Cifra Club

As 10 melhores músicas do Capital Inicial para ouvir e tocar hoje

Eles estão por aí há 38 anos! Desde que começaram a fazer um som, lá em Brasília, onde “as ruas têm cheiro de gasolina e óleo diesel”, esses caras lançaram 14 discos de estúdio, 4 trabalhos ao vivo e eternizaram incontáveis hits no pop rock brasileiro. Sim, amigos e amigas, estou falando do Capital Inicial 😉

Fê Lemos, Dinho Ouro Preto, Yves Passarel e Flávio Lemos, os integrantes do Capital Inicial

Capital Inicial é uma das bandas mais adoradas do rock brasileiro (Foto: Divulgação)

No post de hoje, a família Cifra Club paga uma dívida antiga com a música brasileira popular. Chegou a hora de homenagear um grupo que conhece “todos os lados”, truques e artimanhas do show business. Fato é que “à sua maneira”, o Capital driblou as crises na indústria, superou divergências internas e – sobretudo – resistiu aos modismos que praticamente sepultaram as nossas rádios especializadas em rock.

Ajuste aí os seus fones de ouvido, prepare o seu violão e fique atento! Começa, agora, a nossa experiência sensorial com as 10 melhores músicas do CapIn*. Apesar de não ser um “kamikaze”, esse que vos escreve recomenda que apertem os cintos, pois as emoções serão fortes.

Vamo lá?

*apelido que a banda tinha nos tempos de Brasília

O show do Capital Inicial

Antes de partir para as músicas, precisamos falar sobre o show do Capital. Quem já foi in loco, certamente percebeu a atmosfera positiva que toma conta do lugar. A troca de energias entre os músicos e o público é algo que derrete até o mais gélido dos corações.

Detalhe: muita gente vai só pra curtir, mas se converte ao “capitalianismo” no meio do espetáculo. No final, sai do local do show com uma camiseta da banda 😉

Capital Inicial sauda a plateia depois de um show apoteótico

No palco, o Capital se resolve e é insuperável (Imagem: Divulgação)

Com um repertório cheio de hits e uma presença de palco tão singular e honesta, o Capital acaba sendo a banda de pop rock brasileira que marcou mais presença nos principais festivais de música no Brasil. Com exceção do Lollapalooza, o quarteto já tocou no Rock in Rio, Hollywood Rock, SWU, Planeta Atlântida, Porão do Rock e vários outros.

Vou te dar um conselho [Aproveita, porque é de graça]: quando o isolamento social acabar e o calendário de shows voltar ao normal, tente ir ao show do Capital Inicial. Até lá, aproveite as lives e as apresentações no formato drive-in.

As melhores músicas do Capital Inicial

Ao longo de sua extensa discografia, o CapIn lançou mais de 30 singles. Boa parte dessas canções ganharam clipes e até hoje tocam nas rádios e animam playlists. Fazer um Top 10 dos hits deles é bem complicado! Por isso, desde já, peço desculpas se a sua música não constar nesta lista.

Spoiler: as canções apresentadas neste post não seguirão ordem cronológica.

Leve Desespero

Escrita em 1982, Leve Desespero foi a primeira canção autoral do CapIn. A ideia surgiu de um tema do baixista Flávio Lemos e com uns floreios do guitarrista Loro Jones. O batera Fê Lemos e o vocalista Dinho Ouro Preto desenvolveram o groove de bateria e a letra. Quase 40 anos depois, essa música continua na mente e na boca dos fãs da banda. Dê o play e confira o belo resultado de um trabalho em equipe.

O Passageiro

A primeira vez que o Capital regravou esse clássico de Iggy Pop foi no disco Eletricidade, de 1991. A versão era bem grunge, cheia de guitarras e vocal na oitava mais alta. No Acústico, no entanto, a faixa foi totalmente reconstruída e ganhou a envolvente roupagem que nunca mais será como antes.

Confira a cifra e a videoaula de O Passageiro, hit do Capital!

À Sua Maneira

Em 2001, o Capital encarou uma importante mudança em sua formação: saiu Loro Jones e entrou Yves Passarell, guitarrista fundador da banda de metal Viper. A nova fase veio com o disco Rosas e Vinho Tinto, cujo primeiro single foi À Sua Maneira – versão em português para De Música Ligera, clássico da banda argentina Soda Stereo.

Com esse hit, o quarteto mostrou que existe vida após acústico. Dê o play e confira a videoaula completa de À Sua Maneira:

Kamikaze

Lançada no disco Eletricidade, de 1991, Kamikaze é uma das favoritas dos fãs do Capital. Fora do repertório desde a turnê do Acústico MTV, a faixa ainda toca em algumas rádios de rock e cativa até mesmo os capitalianos da nova geração. Em entrevistas, Dinho já alegou que a banda simplesmente não consegue “resolver a música”.

Tudo Que Vai

Eis o primeiro single do Acústico MTV, álbum lançado em 2000. Fruto de uma parceria entre Alvin L, Dado Villa Lobos, Toni Platão, Tudo Que Vai quase não entra no disco!

Capital Inicial no Acústico MTV, disco lançado em 2000

Acústico MTV do Capital completou 20 anos, em 2020 (Foto: Divulgação)

A letra foi inspirada no término de um relacionamento de Toni, que aproveitaria a música autobiográfica no seu próprio disco. Dado e Alvin, no entanto, cederam a canção pro álbum desplugado do Capital. A partir daí, segundo conta Dinho, todo mundo brigou por causa da música e os caras quase romperam a amizade.

Por mais que tenha chegado de forma claudicante ao repertório do Capital Inicial, Tudo Que Vai virou hit atemporal e é uma das canções mais festejadas entre os fãs. Felizmente, os envolvidos fizeram as pazes e todos eles tocam essa canção tão maravilhosa em seus shows.

Não Olhe Pra Trás

Registrada no disco giGAntE!, de 2004, essa música tocou bastante nas rádios, na MTV e até hoje é presença certeira nos shows. A mensagem sobre deixar os problemas no passado, e olhar pra frente, sempre servirá para aconselhar os amigos ou até mesmo para uma autorreflexão.

Acesse a cifra e a videoaula de Não Olhe Pra Trás, sucesso do Capital Inicial!

Música Urbana

Em 1986, o Capital lançou seu ótimo e homônimo disco de estreia. O álbum veio com três heranças do repertório do Aborto Elétrico – banda seminal de punk, cuja formação clássica contou com os irmãos Lemos e Renato Russo. Uma dessas faixas foi Música Urbana, que inclusive foi parar na trilha da novela Roda de Fogo, da Globo, e colocou a banda em evidência no rock brasileiro. O resto… Bem, já é história 😉

Natasha

Muita gente faz pouco caso de Natasha, sobretudo os fãs mais puritanos. Para essa galera, a letra quase lúdica está um pouco aquém do que se espera de uma canção de pop rock. Se pensar fora da caixa, no entanto, é possível entender que essa música ajudou o som do Capital a conquistar público de outros segmentos.

Veja a cifra e o clipe oficial de Natasha!

O Mundo

Em 1998, depois de cinco anos de separação, a formação original do CapIn voltou à ativa. Acertadamente, Dinho, , Flávio e Loro lançaram um disco de inéditas, o ótimo Atrás dos Olhos, e conseguiram remar para fora das ondas nostálgicas que afogam a maioria dos retornos de bandas. A inquietude presente na letra de O Mundo simboliza a volta definitiva do Capital Inicial.

Primeiros Erros

Se o Acústico MTV do Capital Inicial vendeu mais de 1 milhão de cópias, Primeiros Erros foi uma das grandes “culpadas” pelo sucesso estrondoso. Antes de chegar no disco da banda brasiliense, essa música também foi sucesso nas vozes de Kiko Zambianchi (1985) e Simony (1995). Agora, ninguém pode negar que a versão do Capital é a definitiva, concorda? Relembre a apresentação dessa canção, no Rock in Rio 2011.

Confira a cifra e a videoaula de Primeiros Erros!

Curte pop rock? Confira as listas abaixo:

Já que você chegou até aqui, que tal compartilhar o link deste post aí nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp? Juntos, somos mais fortes na hora de celebrar o legado do Capital Inicial ;)

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK