Cifra Club

As 20 melhores músicas de Jorge e Mateus para tocar no violão

Procurando as melhores músicas de Jorge Mateus para tocar? Confira a melhor sugestão de repertório da dupla com dicas para aprender no violão!

É impossível imaginar como seriam as baladas ou as rodinhas de violão sem as músicas de Jorge e Mateus, não é? Por isso, preparamos esta lista com os 20 maiores sucessos da dupla para você animar suas festas no violão com o melhor do sertanejo universitário!

Jorge cantando e Mateus tocando violão em show da dupla
Jorge e Mateus são uma das caras do sertanejão moderno (Foto: Divulgação)

Com uma trajetória de dar inveja, os goianos acumulam tantos hits que fica difícil escolher só alguns. A seguir, você aprende a tocar aquelas que seus amigos vão cantar junto e ainda pedir mais! Vamos lá?

Como tocar Jorge e Mateus no violão?

Entre as cifras de músicas de Jorge e Mateus, você vai encontrar diferentes níveis de dificuldade para tocar, assim como variadas épocas da carreira da dupla.

Além das nossas dicas certeiras, há várias videoaulas das canções. Ou seja, até os iniciantes poderão tocar esses sucessos do sertanejo no violão agora mesmo!

Abaixo, um pequeno spoiler do nosso repertório de Jorge e Mateus:

  • Os Anjos Cantam
  • Sosseguei
  • Flor
  • Fogueira
  • Logo Eu
  • Seu Astral
  • Louca de Saudade

1. Nocaute

A introdução de Nocaute inclui algumas técnicas de violão um pouco mais avançadas, mas os acordes em si não trazem tanto dificuldade. Atente-se apenas aos shapes de F9 (com pestana) e F7M/C. Na videoaula abaixo, você aprende tudo direitinho, incluindo o ritmo da música:

2. Os Anjos Cantam

Uma das melhores músicas antigas de Jorge e Mateus, Os Anjos Cantam conta com apenas 5 acordes. O problema é que somente um deles não possui pestana. Por outro lado, a versão simplificada reduz a quantidade de pestanas para 2. Confira como tocar em mais uma aula:

3. Sosseguei

Os 5 acordes de Sosseguei estão entre os mais fáceis: G, D, Em7, C e Em. Ainda assim, a música é tocada em dedilhado e apresenta batidas um pouco mais complexas. Porém, não deixe de aprender essa faixa, para enriquecer sua performance!

4. Pra Ter o Seu Amor

Com 8 acordes e um solo na introdução, Pra Ter o Seu Amor não é tão difícil de tocar quanto parece. Além de curto, o solo está longe de ser um dos mais complexos. Para completar, os acordes não são muito difíceis, incluindo uma única pestana. O shape que pode te exigir um pouco mais é o de D/F#, que é montado com quatro dedos.

5. De Tanto Te Querer

De Tanto Te Querer pode representar um desafio maior para iniciantes no instrumento, pois conta com 13 acordes, riffs e solos. Para executar os trechos, é necessário dominar as técnicas de hammer on e pull off. No entanto, com a ajuda da nossa videoaula, tudo fica mais fácil! Assista na sequência:

6. Enquanto Houver Razões

Enquanto Houver Razões exige um capotraste na 2ª casa e tem alguns acordes que podem dificultar para iniciantes – por exemplo, E/G# e D5(9). Entretanto, com muito treino e dedicação, será possível aprender esses novos shapes no violão e tocar mais um sucesso de Jorge e Mateus!

7. Flor

Os acordes de Flor não são complexos – à exceção do D5(9) -, mas também precisa de capotraste na 2ª casa. Além disso, a música inclui diferentes batidas, que podem ser alternadas.

Se ligou nas variações do ritmo da música? Para você que deseja ampliar seus conhecimentos das batidas sertanejas, aqui vai uma dica especial: conheça o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Por lá, você vai desenvolver seu universo rítmico no instrumento.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

8. Todo Seu

Os 6 acordes de Todo Seu misturam formas básicas de acordes maiores, como A e G, com shapes menos usuais. Apesar disso, não chegam a representar um grande desafio, até mesmo para quem está começando agora a tocar.

9. Fogueira

A maioria dos 9 acordes de Fogueira apresenta grau de dificuldade baixo/médio. O shape que vai te exigir um pouco mais de atenção é o de A/C#, mas nada que um pouco de prática não resolva!

10. Tem Nada a Ver / Te Cuida Coração (Pot-Pourri)

Que tal tocar de uma vez só duas das melhores de Jorge e Mateus? O pot-pourri Tem Nada a Ver / Te Cuida Coração soma 15 acordes, sendo 7 deles com pestana. Contudo, dominando este fundamento, apenas um ou outro formato exigirá mais atenção, como E7 e E9.

11. Pactos

Pactos é uma das mais fáceis músicas da carreira de Jorge e Mateus. O solo de abertura inclui as técnicas de hammer on e pull off, e os acordes são 4 básicos: Am, C, F e G. Ademais, para tocar no tom original, é preciso colocar o capotraste na 1ª casa.

12. Logo Eu

A cifra de Logo Eu possui 5 acordes, sendo que 3 têm pestana. Porém, se você já tem familiaridade com esse tipo de formação, não haverá problemas para tocar a música. Outro ponto importante são as variações rítmicas, que você pode conferir na videoaula abaixo:

13. A Gente Nem Ficou

A Gente Nem Ficou tem 10 acordes no total, incluindo alguns menos comuns, como C/E e C5(9). Além disso, a música é tocada em uma afinação diferente, em meio tom abaixo, e possui variações na batida.

14. Duas Metades

Entre os 14 acordes de Duas Metades, há alguns shapes realmente incomuns. É o caso de G/F#, D5(9), D4, G5(7M) e G5(6). Além disso, se você tiver outra pessoa para tocar junto, vai ser perfeito! Isso porque a harmonia da música inclui dois violões. Na tablatura da canção, você confere como tocar ambas as linhas de uma das melhores músicas de Jorge e Mateus!

15. O Que É Que Tem?

Chegou a hora de saber como tocar O Que É Que Tem?, do Jorge e Mateus! E a boa notícia é que trata-se da música mais fácil da lista. São só 4 acordes para tocá-la: os básicos Am, C, D e G. Fácil demais, não é?

16. Seu Astral

Seu Astral também tem apenas 4 acordes, incluindo a pestana de Bm e a forma simples, mas menos comum de A5(9). A batida não te exigirá muito, pois ela segue a mesma até o final, como você pode conferir na videoaula a seguir:

17. Aí Já Era

Uma das mais belas músicas românticas de Jorge e Mateus, Aí Já Era tem 13 acordes. Alguns são bem complexos, como Em7(9), Em7(9)/F# e G7M. Essa é mais uma canção que, se você tiver acompanhamento de outra pessoa em um segundo violão, ficará melhor ainda! A linha 2 é responsável pelos solos, que contam com as técnicas de hammer on, pull off, bend e harmônicos.

18. Amo Noite e Dia

A base de Amo Noite e Dia é fácil de tocar, somando apenas 5 acordes (2 possuem pestana). Além disso, um dos principais pontos da música são os solos, que você pode aprender tanto na tablatura da canção quanto na videoaula a seguir:

19. Louca de Saudade

Mais uma entre as melhores de Jorge e Mateus, Louca de Saudade apresenta 15 acordes, incluindo shapes complicados (como F9 e F9/C), e solos longos. Uma das técnicas mais importantes para tocar o solo é o abafamento das cordas. Além de tudo, a música é tocada em dedilhado.

20. Molhando o Volante

Coloque o capotraste na 3ª casa para tocar Molhando o Volante. A música tem 8 acordes, que, em geral, são bem simples. O único shape que pode demandar um pouco mais de tempo para montar é o de D9/F#. Pegando o jeito para executá-lo, já é possível tocar este sucesso de Jorge e Mateus, mesmo que você ainda esteja iniciando no violão!

Pronto, agora você já pode arrasar tocando as melhores músicas de Jorge e Mateus no violão! Se tiver interesse em evoluir ainda mais no instrumento, tocando este histórico gênero musical, você precisa conhecer o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy!

Com a nossa plataforma de ensino musical online, você aprende sem sair de casa, com aulas completas e pensadas no seu desenvolvimento nas seis cordas. Não tem forma melhor de aprender, de fato, a tocar um bom sertanejão no violão, não é mesmo?

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK