Cifra Club

Violão para iniciantes: as 5 aulas mais importantes

As aulas de violão para iniciantes nem sempre recebem a atenção merecida, sobretudo quando aprendemos a tocar de forma autodidata. Afinal, algumas metodologias de ensino deixam o aprendizado enfadonho. A boa notícia, no entanto, é que esse conteúdo pode ser aprendido de forma divertida, leve e eficiente!

Homem negro sentado, com violão em mãos e vendo aulas de violão para iniciantes no notebook
As aulas de violão para iniciantes abordam aspectos ergonômicos, técnicos e teóricos aspectos (Foto/Pexels)

Ao longo desta nossa conversa, você terá acesso a alguns conteúdos ensinados nas aulas de violão para iniciantes. São assuntos que uma vez aprendidos, vão te acompanhar por toda sua jornada de aprendizado.

Ficou curioso para conferir os passos que resultarão no pontapé inicial dos seus estudos? Então, dá só uma olhadinha nos fundamentos que vamos comentar:

  • Como ler cifras
  • Postura da mão direita
  • O uso da pestana
  • A independência dos dedos
  • Tocando a primeira música no violão

A partir dos fundamentos acima, seu aprendizado vai dar um up e tanto. Por isso, prepare aí o seu instrumento, se ajeite na sua cadeira e bora lá colocar a mão nas cordas.

As aulas essenciais de violão para iniciantes

O material que você conferir a seguir conta com o padrão Cifra Club de qualidade. É só dar play e pegar o conhecimento.

1. Como ler cifras de violão

As cifras estão para a música, assim como as placas de sinalização estão para o trânsito. Essa lógica é bem simples: o domínio sobre os diagramas cheios de riscos e números, inevitavelmente, é um fundamento primordial para um músico. É aí que entram em cena as explicações do Adriano Ferreira, o primeiro instrutor da história do Cifra Club.

2. Posicionamento da mão direita no violão

Para tirar o melhor som do seu instrumento, você precisa posicionar suas mãos de forma correta. A mão direita é a que toca [lembre-se que tocar e apertar são ações distintas] as cordas e dita o ritmo das músicas. Com as discas do Leo Eymard, você ficará fera nesse fundamento.

P.S.: se você for canhoto, e conforme for o jeito que escolheu para tocar violão, os papéis das mãos são invertidos.

3. Como fazer pestana no violão

Pesadelo de 11 em cada 10 iniciantes no violão, a pestana tem papel fundamental na música. No vídeo a seguir, a abordagem do Leo esclarece que as pestanas não são “bichos de sete cabeças”. Tudo é questão de treino, paciência e perseverança.

4. Como soltar os dedos e fazer acordes no violão

Muitos inciantes sentem os dedos travados e, simplesmente, desistem de tocar. Esse “travamento” além de ser normal, é uma condição que pode ser resolvida com treinos. Na videoaula abaixo, o Vinícius Dias ensina os exercícios de independência dos dedos na guitarra, mas você pode adaptá-los ao seu violão.

Não deixe de conferir a segunda parte dessa bateria de exercícios!

5. Tocando a primeira música no violão

Depois de dominar os conhecimentos primários, chegou a hora de praticar! Nesta aula bem top, Gustavo Fofão te aplica várias dicas para você usar quando for tocar sua primeira música. Preste bem atenção no vídeo, pois, trata-se de um conteúdo que vai facilitar bastante os seus passos na eterna jornada que é aprender a tocar violão.

Curso de violão para iniciantes

Conforme você deve ter percebido, os fundamentos acima são realmente importantes na jornada do estudo de violão para iniciantes. Porém, esse conteúdo é a ponta do iceberg que envolve o aprendizado. Será que você já sabe, por exemplo, qual é o instrumento ideal para você? A tua seleção de repertório musical é devidamente criteriosa?

Cifra Club Academy, plataforma de música EAD que oferece cursos de violão para iniciantes, teoria musical, entre outros
Você está a poucos cliques de acessar à melhor plataforma de ensino de música à distância do Brasil (Imagem/Cifra Club)

Se você sente que essas e tantas outras questões andam travando seu aprendizado, talvez é hora de pensar em buscar ajuda de especialistas. Nesse sentido, o Cifra Club Academy é a plataforma que revolucionará o seu aprendizado.

Em primeiro lugar, preciso dizer que tudo funciona em ambiente online. Em outras palavras, você vai fazer os cursos no conforto de sua casa e na hora que escolher. Assim como toda plataforma EAD que priorize o interesse do aluno, o Cifra Club Academy oferece um serviço de suporte pronto para resolver quaisquer dúvidas.

Outra vantagem é o livre acesso a uma variedade de conteúdos oferecidos! Logo, ao assinar um plano, o aluno pode fazer todos os cursos disponibilizados. Ou seja, você vai aprender a tocar violão, teoria musical e vários outros instrumentos. Por fim, mas não menos importante, esse combo espetacular cabe no seu bolso.

Como é o curso de violão do Cifra Club?

As aulas de violão para iniciantes deve começar do zero, pois, só assim é possível aprender a tocar de forma consistente e definitiva! Nesse sentido, o conteúdo do curo do Cifra Club passa por todas as etapas. Dessa forma, conhecerá o instrumento, tocará sua primeira música e aprenderá vários ritmos. Ademais, também entenderá os conceitos de cifras, tablaturas, tons, semitons e acordes. Evolua no treino de pestana.

Além disso, você dominará diferentes estilos musicais, pois os treinos são trabalhados em repertório variados. Em outras palavras, as aulas abordam músicas de pop, rock, gospel, sertanejo, entre outros.

Mais aulas de violão para iniciantes

Se você está realmente determinado a aprender tocar violão, preciso te indicar mais alguns conteúdos que são verdadeiras aulas para os músicos iniciantes. Dê uma boa olhadinha nos links abaixo e, certamente, não se arrependerá.

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK