Cifra Club

Quem são as cantoras e cantores sertanejos do momento?

Confira a lista de artistas solo da nova geração da música sertaneja que devemos ficar de olho em 2023!

A música sertaneja segue popular, sobretudo entre os mais jovens, há décadas. Um dos segredos dessa sustentabilidade é a capacidade de renovação que os envolvidos com o estilo sabem cultivar. Mas como está a safra de cantores sertanejos do momento? Além de ir muito bem, a nova geração também é formada por cantoras 100% talentosas.

Felipe Grilo, um dos cantores sertanejos  durante gravação de DVD
Felipe Grilo, uma das promessas da nova safra da música sertaneja (Foto: Divulgação)

Neste artigo, você descobre quais artistas vão continuar colocando o sertanejão no mapa. Prepare teus fones e nem tente segurar a emoção!

17 artistas sertanejos da nova geração

Neste texto, você curte o som de cantoras e cantores sertanejos do momento. São nomes que, inevitavelmente, vão agitar o cenário da música brasileira em 2023. Dá só uma olhada nesse time de estrela:

  • Alexia Reis
  • Felipe Grilo
  • Ana Castela
  • Lucas Avona
  • Day Oliveira
  • Filipe Souza
  • Tainan
  • Rapha Damasceno
  • Lari Ferreira
  • Marcos Willian
  • Lettícia Theodoro
  • Thiago Castelli
  • Naessa
  • Luan Kastelan
  • Chico Teixeira
  • Evelyn Duarte
  • Dan Lellis

Alerta de spoiler: esta lista reúne nomes que fazem as mais variadas batidas sertanejas, viu? Tem música de todos os temperos e sabores sertanejos.

Vamos lá?

1. Alexia Reis

Paulista de berço, mas criada em Ipatinga (MG), Alexia Reis descobriu logo cedo a vocação para música e começou a cantar na igreja. Posteriormente, passou a gravar vídeos para a internet, sempre fazendo covers dos artistas que curte.

Em meados do ano passado, Alexia assinou com a WorkShow, empresa que gerencia as estrelas da música sertaneja. Atualmente, a nova sensação feminina da música sertaneja está trabalhando na divulgação do single Você e Ela, feat. com Maiara e Maraisa.

2. Felipe Grilo

Natural de Ceilândia (DF), mas com fortes ligações com o Rio Grande do Norte, Felipe Grilo é um dos novos cantores sertanejos que mais vão dar o que falar em 2023. Com muita personalidade, resgata a lendária pegada da música sertaneja das gerações dos anos 80 e 90: romantismo, timbre de voz limpo e marcante e melodias impagáveis.

Em 2022, Felipe lançou vários singles e EPs. Um dos trabalhos mais recentes é a maravilhosa Perguntas.

3. Ana Castela

Nascida em Amambai (MS), Ana Castela foi criada na vizinha Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai. Como os avós tinham uma fazenda no lado paraguaio, Ana acabou absorvendo aspectos culturais dos dois países.

Essa jovem e talentosa cantora da nova geração do sertanejo tem apenas 19 anos e “chegou chegando” para revolucionar a cena. “Olá, rapazes, aqui é a boiadeira”. Assim começa Pipoco, hit de 2022, que trouxe o country-funk-EDM de Ana Castela para o grande público.

Para 2023, a primeira aposta dessa artista é o manifesto feminista Dona de Mim. Dê o play e aprecie o vozeirão grave!

4. Lucas Avona

Lucas Avona entrou na indústria musical como compositor. O sertanejo compôs sucessos para grandes nomes da cena, como Tayrone, João Bosco & Vinícius, Diego & Arnaldo, dentre outros.

Seguindo a linha do sertanejo romântico e pop, Lucas está sendo produzido por William Santos, um dos maiores produtores do sertanejo. Entre outras estrelas, William trabalhou com Maiara e Maraisa, Lauana Prado e Marcos & Belutti.

5. Day Oliveira

Day Oliveira deu início a sua carreira no mundo digital no finalzinho do ano passado com a música Barulim. A faixa chamou a atenção dos internautas e rapidamente conquistou vários plays em todas as plataformas digitais.

Day aposta com força na vertente empoderada e romântica do feminejo, trazendo letras fortes com um vocal poderoso. Para 2023, ela pretende seguir lançando as músicas que são parte do primeiro projeto da sua carreira.

6. Filipe Souza

A nova geração da sofrência sertaneja abre alas para Filipe Souza, que traz um projeto daqueles de partir o coração e tomar todas no bar! Filipe Souza – Ao Vivo no Buteco está sendo lançado single a single nas plataformas digitais, com participações de grandes nomes da cena.

As músicas contam histórias de boteco… sabe aqueles amores que não deram certo? Então… Para quem está sofrendo por amor, é um prato cheio. Só dar o play e curtir o trabalho de um dos mais promissores cantores sertanejos do momento.

7. Tainan

A cantora Tainan estreou a sua carreira nas plataformas digitais em 2022 e já veio emergindo como uma das principais potências para o feminejo. Com músicas empoderadas, a sertaneja pretende seguir uma linha do sertanejo que coloca a mulher em primeiro lugar.

Tainan é brasileira, mas atualmente reside em Portugal, conquistando fãs europeus a cada show que realiza pelo país. Para 2023, pretende lançar novos projetos, que ainda serão divulgados ao longo do primeiro semestre.

8. Rapha Damasceno

Rapha Damasceno teve uma série de lançamentos de sucesso desde a sua estreia nas plataformas digitais em 2021. Seguindo a linha do sertanejo romântico tradicional, Rapha tem muitas músicas para apresentar no decorrer de 2023.

9. Lari Ferreira

Natural da cidade de Quirinópolis (GO), Lari Ferreira é uma verdadeira “caneta de ouro”. Entre outros hits, ela ajudou a escrever:


A partir de 2018, Lari começou a despertar interesse como intérprete, já que cantava nas guias de suas composições. A ideia decolou e, dois anos depois, ela já tinha contrato assinado com a gravadora Som Livre e com a WorkShow. O single de estreia foi Deixa Eu Namorar.

Em janeiro de 2023, Lari Ferreira lançou Pior Amigo, faixa do DVD Sem Tê Dó. Só dê o play e confira o trabalho de uma das mais brilhantes cantoras sertanejas do momento:

10. Marcos Willian

Alô, brutaiada! O som bruto, rústico e sistemático está muito bem representado entre os cantores sertanejos do momento, viu? Diretamente de Joinville (SC), a voz grave de Marcos William está pronta para ecoar pelos quatro cantos do mundo.

Com muito bom gosto, o som de Marcos une diferentes batidas do violão sertanejo com elementos do country e da música regional do Sul do Brasil.

11. Lettícia Theodoro

Seguindo uma linha tradicional do feminejo, Lettícia Theodoro tem uma veia forte no sertanejo sofrência. Um dos diferenciais desse trabalho é a originalidade, ou seja, Lettícia não tenta imitar os trejeitos e pegadas vocais suas colegas de profissão.

Essa brilhante artista paranaense começou a despontar no cenário em 2022, em razão do lançamento de vários singles. No final do ano passado, Lettícia lançou a música Prepara Pra Guerra.

12. Thiago Castelli

Atuando como cantor, músico e compositor, Thiago Castelli é um dos responsáveis por manter a cena paranaense cada vez mais forte e renovada na música sertaneja.

Em suma, o trabalho de Thiago aproxima o diálogo entre o som sertanejo e as batidas eletrônicas dançantes. Se você curte as inovações no sertanejão, o trabalho desse jovem artista precisa estar em seu radar.

13. Naessa

Em razão de sua voz potente e emblemática, Naessa tem o apelido de “Bruno de saia” — em referência ao cantor Bruno, da dupla com Marrone. Essa brilhante cantora mineira está na estrada desde a adolescência, sempre conduzindo a carreira corretamente rumo ao panteão dos gigantes da música sertaneja.

O disco de estreia foi lançado no ano de 2016. Já no início de 2020, Naessa gravou e lançou seu primeiro DVD, que teve como destaque as inéditas Terceira Pessoa e Criei Raiz.

A grande guinada na carreira, no entanto, aconteceu em 2022. No ano passado, a artista fechou com a WorkShow e lançou um DVD, assinado pelo já consagrado produtor musical Junior Melo e toda a equipe do Studio Bar. Uma das pérolas desse trabalho é a faixa Foguete Não Tem Ré.

Com base nessa trajetória tão segura e gradual, bem como nesse repertório bem escolhido, temos motivos de sobra para entender que Naessa é uma das cantoras sertanejas que devemos ficar de olho em 2023.

14. Luan Kastelan

O cantor e compositor Luan Kastelan ganhou seu primeiro violão quando tinha nove anos. Ainda ali, na infância, percebeu o dom para música. Começou a tocar e cantar sozinho em reuniões familiares, festas, aniversários e outros pequenos eventos.

Cerca de três anos atrás, Luan começou a despontar no cenário. De lá pra cá, músicas como Lado Direito, Dopamina e Bebezim estão ajudando esse artista tão talentoso a marcar presença no mercado. Com o lançamento do single Várias Sanfonadas, que marca um feat. com Fernando Ganso, Luan Kastelan chega em 2023 com fortes indícios de que será um dos cantores sertanejos do momento.

15. Chico Teixeira

Chico Teixeira é a sexta geração de músicos na família Teixeira, filho do Renato, um dos principais nomes da velha guarda. Em 2022, o artista brilhou na novela Pantanal, dando a vida ao peão Quim e, claro, mostrando algumas faixas no decorrer da primeira fase da trama.

Convenhamos: no ano passado, a carreira de Chico engatou voos mais altos. Afinal, a exposição em uma novela de sucesso muda o curso de qualquer trajetória artística. Seguindo esse embalo, ele certamente puxa o bonde dos cantores sertanejos do momento.

16. Evelyn Duarte

Dona de uma voz grave, dessas que arrasam o quarteirão, a maranhense Evelyn Duarte tem apenas 16 anos e muito talento. Intérprete de hits como Estrelinha e Frase Mais Dita, a cantora promete ultrapassa mais de 1,2 milhões de visualizações no YouTube. Desta vez, a artista “chega chegando” com Adiando Saudade, o 4º lançamento de seu EP.

17. Dan Lellis

Numa lista de cantores sertanejos do momento, a presença de um expoente da nova tendência desse gênero musical é essencial. Nesse sentido, o cantor e compositor goiano Dan Lellis é um representante à altura.

O som de Dan transcende as fronteiras e dialoga com vários ritmos e estilos, incluindo trap e música pop. Seu lançamento mais recente é dançante Casal Loucura.

Curtiu conhecer esses nomes que vão bombar no cenário sertanejo em 2023? Só artista talentoso e de grande destaque!

E sabe quem também pode brilhar com a música sertaneja? Você! Isso porque o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy está de braços abertos para te ensinar tudo sobre este gênero musical nas seis cordas.

Assim, você vai desenvolver todas as habilidades e técnicas necessárias para tocar sertanejo no violão. Nas aulas da nossa plataforma, o ensino é totalmente focado na sua evolução musical, com uma metodologia baseada em muito repertório!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

Para completar, além de garantir um aprendizado riquíssimo, diversas vantagens estarão disponíveis para você. Por exemplo:

  • Acesso às aulas de onde e quando quiser (só precisa ter internet);
  • Preço acessível;
  • Materiais complementares;
  • Lives e canal no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Acesso a todos os cursos da plataforma com somente uma assinatura;
  • Todos os benefícios do Cifra Club Pro (navegação no site sem anúncios e newsletters exclusivas, por exemplo).
Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK