Cifra Club

Cifras de músicas de Caetano Veloso: as melhores pra evoluir no violão

Geralmente, a galera que tá no rolê de aprender violão parte pra MPB quando quer adquirir um bom vocabulário de acordes. Afinal, as canções desse gênero costumam ser harmonias mais sofisticadas. Sendo assim, cifras de músicas de Caetano Veloso são ótimas para você evoluir no instrumento.

Cifras de músicas de Caetano Veloso são fundamentais para quem toca violão
Músicas de Caetano Veloso fazem parte da memória afetiva do brasileiro (Foto/Divulgação/Fernando Young)

Bem… falar que Caetano é um dos maiores compositores e intérpretes da nossa música popular é dizer o óbvio. Por isso mesmo, o processo de aprender a tocar suas músicas  é um passo e tanto pra quem está estudando violão popular. 

Sem contar que esse artista é um dos mais representativos quando se pensa em performances de voz e violão. Logo, cada uma das canções desta lista ficam lindas se executadas nesse formato acústico.

E aí? Preparado para levar o seu repertório de MPB para o próximo nível?

7 cifras de músicas de Caetano Veloso 

Sem mais delongas, neste post, vamos aprender a tocar grandes clássicos de Caetano, a saber:

  • Sozinho
  • Sampa
  • Cajuína
  • O leãozinho
  • Você é linda
  • Oração ao tempo
  • Você não me ensinou a te esquecer

Então, vá lá buscar o violão e prepare um chazinho que vamos ficar vibes com essas canções lindonas desse grande gênio! Bora lá!

1. Sozinho

Essa é uma das mais conhecidas entre as músicas interpretadas pelo artista. A canção foi escrita por Peninha, no entanto, foi a versão que saiu no disco  Prenda Minha (1998), de Caetano, que acabou se tornando um grande clássico.

Aliás, sabe aquelas músicas que possuem belos fraseados e melodias junto com os acordes? Então… Sozinho é um desses casos em que não basta apenas palhetar os acordes em um padrão rítmico. Ao contrário, o negócio é tocar melodia e harmonia juntas e, pra isso, vamos precisar colocar a técnica em dia.

Tenha bastante atenção aos detalhes e, sobretudo, muita paciência para repetir as partes mais difíceis. Assim, certamente, você conseguirá uma execução precisa e  limpa da música.

2. Sampa – complexidade entre as cifras de músicas de Caetano Veloso

Antes de mais nada, estamos falando de uma verdadeira ode à metrópole paulista. A exemplo de canções como Pânico em SP, dos Inocentes e Não Existe Amor em SP, de Criolo, Sampa é a cidade de São Paulo traduzida em canção. Ou então, como disse o próprio Caetano, uma espécie de hino de amor à cidade.

A canção tem uma progressão com muitos acordes pra decorar. No entanto, como a música tem um andamento mais lento, fica um pouco mais fácil fazer a troca entre eles. 

Ah, a levada rítmica também não tem segredo. Ao contrário, há poucos detalhes melódicos e passagens diferenciadas nessa versão. Sendo assim, você fica mais livre pra cantar também, concentrando-se no tempo e na afinação.

3. Cajuína

E, falando em ritmo, a cifra de Cajuína é legal pra aprender também a levada baião. Além disso, pode ser uma boa oportunidade pra você treinar flows e métricas mais intrincadas na linha vocal. Aliás, essa é a questão dessa música, uma vez que ela exige que você cante a métrica elaborada dos versos sem perder o ritmo da levada no violão.

No vídeo abaixo, você pode ver em detalhes como se toca essa levada com bastante swing no violão nylon, não tem segredo. Confira!

4. O Leãozinho – facilidade entre as cifras de músicas de Caetano Veloso

Esta é uma das cifras mais fáceis da nossa lista. Até porque O Leãozinho tem uma harmonia mais modal e um padrão rítmico baseado em levadas de batida. 

No entanto, é preciso se atentar um pouco mais apenas aos detalhes das variações de baixo na progressão de acordes. Aliás, O Leãozinho tem um arranjo que explora bastante esse recurso. 

Na aula de apoio à cifra dessa música, você também tem exemplos de variações na formação de acordes em diferentes regiões do braço. Confira!

5. Você é Linda

Essa linda canção saiu no disco Uns do já longínquo ano de 1983. Sem dúvida, trata-se de um dos maiores clássicos da MPB e nós vamos aprender a tocá-lo também!

 Você é Linda está na nossa lista porque é uma verdadeira aula sobre o uso de acordes dissonantes nas progressões harmônicas.

Em síntese, esse tipo de acordes foge do padrão das tríades e tétrades maiores e menores. Dessa forma, eles atribuem colorações mais interessantes à harmonia da canção, adicionando intervalos inusitados (como sextas e nonas). Confira também a videoaula de Você é Linda, que está bem detalhada,  mostrando os acordes e o padrão rítmico que segue a música inteira.

6. Oração ao Tempo

Oração ao Tempo está em um dos discos mais importantes da carreira de Caetano Veloso, o icônico Cinema Transcendental, de 1979. Essa música, além de ser bem fácil, tem uma levada muito calma e gostosa de tocar.

Nesse sentido, podemos perceber uma abordagem mais modal também, pois os acordes estão sem dissonâncias ou inversões. 

No entanto, você precisa apenas se atentar à dinâmica do dedilhado para não entregar uma interpretação monótona da canção. Como se trata de uma música mais lenta, é preciso ser consistente e suave ao mesmo tempo ao dedilhá-la.

Confira a aula completa desse clássico de Caetano!

7. Você Não me Ensinou a te Esquecer

Do mesmo modo, para dominar a cifra Você Não me Ensinou a te Esquecer, não tem erro! Assim como Oração ao Tempo, essa música exige menos dos dedos. 

O detalhe aqui é que você precisará de um capotraste pra transpor a harmonia um tom e meio abaixo. Porém, caso não tenha capotraste, basta voltar esse mesmo tom e meio na ferramenta de transposição da cifra. Confira a videoaula.

Essas cifras de músicas de Caetano Veloso já te ajudam a tocar MPB com mais desenvoltura e naturalidade no seu violão. De toda forma, no mínimo, aprender esses clássicos vai te render uma moral com a galera nas rodinhas e luaus. No entanto, caso queira investir a sério na sua educação musical, venha pro Cifra Club Academy!

Com uma assinatura mensal nessa plataforma, você tem aulas de teoria musical, canto e de vários instrumentos, do iniciante ao avançado! Dessa forma, você terá todo o suporte pra se tornar um músico completo. Acesse e confira!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK