Cifra Club

Como tocar músicas de Cristiano Araújo? Confira as cifras!

As músicas de Cristiano Araújo fizeram história não só durante a sua carreira em vida, mas até os dias de hoje. Dessa maneira, seu impacto na indústria musical, sobretudo no sertanejo, permanece vivo nas canções, na carreira do irmão e nas letras eternizadas em outras vozes. 

Cristiano Araújo em performance ao vivo
Cristiano Araújo deixou seu legado marcado como um dos maiores representantes recentes da música sertaneja (Foto/Reprodução/Internet)

Conhecido por sua voz potente, Cristiano Araújo encantou o público com hits entre os anos de 2012 a 2015. Porém, sua ascensão foi interrompida bruscamente por um acidente de trânsito que resultou em seu falecimento, deixando saudades em fãs e admiradores. Com isso, nada melhor do que homenagearmos este grande nome do sertanejo, não acha?

As cifras das melhores músicas de Cristiano Araújo

Para relembrar seus grandes sucessos e dedicá-lo a qualquer momento, listamos algumas das melhores músicas de Cristiano Araújo para você tocar e incluir de vez em seu repertório. Vamos lá?

1. Caso Indefinido

Abrindo a lista, temos Caso Indefinido, que, curiosamente, leva a assinatura de Maraisa em sua composição. Para tocá-la, é preciso prestar atenção na introdução mais trabalhada e nas variações presentes. A grande sacada para tocar essa faixa é ficar atento às sequências especiais de cada parte da música, como você pode acompanhar no vídeo abaixo. Bora tentar?

2. Maus Bocados

Um dos principais sucessos do cantor, Maus Bocados dá sequência à nossa lista. Agora, com o perdão do trocadilho, para não passar maus bocados na hora de tocá-la, você pode optar por sua versão simplificada. Nesse caso, a cifra possui apenas quatro acordes, sendo eles C, F, Dm e G.

Ao mesmo tempo, para deixá-la mais fácil de executar, o ritmo permanece um só durante toda a canção. Assim, a sequência para cima e para baixo acontece de maneira sequenciada, em grupos de toques alternados. A grande sacada é distribuí-los pelas regiões do violão, do mais grave para o mais agudo, inclusive em sua repetição. Caso você prefira a versão completa, é só seguir a nossa outra videoaula. Saca só:

3. Cê que Sabe

Cê que Sabe é uma canção bastante emblemática para o legado do cantor, principalmente pela frase inicial “O que temos pra hoje é saudade”. Para tocá-la, você vai precisar dos básicos shapes de A, E, D, F e G. O ponto especial é que tanto o ritmo da música quanto os acordes mudam no refrão. Agora, há a presença do Bm e uma variação no ritmo. E atenção no movimento para baixo, que é tocado de forma abafada!

4. De Quem É A Culpa

Uma das músicas de Cristiano Araújo que ficaram marcadas entre as maiores sofrências do sertanejo é De Quem É A Culpa. O hit, consagrado na voz de Marília Mendonça, contém os nada complicados acordes G, D, Am, C e Em, em sua versão simplificada.

Se quiser desenvolver mais e encarar um desafio um pouco maior, confira a nossa videoaula principal, com a linha de violão oficial da música. Não é difícil, eu sei que você consegue!

5. É Com Ela Que Eu Estou

Considerada por muitos como seu maior sucesso, É Com Ela Que Eu Estou requer mais habilidades, comparada às outras faixas da nossa lista. Isso acontece por ela possuir acordes específicos para cada parte da estrutura do seu arranjo. Após ter todas as etapas fixadas, conseguindo fazer as transições e trocas de um shape para o outro, você estará pronto para tocar o hit completo. É só treinar bastante para ficar fera na hora de tocar!

6. Blackout

Com acordes, em sua maioria, simples, Blackout pode ser executada sem grandes dificuldades. Apesar de parecerem numerosos, os shapes se distribuem de maneira harmoniosa, embalados pelo ritmo, que exige mais atenção na hora de tocar. Nesse caso, você pode seguir na ordem de 1 para baixo mais longo e 2 mais breves para cima. A cada duas vezes você muda de acorde, combinado?

7. Vai Doer

A canção Vai Doer é ótima para quem curte usar um capotraste. Basta posicioná-lo na 1ª casa, enquanto se arrisca nos sete acordes da cifra. Com o uso do capo, seu trabalho será bem facilitado, exigindo apenas que você execute shapes dos mais básicos possíveis: Am, C, D, Dm, F, Fm e G. Moleza, não é?

8. Mente Pra Mim

Agora, se além do capotraste você já quer evoluir para o uso da pestana em alguns momentos, aposte em Mente Pra Mim. Mesmo com nível de dificuldade fácil, a faixa possui oito acordes, sendo seis deles com pestanas em sua formação. Os pontos altos da canção são a introdução e o solo. Capriche! 

9. Efeitos

Por último e não menos importante, a faixa Efeitos é para quem está em nível iniciante e quer se aventurar pelo universo sertanejo. Esta canção tem apenas quatro acordes fáceis, sendo eles Bb, C, Dm e F. Tranquilo, né? Agora, é só decorar a letra e arrasar na performance!

Que tal matar a saudade das músicas de Cristiano Araújo?

Apesar da saudade ser enorme, dá para diminuí-la aprendendo a tocar as músicas de Cristiano Araújo. Além disso, nada melhor também do que compartilhar esse texto com os seus amigos, para que vocês possam homenagear o cantor tocando e cantando seus hits juntos!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK