Cifra Club

Como tocar as músicas de Marília Mendonça no violão?

Acompanhe este artigo para aprender a tocar 15 músicas de sucesso de Marília Mendonça no violão!

Quando pensamos em sofrência, as músicas de Marília Mendonça sempre vão para o topo da nossa playlist, não é mesmo? Com sua voz marcante e inconfundível, a cantora sempre será lembrada por seu imenso legado para a música brasileira.

Marília Mendonça cantando com microfone na mão em show
Marília Mendonça apresentando suas músicas de sucesso em show (Foto: Reprodução)

Para continuar espalhando as obras de Marília pelo mundo, o violão sertanejo é um grande aliado nessa missão! Então, bora aprender e somar ao repertório no instrumento alguns sucessos da artista? Vem com a gente!

15 músicas de Marília Mendonça para tocar no violão

A seguir, separamos 15 músicas da Rainha da Sofrência para você aprender a tocar no seu violão. Além disso, destacamos dicas certeiras que irão facilitar seus estudos, para que você possa tocar sem sustos!

Se liga só no nosso setlist do dia:

  • Ciumeira
  • Estranho
  • Todo Mundo Menos Você
  • Ausência
  • Supera
  • Troca de Calçada
  • O Que Falta Em Você Sou Eu
  • Esqueça-me Se For Capaz
  • Graveto
  • Alô Porteiro
  • Coração Bandido
  • Infiel
  • Te Amo Demais
  • Eu Sei De Cor
  • De Quem É a Culpa?

1. Ciumeira

Para tocar Ciumeira, é importante dominar as técnicas de hammer on e slide, pois elas são essenciais para a execução dos solos. Quanto aos acordes, eles são 7 no total, e dois têm pestana. Preste atenção também nas variações de ritmo e confira a videoaula a seguir para mais detalhes:

2. Estranho

Estranho exige um bom repertório de acordes, já que a música possui 15 shapes no total. Além disso, atente-se às formas dos acordes, pois alguns sofrem variações (o A, por exemplo, é feito com pestana). Dê também uma atenção especial para o dedilhado da introdução e, novamente, para as variações do ritmo. Abaixo, mais uma videoaula para você assistir:

3. Todo Mundo Menos Você

Em Todo Mundo Menos Você, o que vai facilitar bastante o entendimento da canção é fixar a sequência dos acordes! Os shapes de G, D2, Am7 e Cm se repetem nessa ordem durante quase toda a música. Outro ponto de atenção é o dedilhado da introdução, que também aparece em outros momentos da música. Assista à nossa videoaula para mais dicas:

4. Ausência

Antes de começar a tocar Ausência, lembre-se de colocar o capotraste na 1ª casa para subir meio tom. Aqui também há dedilhados em várias partes da música. Portanto, estude bem cada estrofe. Ao todo, temos 9 acordes, sendo a maioria composta por apenas duas notas. É o caso de Am7, D11/F#, Em, Em9, G/B e G5. Confira a explicação completa na nossa videoaula:

5. Supera

Você vai precisar treinar algumas repetições para conseguir tocar o riff de Supera, mas não é nada de outro mundo. Nessa música, temos apenas 5 acordes, porém 3 têm pestana. Ademais, é preciso executar duas batidas diferentes: uma para a primeira parte e outra para o refrão. Vamos tentar? Caso tenha dúvidas, confira a aula especial abaixo:

Falando em batidas, que tal aprimorar os conhecimentos sobre os ritmos sertanejos? Para isso, acesse o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino online, você vai aprender sobre isso e muito mais do gênero musical no instrumento de uma forma eficaz.

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy

6. Troca de Calçada

Troca de Calçada possui um solo, que se repete na introdução e no meio da música. Para executá-lo, você vai precisar, novamente, das técnicas de hammer on e slide. Os shapes que podem trazer maior dificuldade são B2/D# e E/G#. Além deles, ainda temos duas pestanas, em B2 e C#m7.

7. O Que Falta Em Você Sou Eu

Em O Que Falta Em Você Sou Eu, é preciso prestar bastante atenção no ritmo! Isso porque, em determinados momentos, alguns acordes duram mais do que um tempo. A batida também tem variações no decorrer da música, então estude com calma e separadamente cada parte da canção.

8. Esqueça-me Se For Capaz

Você só precisa de 4 acordes para tocar Esqueça-me Se For Capaz! Curiosamente, todos eles (A, Bm, F#m e Em) estão posicionados na 2ª casa, o que facilita a transição de um para o outro. Não se esqueça de treinar a frase que aparece logo na introdução! Para mais dicas, assista à nossa videoaula abaixo:

9. Graveto

Antes de aprender a cifra de Graveto, coloque o capotraste na 2ª casa para subir um tom. Na introdução, temos um dedilhado, então dê uma atenção especial a esse fundamento. Quanto aos acordes, a maioria é bem tranquila e sem grandes dificuldades. No total, são 9 shapes, sendo somente um com pestana.

10. Alô Porteiro

Em Alô Porteiro, é muito importante treinar bastante a levada, que tem variações na primeira parte e no refrão. Para facilitar os estudos e a execução do solo que aparece no meio da música, divida-o em 3 partes. No final, também há um pequeno solo, que dá um toque especial ao encerramento da canção. Veja a explicação detalhada na videoaula:

11. Coração Bandido

Coração Bandido é para você que deseja ampliar/treinar seu repertório de acordes. São 17 shapes no total! Além disso, essa é uma boa oportunidade para fortalecer a mão esquerda (para os canhotos, a direita), já que a maioria dos acordes possui pestana. Estude com calma o solo inicial e as passagens e, após algumas repetições, você vai tirar de letra!

12. Infiel

Ao contrário da música anterior, Infiel não tem nenhuma pestana! O grande ponto de atenção aqui são os solos, que aparecem na introdução, no meio e no final da música. E, para executá-los com maestria, é essencial dominar as técnicas de hammer on, pull off e slide. Quanto ao ritmo, ele será o mesmo do início ao fim! Confira mais detalhes na nossa videoaula da canção:

13. Te Amo Demais

Te Amo Demais é composta por somente 6 acordes, e apenas um tem pestana (F). O ritmo segue praticamente o mesmo do início ao fim, mas é preciso ficar ligado em algumas passagens para não perder o tempo! Por exemplo, na última frase antes do refrão, na sequência FC/EDmC.

14. Eu Sei De Cor

Na introdução, no meio e no final de Eu Sei De Cor, temos um solo. Então, treine diversas repetições para fixar a melodia. Aqui, o ritmo será o mesmo até o final. Porém, atente-se bem às pausas que aparecem no decorrer da música. Para saber mais e acompanhar uma explicação mais detalhada, assista à videoaula a seguir:

15. De Quem É a Culpa?

Para tocar De Quem É a Culpa?, iremos fazer uma adaptação do piano original para o violão. Dos 9 acordes, embora nenhuma tenha pestana, os shapes de D/F# e D5 podem trazer certa dificuldade para os iniciantes. Preste atenção nas particularidades do ritmo de cada parte e nas passagens! Caso tenha dúvidas, não deixe de assistir à videoaula abaixo:

Chegamos ao final da nossa lista de músicas de Marília Mendonça para tocar no violão! E aí, qual delas você gostou mais de aprender?

Para tocar todas essas sofrências e muitos outros sucessos do sertanejo, é preciso muita dedicação e treino! Por isso, a última dica de hoje é que você conheça o curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy.

Dessa forma, você aprofunda seus estudos nesse estilo, evolui suas técnicas e estuda na hora que quiser! E não é só um aprendizado de primeira qualidade que você garante ao se cadastrar na nossa plataforma. Saca só mais vantagens:

  • Materiais de apoio;
  • Método de ensino pensado na sua evolução musical;
  • Com apenas uma assinatura, acesso a todos os cursos da plataforma;
  • Basta ter acesso à internet para assistir às aulas;
  • Lives e canal no Telegram exclusivos para tirar dúvidas;
  • Acesso automático ao Cifra Club Pro (navegação sem anúncios publicitários no site, newsletters exclusivas e mais).

Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK