Cifra Club

As 15 músicas mais tocadas em 2020 pra você tirar no violão hoje

O ano de 2020 está quase acabando. A essa altura do campeonato, nós praticamente já sabemos quais foram as músicas mais tocadas nas rádios e serviços de streaming.

Por essas e outras, chegou a hora de conferirmos um recorte dos hits que mais bombaram ao longo dos últimos meses. A ideia é listar alguns hits de 2020 para que você possa acessar as cifras, conferir videoaulas e ter essas músicas na ponta dos dedos.

Sempre irreverente, Marília Mendonça posa com um berrante como se fosse um chifre

Marília Mendonça segue emplacando músicas que estão entre as mais tocadas do ano (Foto/Facebook)

Este ranking foi montado com base em informações da União Brasileira de Compositores (UBC), do Spotify, da Crowley, do YouTube, entre outros serviços e plataformas. Além disso, no final da conversa, sua noção sobre o mercado atual estará ainda mais ampla.

Spolier: para elaborar esta lista, este escriba procurou não focar em apenas um estilo. Por essas e outras, muita canção realmente popular ficou de fora da seleção final. Nesse sentido, também ficaram de fora as músicas com mais de dois anos de lançamento 😉

Agora, vam’bora aprender a tocar sucessos atuais?

Dance Monkey – Tones And I

Lançada em 2019, e viralizada no Tik Tok, Dance Monkey fez a australiana Tones And I conquistar o primeiro lugar em mais de 30 países. Desde que foi lançado, o clipe ultrapassou 1bi de views no YouTube.

Rita – Tierry

Cantando e contando o sofrido fim de caso com uma moça chamada Rita, o baiano Tierry tem consolidado seu sucesso nos quatro cantos do país. Esse barulho todo é fruto do talento de único de compositor de Tierry, que também é chamado “TieHit”.

Graveto – Marília Mendonça

De 2016 pra cá, Marília Mendonça é o nome mais presente nas canções mais tocadas. Convenhamos: a rainha da sofrência tem a manha de colocar hits na boca do povo. Em janeiro de 2020 Marília lançou Graveto, mais uma poderosa faixa do projeto Todos Os Cantos.

Dynamite – BTS

Na estrada desde 2013, o fenômeno BTS é uma das grandes forças do K-pop. Em agosto de 2020, o septeto lançou o clipe de Dynamite. De lá pra cá, já são mais de 628 milhões de views no YouTube, ou seja, é muito mais plays do que muitos canais conseguirão ao longo de uma vida na plataforma.

Henrique e Juliano – Liberdade Provisória

Em novembro de 2019, a dupla Henrique e Juliano gravou o DVD Ao vivo no Ibirapuera. Lançada como primeiro single do projeto, a faixa Liberdade Provisória bombou nas paradas praticamente ao longo dos 10 meses seguintes.

Tá Rocheda – Barões da Pisadinha

Não tem pra ninguém: em 2020, a música brasileira popular se rendeu ao talento d’Os Barões da Pisadinha. Lançada em 2019, a música Tá Rocheda é uma das responsáveis por esse ibope todo.

Yo Perreo Sola – Bad Bunny

Ninguém ganha um Grammy sem motivos, concorda? Na condição de um dos cantores mais populares do reggaeton, o porto-riquenho Bad Bunny fez a faixa Yo Perreo Sola conquistar mais de 423 milhões de views no YouTube.

Com ou Sem Mim – Gustavo Mioto

Em 2020, Gustavo Mioto fidelizou um público ainda maior e, além disso, viu seus números subirem nas plataformas. Nesse sentido, o destaque é a bela Com ou Sem Mim, faixa que ganhou uma versão pra lá de especial dos irmãos Yarley e Rayssa Bezerra – os influenciadores digitais do momento.

Cardigan – Taylor Swift

Constantemente, Taylor Swift ganha troféus nas premiações mais importantes da indústria fonográfica. Entre as conquistas, ela faturou o prêmio de Clipe do Ano, com a faixa Cardigan, no no American Music Awards 2020.

Saudade Sua – Gusttavo Lima

O Embaixador é “O” cara, simples assim. Em maio deste ano GL lançou Saudade Sua, faixa cujo clipe já ultrapassou os 100 milhões de views no YT.

Don’t Start Now – Dua Lipa

Quem também brilhou no American Music Awards 2020 foi Dua Lipa, que faturou o troféu de Melhor Música de Pop Rock. A música que deu esse importante título à artista foi Don’t Start Now, faixa cujo clipe tem mais de 420 milhões de views no YT.

Watermelon Sugar – Harry Styles

A cada lançamento, Harry Styles atinge uma maturidade artística impressionante, ou seja, pouco resta do pop mais básico dos tempos de One Direction. Lançado há cerca de 6 meses, o single Watermelon Sugar superou os 150 milhões de views no YouTube e tem altas rotações no Spotify e na Deezer.

Astronomia – Tony Igy

Se você tem WhatsApp, ou qualquer outro tipo de contato com internet, certamente foi impactado pelo “meme do caixão”. Essa criação engraçada, maluca e contagiante se chama Astronomia.

Libera Ela – Maiara e Maraisa

No finalzinho de 2019, a dupla Maiara e Maraisa gravou o DVD Aqui em Casa. Em abril de 2020, as gêmeas lançaram o primeiro EP do projeto. O grande destaque desse combo de divulgação foi a canção Libera Ela, faixa que marca o feat. do sertanejo empoderado das gêmeas com pagode moderno do Dilsinho.

Ainda Tô Aí – Eduardo Costa

No comecinho de abril, Eduardo Costa lançou a música Ainda Tô Aí. Na letra Eduardo canta sobre um cara que superou uma separação, mas que vê a ex tendo recaídas.

Por fim, fizemos uma respeitável recapitulação das canções mais tocadas em 2020. Agora, que tal ajudar a aumentar a popularidade desses artistas? É bem simples: basta compartilhar o link deste posr por aí, sempre marcando seus amigos que curtem fazer um som.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK