Cifra Club

Especial Billie Eilish: biografia, cifras das músicas e muito mais!

Se o assunto é música atual, a relevância da cantora e compositora americana Billie Eilish é pauta inevitável. Dona de uma personalidade marcante, essa jovem artista transforma seu doce timbre de voz em uma afiada e, sobretudo afinada, navalha que dilacera nossas almas com canções densas, reflexivas e confessionais. Como os problemas e situações só mudam de nome e de endereços, o público tende a gerar uma identificação imediata com o som dela.

Billie Eilish sob os efeitos de uma luz azul fluorescente

De olhos e ouvidos no natural desgaste da musicalidade plastificada e demasiadamente computadorizada das divas do pop, Billie Eilish chegou para inovar. Investindo num som mais abrangente, ela faz o indie ser mais acessível ao grande público. Prova disso são os vários prêmios que ela vem ganhando ao longo dos últimos anos. Aparentemente cansada das batidas repetitivas e letras relativamente rasas, a multidão comprou a ideia desse novo conceito de música popular que Eilish tem capitaneado.

No texto de hoje, a conversa gira em torno dessa artista tão diferenciada. Além de conferir um pouco da biografia dela, vamos curtir alguns hits, saborear clipes e, claro, tocar algumas músicas. Bateu uma curiosidade por aí? Então, se ajeite, pegue seus fones de ouvido, seu violão e cola no rolê!

Quem é Billie Eilish? Confira um resumo de sua biografia

Descendente de irlandeses, Billie Eilish Pirate Baird O’Connell nasceu em Los Angeles, Califórnia, em 18 de dezembro de 2001. Do alto de seus 18 anos, ela canta, dança, escreve e é símbolo de uma juventude que sabe como usar as redes sociais para engajar seus posicionamentos ideológicos e filosóficos.

Os pais dela são Maggie Baird e Patrick O’Connell, ambos profissionais renomados na indústria do entretenimento. Maggie é atriz, dubladora, cantora e compositora, e Patrick é ator e radialista. O irmão mais velho dela é o cantor, compositor e multi-instrumentista Finneas Baird O’Connell, o popular FINNEAS, que já faturou cinco Grammy Awards.

Billie Eilish e seus pais e irmão, durante a cerimônia do Grammy 2020

Apesar de ter nascido num lar funcional, a artista tem seus fantasmas interiores. Em entrevistas, ela revelou que tem síndrome de Tourette, transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por tiques físicos e vocais; sinestesia, condição neurológica que interfere nas experiências sensoriais; e depressão, o transtorno mental que pode afetar pensamentos, comportamentos, sentimentos e o bem-estar de uma pessoa. Por meio da música, Billie canaliza seus dramas, anseios e perturbações.

O início da carreira profissional

Tendo a arte como principal molécula de seu DNA, felizmente, Eilish descobriu seus talentos logo cedo. Começou estudando sapateado, mas gradualmente se rendeu à dança moderna e ao hip-hop, terreno aonde encontrou seu tipo de música favorito e mais inspirador. Além de astros do rap, ela cresceu ouvindo Beatles, Green Day, Amy Winehouse, Lana Del Rey, entre outras estrelas.

Melhores músicas de Billie Eilish

Billie Eilish começou a cantar aos oito anos, no Children’s Chorus, coral infantil de Los Angeles. No começo da adolescência, aos 11, deu o start em sua carreira de compositora. Aos 14 anos, passou a lançar material original, escrito por ela e produzido FINNEAS. A música que a divulgou para o mundo foi Ocean Eyes, lançada em 2016. Batizado When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, o disco de estreia dela foi lançado em março de 2019.

Billie Eilish segura seus cinco troféus conquistados no Grammy 2020

De 2018 pra cá, Eilish foi indicada a 92 prêmios e faturou 41 deles – incluindo cinco categorias no Grammy Awards de 2020. É sucesso que fala, né? Para celebrar essa carreira tão nova e vitoriosa, vamos curtir as melhores músicas de Billie Eilish.

Ocean Eyes

Já em sua estreia, no ano de 2016, quando tinha 14 anos, Billie Eilish apresentou uma personalidade artística realmente marcante. Em todos os sentidos, a inesquecível Ocean Eyes chama atenção por sua estética minimalista.

Aprenda a tocar Ocean Eyes, primeiro sucesso de Billie Eilish.

When The Party’s Over

Lançado em outubro de 2018, esse single tem o clipe que iconiza a assinatura mais recorrente no trabalho da artista: o estilo conceitual e sombrio. Em cena, ela bebe um líquido preto e chora um rio de lágrimas negras.

Confira a cifra completa de When The Party’s Over.

All The Good Girls Go To Hell

Já com o clipe de All The Good Girls Go To Hell, de 2019, a produção elevou o nível do terror! Em cena, asas de anjo crescem no corpo de Billie, que logo depois cai do céu em uma poça escura. Na sequência, ela vagueia em um cenário pós-apocalíptico.

Vem ver a cifra de all the good girls go to hell!

Bad Guy

Lançada em março de 2019, Bad Guy foi primeiro lugar entre as mais ouvidas em vários países. Só nos EUA, a música ficou por 19 semanas liderando as paradas de sucesso. Essa música sobre o “tal do cara mau” foi tema de uma videoaula, do Cifra Club, conforme você confere abaixo.

Confira a cifra completa de Bad Guy, sucesso de Billie Eilish.

No Time To Die

Convocada para assumir o tema do novo filme da franquia 007, 007: Sem Tempo Para Morrer, de 2020, a artista não fugiu da responsa. Em parceria com o irmão e com o lendário Hans Zimmer, mago das trilhas sonoras, ela escreveu No Time to Die. O grande destaque da música é a interpretação de Billie, que solta a voz como nunca antes na carreira.

Dê o play e relembre a performance da faixa no BRIT Awards, com a participação do músico Johnny Marr, ex-guitarrista da banda The Smiths.

Acesse a cifra completa de No Time To Die, trilha do filme 007.

Lovely

Escrita e cantada em parceria com o cantor Khalid, e lançada em 2018, Lovely fez parte da trilha da segunda temporada da série 13 Reasons Why. O clipe mostra os dois artistas caminhando ao redor de uma caixa de vidro e, claro, mantendo uma intrigante interação.

Não deixe de conferir a cifra de Lovely.

My Future

Lançada em julho de 2020, essa música mostra uma Eilish flertando com a soul music, mas sem deixar de lado seus traços minimalistas. O arranjo é mais dançante e emoldura uma letra que fala sobre “crescimento pessoal”.

Aprenda a tocar My Future, a nova da Billie Eilish, hoje mesmo!

E então, minha amiga e meu amigo! Já que chegou até aqui, que tal dar um help? Nesse sentido, basta compartilhar este post por aí, sempre marcando seus amigos que gostam de música. Precisamos espalhar essa qualidade artística por aí 😉

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK