Como tocar as músicas de Marília Mendonça no violão?
Acompanhe este artigo para aprender a tocar 15 músicas de sucesso de Marília Mendonça no violão!
Quando pensamos em sofrência, as músicas de Marília Mendonça sempre vão para o topo da nossa playlist, não é mesmo? Com sua voz marcante e inconfundível, a cantora sempre será lembrada por seu imenso legado para a música brasileira.
Para continuar espalhando as obras de Marília pelo mundo, o violão sertanejo é um grande aliado nessa missão! Então, bora aprender e somar ao repertório no instrumento alguns sucessos da artista? Vem com a gente!
15 músicas de Marília Mendonça para tocar no violão
A seguir, separamos 15 músicas da Rainha da Sofrência para você aprender a tocar no seu violão. Além disso, destacamos dicas certeiras que irão facilitar seus estudos, para que você possa tocar sem sustos!
Se liga só no nosso setlist do dia:
- Ciumeira
- Estranho
- Todo Mundo Menos Você
- Ausência
- Supera
- Troca de Calçada
- O Que Falta Em Você Sou Eu
- Esqueça-me Se For Capaz
- Graveto
- Alô Porteiro
- Coração Bandido
- Infiel
- Te Amo Demais
- Eu Sei De Cor
- De Quem É a Culpa?
1. Ciumeira
Para tocar Ciumeira, é importante dominar as técnicas de hammer on e slide, pois elas são essenciais para a execução dos solos. Quanto aos acordes, eles são 7 no total, e dois têm pestana. Preste atenção também nas variações de ritmo e confira a videoaula a seguir para mais detalhes:
2. Estranho
Estranho exige um bom repertório de acordes, já que a música possui 15 shapes no total. Além disso, atente-se às formas dos acordes, pois alguns sofrem variações (o A, por exemplo, é feito com pestana). Dê também uma atenção especial para o dedilhado da introdução e, novamente, para as variações do ritmo. Abaixo, mais uma videoaula para você assistir:
3. Todo Mundo Menos Você
Em Todo Mundo Menos Você, o que vai facilitar bastante o entendimento da canção é fixar a sequência dos acordes! Os shapes de G, D2, Am7 e Cm se repetem nessa ordem durante quase toda a música. Outro ponto de atenção é o dedilhado da introdução, que também aparece em outros momentos da música. Assista à nossa videoaula para mais dicas:
4. Ausência
Antes de começar a tocar Ausência, lembre-se de colocar o capotraste na 1ª casa para subir meio tom. Aqui também há dedilhados em várias partes da música. Portanto, estude bem cada estrofe. Ao todo, temos 9 acordes, sendo a maioria composta por apenas duas notas. É o caso de Am7, D11/F#, Em, Em9, G/B e G5. Confira a explicação completa na nossa videoaula:
5. Supera
Você vai precisar treinar algumas repetições para conseguir tocar o riff de Supera, mas não é nada de outro mundo. Nessa música, temos apenas 5 acordes, porém 3 têm pestana. Ademais, é preciso executar duas batidas diferentes: uma para a primeira parte e outra para o refrão. Vamos tentar? Caso tenha dúvidas, confira a aula especial abaixo:
Falando em batidas, que tal aprimorar os conhecimentos sobre os ritmos sertanejos? Para isso, acesse o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino online, você vai aprender sobre isso e muito mais do gênero musical no instrumento de uma forma eficaz.
6. Troca de Calçada
Troca de Calçada possui um solo, que se repete na introdução e no meio da música. Para executá-lo, você vai precisar, novamente, das técnicas de hammer on e slide. Os shapes que podem trazer maior dificuldade são B2/D# e E/G#. Além deles, ainda temos duas pestanas, em B2 e C#m7.
7. O Que Falta Em Você Sou Eu
Em O Que Falta Em Você Sou Eu, é preciso prestar bastante atenção no ritmo! Isso porque, em determinados momentos, alguns acordes duram mais do que um tempo. A batida também tem variações no decorrer da música, então estude com calma e separadamente cada parte da canção.
8. Esqueça-me Se For Capaz
Você só precisa de 4 acordes para tocar Esqueça-me Se For Capaz! Curiosamente, todos eles (A, Bm, F#m e Em) estão posicionados na 2ª casa, o que facilita a transição de um para o outro. Não se esqueça de treinar a frase que aparece logo na introdução! Para mais dicas, assista à nossa videoaula abaixo:
9. Graveto
Antes de aprender a cifra de Graveto, coloque o capotraste na 2ª casa para subir um tom. Na introdução, temos um dedilhado, então dê uma atenção especial a esse fundamento. Quanto aos acordes, a maioria é bem tranquila e sem grandes dificuldades. No total, são 9 shapes, sendo somente um com pestana.
10. Alô Porteiro
Em Alô Porteiro, é muito importante treinar bastante a levada, que tem variações na primeira parte e no refrão. Para facilitar os estudos e a execução do solo que aparece no meio da música, divida-o em 3 partes. No final, também há um pequeno solo, que dá um toque especial ao encerramento da canção. Veja a explicação detalhada na videoaula:
11. Coração Bandido
Coração Bandido é para você que deseja ampliar/treinar seu repertório de acordes. São 17 shapes no total! Além disso, essa é uma boa oportunidade para fortalecer a mão esquerda (para os canhotos, a direita), já que a maioria dos acordes possui pestana. Estude com calma o solo inicial e as passagens e, após algumas repetições, você vai tirar de letra!
12. Infiel
Ao contrário da música anterior, Infiel não tem nenhuma pestana! O grande ponto de atenção aqui são os solos, que aparecem na introdução, no meio e no final da música. E, para executá-los com maestria, é essencial dominar as técnicas de hammer on, pull off e slide. Quanto ao ritmo, ele será o mesmo do início ao fim! Confira mais detalhes na nossa videoaula da canção:
13. Te Amo Demais
Te Amo Demais é composta por somente 6 acordes, e apenas um tem pestana (F). O ritmo segue praticamente o mesmo do início ao fim, mas é preciso ficar ligado em algumas passagens para não perder o tempo! Por exemplo, na última frase antes do refrão, na sequência F – C/E – Dm – C.
14. Eu Sei De Cor
Na introdução, no meio e no final de Eu Sei De Cor, temos um solo. Então, treine diversas repetições para fixar a melodia. Aqui, o ritmo será o mesmo até o final. Porém, atente-se bem às pausas que aparecem no decorrer da música. Para saber mais e acompanhar uma explicação mais detalhada, assista à videoaula a seguir:
15. De Quem É a Culpa?
Para tocar De Quem É a Culpa?, iremos fazer uma adaptação do piano original para o violão. Dos 9 acordes, embora nenhuma tenha pestana, os shapes de D/F# e D5 podem trazer certa dificuldade para os iniciantes. Preste atenção nas particularidades do ritmo de cada parte e nas passagens! Caso tenha dúvidas, não deixe de assistir à videoaula abaixo:
Chegamos ao final da nossa lista de músicas de Marília Mendonça para tocar no violão! E aí, qual delas você gostou mais de aprender?
Para tocar todas essas sofrências e muitos outros sucessos do sertanejo, é preciso muita dedicação e treino! Por isso, a última dica de hoje é que você conheça o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy.
Dessa forma, você aprofunda seus estudos nesse estilo, evolui suas técnicas e estuda na hora que quiser! E não é só um aprendizado de primeira qualidade que você garante ao se cadastrar na nossa plataforma. Saca só mais vantagens:
- Materiais de apoio;
- Método de ensino pensado na sua evolução musical;
- Com apenas uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma;
- Basta ter acesso à internet para assistir às aulas;
- Lives e canal no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
- Acesso automático ao Cifra Club Pro (navegação sem anúncios publicitários no site, newsletters exclusivas e mais).
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.