Então, se você ainda não domina esse fundamento, é uma boa hora para começar!

17. Nuvem de Lágrimas

A maioria dos 10 acordes de Nuvem de Lágrimas é feita com pestana, mas não chega a envolver shapes muito complexos. Assim, essa cifra não representa nenhum desafio para quem já tem alguma base nesse fundamento. Além disso, alguns acordes de nível iniciante, incluindo os maiores A e E. Logo, trata-se de uma cifra fácil!

18. Fogão de Lenha

Desde o solo inicial, Fogão de Lenha é bastante acessível para quem já tem um domínio básico do instrumento. A tablatura é relativamente curta e, apesar de incluir alguns slides, não tem movimentos muito amplos. Dos 9 acordes, 4 têm pestana, mas todos os shapes são dos mais comuns, mesmo quando acrescentam pequenas variações, como o C#7.

19. Alô

A cifra de Alô varia entre shapes mais simples, como C e Dm, e pestanas (mas que também não são difíceis), como F. Ao todo, são 8 acordes, sendo que a maioria possui pestana. Mas, mesmo assim, dá para pegar tranquilamente. O ritmo mais lento é outro elemento que facilita na hora de tocar esse hit.

20. No Rancho Fundo

Este mega clássico pode até assustar pelo fato de ter 22 acordes, mas não exige mais do que um domínio mínimo do fundamento de pestana. Ao todo, No Rancho Fundo tem 13 pestanas, mas que não se afastam muito de shapes como B e Gm. No mais, são vários básicos, como A, D e Em.

21. Saudade da Minha Terra

Com 14 acordes, Saudade da Minha Terra inclui shapes que até podem ser um pequeno desafio para iniciantes, como E/G# e G/D. Mas repare que estes dois nem estão entre as pestanas da cifra, que são apenas 4 e, basicamente, giram em torno do F. Assim, não dá para dizer que esta é uma música difícil de tocar.

22. Fio de Cabelo

Quer saber como tocar a música Fio de Cabelo, de Chitãozinho e Xororó? São apenas 6 acordes de baixo grau de dificuldade, mesmo entre as 3 pestanas. E, para deixar tudo ainda mais fácil, você pode contar com uma videoaula da melhor qualidade! Confira:

23. Página de Amigos

Página de Amigos é a única cifra desta lista que exige o uso de capotraste, que deve ser colocado na 1a casa. Com isso, você só precisa de 5 acordes, incluindo os dois seguintes pares: CC7 e FFm. Além desses, a cifra conta com o G. Como você pode ver, é muito fácil de tocar!

24. Sinônimos

Um dos maiores sucessos de Chitãozinho e Xororó, Sinônimos conta com 8 acordes, entre os quais a única pestana é a de F. De resto, são apenas shapes básicos, como Am e C. A maior dificuldade da cifra está nos solos e licks, que são muitos, longos e relativamente complexos. A boa notícia é que você pode contar com uma videoaula completa:

25. Evidências

É claro que você quer saber como tocar Evidências no violão! Este hit mundial tem uma cifra um pouco mais complexa, com 25 acordes que escapam bastante do comum. Até mesmo o solo consegue ser exigente sem ser muito longo. Mas não desanime, porque você tem à disposição uma videoaula que resolve tudo. Assista aí:

Viu como pode ser fácil tocar as melhores músicas de Chitãozinho e Xororó? Claro que pode levar tempo até acertar algumas batidas e pegar todas as técnicas de solos e dedilhados. Mas, com estudo e dedicação, você é capaz de aprender!

E sabia que é possível estudar com auxílio profissional e qualificado sem sair de casa? Para isso, o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy é a melhor opção para você!

Com a nossa plataforma, você poderá evoluir em todos os quesitos necessários para tocar este gênero musical histórico no seu instrumento favorito.

Aliás, antes de acessar o curso, que tal dar uma conferida no nosso e-book gratuito sobre as habilidades essenciais para tocar sertanejo no violão?

E-book de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK