Cifra Club

20 melhores músicas com cifras simplificadas para iniciantes no violão

Listamos as melhores músicas com cifra simplificada para você incrementar no seu repertório e turbinar os estudos no violão!

Começar a tocar qualquer instrumento musical é um desafio. Isso porque precisamos aprender novas habilidades, o que demanda tempo e dedicação. Para te ajudar nessa missão, selecionamos as melhores cifras simplificadas para iniciantes no violão!

Aluna de violão tocando músicas com cifras simplificadas
O iniciante no violão pode e deve tocar canções que vão além de “Parabéns Pra Você” (Foto: Reprodução/Freepik)

Antes de tudo, saiba que, no universo sonoro, existem as músicas fáceis e as com cifra simplificada. As primeiras são simples por essência – tanto o ritmo quanto a harmonia são acessíveis. No segundo caso, os acordes e até a batida, por exemplo, são facilitados a fim de descomplicar a execução.

Para quem está começando a tocar violão, é muito importante ter contato com os dois tipos de músicas. Afinal, canções complexas podem desanimar no início da caminhada musical. Ou seja, durante sua jornada, a paciência é uma aliada importante!

Cifras simplificadas para tocar no violão

A seguir, você confere as melhores músicas com cifras simplificadas para adicionar ao seu repertório. São canções de estilos diferentes, que vão estimular variadas habilidades suas no instrumento. Sendo assim, afine o seu violão e prepare-se para os estudos!

Confira um spoiler do nosso repertório de hoje:

  • Acima do Sol
  • Californication
  • Trevo
  • Flor e o Beija-flor
  • Sweet Child O’ Mine
  • Primeiros Erros
  • Lugar Secreto
  • Vida Vazia

Se prepare por aí e vamos nessa!

1. Acima do Sol — Skank

A música Acima do Sol já é muito fácil de tocar em sua versão original, que possui apenas 4 acordes. No entanto, a simplificada tem somente 2 acordes, sendo que nenhum inclui pestana. São eles Am e G, fundamentais para iniciantes. O ritmo sofre variações, mas conhecendo a música e com a ajuda da nossa videoaula você não vai sofrer para aprender:

2. Só Tu És Santo — Morada

Para tocar a música Só Tu És Santo, do grupo Morada, você só precisa de 5 acordes – todos básicos e sem pestana. É uma verdadeira benção para os iniciantes! A batida rock segue por toda a música, e as trocas entre os acordes são lentas, o que facilita ainda mais.

3. Californication — Red Hot Chilli Peppers

Mesmo com 10 acordes, Californication é fácil de tocar, até para iniciantes. Porém, preste atenção nas mudanças rápidas de acordes nas pontes e no refrão.

4. I’m Yours — Jason Mraz

Para tocar I’m Yours, você precisará saber fazer pestana. Isso porque 4 dos 5 acordes exigem essa técnica. O shape de F5- é o mais complicado, mas aparece poucas vezes na cifra. O mais importante é se ligar na batida de reggae, que guia toda a base da música.

5. Trevo — Anavitória

Em Trevo, utilize um capotraste na 3ª casa e atente-se à parte rítmica. Nesse sentido, ao invés de usar palhetadas, alterne entre os bordões (cordas mais graves) e as primas (cordas mais agudas). A parte grave é executada pelo polegar, enquanto a aguda é tocada pelos dedos indicador, médio e anelar.

6. Penhasco — Luísa Sonza

Apesar do arranjo super produzido da canção Penhasco, com piano e sintetizadores, a versão voz e violão tem seu charme. Antes de tudo, coloque o capotraste na 4ª casa. Dessa forma, você só usará os shapes de A, B7, C e Em – ou seja, nenhuma pestana.

7. Flor e o Beija-flor — Henrique & Juliano

A versão simplificada da canção Flor e o Beija-flor possui 5 acordes – a pestana aparece no F. Sobre a levada, é um clássico ritmo sertanejo na batida de guarânia.


E, para você que quer aprender mais sobre os ritmos sertanejos no violão, não deixe de conferir o curso do Cifra Club Academy!

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

8. Trem-Bala — Ana Vilela

Com apenas 4 acordes, Trem-Bala é para quem está bem no início dos estudos de violão! O ritmo é marcado em um dedilhado bem simples, e você pode aprender o passo a passo completo para tocá-lo na videoaula abaixo:

9. Por Onde Andei — Nando Reis

Por Onde Andei possui 5 acordes, todos fáceis, e um único ritmo durante a música toda. Tenha atenção aos shapes com pestana – F e Bb5(9) – e mantenha a clássica batida rock em toda a canção. Fácil, não é?

10. Pode Morar Aqui — Theo Rubia

A música Pode Morar Aqui, do cantor Theo Rubia, também tem apenas 5 acordes, sendo que o único que precisa de pestana é o F. Ademais, a batida segue o padrão ↓↑↑ ↓↑↑ ↓↓↑ – as trocas de acordes são realizadas sempre ao final dessa sequência rítmica.

11. Sweet Child O’ Mine — Guns N’ Roses

Perfeita para quem ainda não sabe fazer pestana no violão, Sweet Child O’ Mine tem um acorde que pode dificultar um pouco: B7. Além disso, para fazer a base deste clássico do rock, é importante prestar atenção nas mudanças de acordes e em quanto tempo cada shape é tocado.

12. Chão de Giz — Zé Ramalho

Que tal aprender a versão simplificada da música Chão de Giz? Somente 1 dos 6 acordes da música (Bm) necessita da pestana. No entanto, o mais importante para tocar essa canção é se ligar no ritmo, marcado na batida de balada em compassos 6/8.

Se você quer se desenvolver ainda mais no instrumento, conheça também o curso de violão do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma, você encontra o melhor auxílio profissional para o seu aprendizado musical.

Curso de violão do Cifra Club Academy

13. Primeiros Erros — Capital Inicial

Primeiros Erros é uma música com 10 acordes e, por isso, exige bastante treino para decorar a ordem em que aparecem. Não se assuste com os nomes complicados dos shapes. Afinal, nenhum deles precisa de pestana e, com dedicação e prática, vai ser bem tranquilo de tocar. Por fim, é preciso ficar esperto nas trocas de acordes.

14. Amei Te Ver — Tiago Iorc

Na versão simplificada de Amei Te Ver, temos apenas 5 acordes. Todos fazem parte da tonalidade de C, e nenhum precisa de pestana. Ademais, a levada é super básica, mas é preciso se atentar ao tempo em que cada acorde é tocado.

15. Lugar Secreto — Gabriela Rocha

Ao tocar Lugar Secreto, atente-se às mudanças dos 5 acordes da música. Alguns são tocados por meio compasso, enquanto outros duram um compasso inteiro. A música tem um andamento mais lento, o que vai facilitar bastante o seu aprendizado.

16. Tempo Perdido — Legião Urbana

Tempo Perdido é uma das melhores músicas para iniciantes no violão! Ao todo, temos 4 acordes (apenas um com pestana, o Bm) e um ritmo por toda a canção: ↓↓↑↑↓↑. Os demais shapes da música são C, Am7 e Em.

17. Vida Vazia — Bruno & Marrone

Vida Vazia, da dupla Bruno & Marrone, é um dos clássicos da música sertaneja. A faixa possui 6 acordes, e apenas o Bm precisa de pestana. A batida é a mesma durante toda a canção, porém há trechos com mais de um shape por compasso. Isso significa que é uma ótima música para treinar trocas de acordes rápidas!


18. Sozinho — Caetano Veloso

Embora a versão original de Sozinho seja tocada com um dedilhado, para a simplificada vamos usar batidas no violão por toda a música. Sendo assim, a faixa possui dois ritmos diferentes. ↓ ↓↓↑ e ↓↓ ↑↑↓↓ ↓↑. Por fim, os 9 acordes da canção são simples – com exceção do F7M, que vai te demandar um pouco mais de tempo para montá-lo.

19. Evidências — Chitãozinho & Xororó

Verdadeiro hino da música brasileira, Evidências conta com quase todos os seus 9 acordes sem pestana, com exceção de F e Fm. Além disso, coloque um capotraste na 4ª casa para tocar no tom certo.

20. Só Os Loucos Sabem — Charlie Brown Jr.

Para encerrar nossa lista de músicas com cifras simplificadas, Só Os Loucos Sabem tem somente 5 acordes. Na versão simplificada da canção, faça a famosa batida rock. Contudo, preste atenção nas trocas de acordes, pois, em alguns momentos, elas são feitas de forma rápida.

Colegas das cordas, vocês gostaram das dicas para tocar no violão as melhores músicas com cifras simplificadas? É normal que surjam dificuldades, mas não desista jamais!

Por fim, para aprimorar as suas habilidades nas seis cordas, não deixe de conferir o curso de violão do Cifra Club Academy! Dessa maneira, você poderá desenvolver sua técnica no instrumento com ainda mais músicas.

Ademais, as vantagens de assinar a nossa plataforma são várias. Saca só:

  • Possibilidade de assistir às aulas de onde e quando quiser – só precisa ter acesso à internet;
  • Materiais de apoio;
  • Método de ensino pensado na sua evolução;
  • Padrão Cifra Club de ensino musical;
  • Acesso a todos os cursos da plataforma (são mais de 10) com apenas uma assinatura;
  • Lives exclusivas para tirar dúvidas;
  • Grupo no Telegram também exclusivo para dúvidas;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro – que inclui, entre outros benefícios, navegação sem anúncios no site e recebimento de newsletters exclusivas.

Não dá mais para perder tempo, não é? Estude música com o Cifra Club Academy agora mesmo!

Curso de violão do Cifra Club Academy

Mais cifras simplificadas

Procurando mais cifras simplificadas para violão? Então se liga na biblioteca de links a seguir:


Agora, é só montar o repertório e aprimorar a tocada!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK