Cifra Club

Melhores músicas de Gilberto Gil para tocar no violão

Nada melhor do que aprender algumas cifras de Gilberto Gil para celebrar a obra deste grande mestre da música brasileira.

Personagem importantíssimo da cultura nacional, Gil foi um dos precursores do Tropicalismo e vem como protagonista do cenário musical do país desde os anos 1960. Em homenagem a esse imenso legado, separamos aqui 20 cifras de Gilberto Gil para você poder tocar!

Gilberto Gil tocando violão
Gilberto Gil + banquinho + violão = equação mágica do cancioneiro da MPB (Foto: Bibiana Reis)

Mesclando diversos estilos musicais e transitando entre eles com naturalidade, Gil transforma em arte a própria mistura cultural que é o nosso país.

O resultado são essas obras únicas da MPB (um samba baiano com baião, reggae, rock e afoxé). Assim, nada mais justo que festejar sua discografia tocando os maiores sucessos da carreira dele!

20 melhores músicas de Gilberto Gil

Como não poderia ser diferente, considerando a maestria técnica do baiano, as melhores músicas de Gilberto Gil costumam exigir bastante destreza no violão. Porém, com paciência, prática e atenção às nossas dicas, já dá para tocar.

  • Toda Menina Baiana
  • Refazenda
  • Aquele Abraço
  • Vamos Fugir
  • Andar com Fé
  • Não Chore Mais
  • Drão
  • Esperando na Janela

1. Super-Homem, (A Canção)

A belíssima Super-Homem, (A Canção) nem é muito longa, mas pode dar trabalho para tocar, com seus 26 acordes. Além de alguns diminutos, você vai encontrar vários nomes compridos e com ares de complexidade, como C#7(9-). Porém, nem sempre os shapes são tão difíceis quanto podem parecer. Desse modo, no fim das contas, a cifra fica em um grau de dificuldade intermediário.

2. Toda Menina Baiana

Vale muito a pena incluir essa música super “pra cima” de Gilberto Gil no repertório! Toda Menina Baiana tem 7 acordes, alguns bem fáceis e outros que vão exigir um pouco de treino. Além disso, em casos como o Bm/D, você também vai precisar de alguma elasticidade nos dedos da mão esquerda (direita para violonistas canhotos). Ainda assim, não é nada muito inacessível. Então, se tiver determinação o bastante, você consegue!

3. Refazenda

Com apenas 5 acordes, Refazenda é um mega clássico que você pode tocar mesmo sem ter ainda um grande domínio técnico. A única pestana é no Dm7, que não tem segredos, e o Asus consiste somente no shape de A acrescido de uma nota Ré. O restante dos acordes é bem básico. E ainda, o solo de introdução também pode ser facilmente executado por quem está só começando nesse fundamento!


4. Qui Nem Jiló

A cifra de Qui Nem Jiló intercala acordes maiores e suas variações com sétima. Assim, há vários pares do tipo CC7. A maior dificuldade da música está na passagem dos acordes, que algumas vezes é feita de forma muito rápida. Ou seja: acaba exigindo um pouco mais de prática. Mas, considerando a simplicidade dos shapes, você não terá muita dificuldade para pegar.

5. Aquele Abraço

Aquele Abraço tem uma levada de samba que se mantém durante toda a música. Porém, é preciso prestar atenção nos breaks, que exigem uma transição rápida de acordes. O lado bom é que seus 8 acordes incluem várias formas básicas e duas que se repetem em pontos diferentes do braço do violão. Vale a pena praticar para aprender esse grande clássico!

6. Vamos Fugir

Uma das cifras de Gilberto Gil mais fáceis de tocar, acessível até para quem é iniciante, é Vamos Fugir. São só 4 acordes, sendo 3 deles maiores básicos (A, D e E). O outro acorde é uma pestana bem fácil de encaixar: F#m. Além disso, tendo basicamente um acorde por verso, dá um bom tempo para as trocas. Na videoaula a seguir, você aprende a música na versão do Skank, que utiliza a mesma cifra:

7. Se Eu Quiser Falar Com Deus

Com 27 acordes, Se Eu Quiser Falar Com Deus, definitivamente, não é para iniciantes. O acorde A é um caso isolado entre os shapes, que podem ser complexos e difíceis de montar, como o G#m11. Além disso, as mudanças ocorrem quase o tempo todo, exigindo habilidade. Acaba sendo mais indicado para quem já tem uma técnica mais apurada. Mas, dados a beleza e o brilhantismo da música, vale o empenho do aprendizado!

8. Tempo Rei

O ritmo um pouco mais acelerado de Tempo Rei pode dificultar as trocas de acordes, que às vezes podem ser bem rápidas. Há casos, por exemplo, em que há duas mudanças em uma única palavra! Por outro lado, os shapes não estão entre os mais complexos da lista, o que torna a cifra bem mais acessível. Inclusive, você encontra várias formas primárias, como o A e o G.

9. Estrela

A singeleza de Estrela pode dar a impressão de que é uma música fácil de tocar, o que não é inteiramente verdade. Tendo 24 acordes, não dá para evitar encontrar alguns shapes mais complexos e que exigem atenção. Por outro lado, também tem bastantes formas simples, como o Em7, o que facilita o conjunto. Isso mesmo considerando o fato de que não tem um único acorde maior ou menor sem acréscimo do tipo sétima ou nona.


10. A Novidade

A parceria com Os Paralamas do Sucesso rendeu esse reggae altamente politizado, mas tranquilo e fácil de pegar. A cifra de A Novidade tem 6 acordes, metade deles super básicos, e 3 pestanas que também são das mais simples. Para o ritmo do reggae, basta um par de movimento “baixo/cima” durante toda a música. O brilhantismo é dado alternando batidas cheias com uma batida abafada. No vídeo, fica bem fácil de ver como essa levada funciona:

Aprenda mais técnicas, aprimore formação de acordes e inclua mais músicas no seu repertório com o curso de violão do Cifra Club Academy!

Curso de violão do Cifra Club Academy

11. Sítio do Pica-Pau Amarelo

A grande maioria dos 13 acordes de Sítio do Pica-Pau Amarelo escapa do comum e do mais básico. As exceções são alguns maiores, como o A e o G, e shapes primários, como o E7. Ainda assim, não precisa se assustar com nomes como Gm6/Bb, que nem sempre correspondem a formas complexas. Somente algumas demandam mais atenção, como é o caso, talvez, do A11+ e do G#o.

12. Andar com Fé

A levada de Andar com Fé é bem gingada, como nos melhores sambas baianos. O dedilhado tem dois pares de toques (polegar + indicador), alternando batidas fortes e marcadas, que acentuam o gingado. Entre os 10 acordes da cifra, há alguns mais elaborados, como o Dm7(9) ou o G4(9), mas nenhum com formato muito difícil de montar.

13. A Paz

Se você nunca fez uma pestana dupla, está na hora de experimentar com A Paz. Ela aparece no acorde Am7(9)/G e dá uma boa ideia do grau de complexidade da cifra. Apesar disso, você encontrará também alguns shapes mais básicos, como o Am7 e o E7. E, assim, talvez o maior desafio seja mesmo a batida, que é feita toda em dedilhado. A cifra inclui tablaturas para facilitar essa execução.

14. Não Chore Mais

Na tradução de Gil, essa música de Bob Marley se chama Não Chore Mais e é relativamente simples de tocar. São 8 acordes, e o ritmo tem duas variações: dedilhado e levada de reggae. O único shape que pode representar alguma dificuldade é o E/G#, mas, de resto, há inclusive alguns acordes maiores básicos, como D e E. Dá para pegar com um pouco só de prática, e o melhor de tudo é que tem essa super videoaula ensinando tudo:

15. Esotérico

Esotérico é um enigma entre as cifras de Gilberto Gil, e até ele próprio tem dificuldade de explicar seu ritmo. A grande dica é formar os acordes de modo a deixar o indicador livre. Assim, ele cumpre a função de desenhar as frases do baixo, enquanto os outros dedos dedilham. Além disso, aqui temos a rara oportunidade de aprender com o próprio autor da música! É isso mesmo: a videoaula a seguir é conduzida pelo próprio Gilberto Gil!

16. Palco

Apesar de não incluir nenhum dos shapes mais primários, a cifra de Palco também não chega a ser um desafio dos mais grandiosos. Mais uma vez, o mais difícil é a velocidade das mudanças, mas nem mesmo os nomes mais incomuns, como G#7(#5), apresentam muita complexidade. Se você apenas domina o básico do instrumento, terá que treinar bem posições como o Co ou o E7(9), mas, ainda assim, é possível aprender. Basta dedicação!

17. Lamento Sertanejo

A harmonia de Lamento Sertanejo é bastante rica, com acordes complexos e mudanças que desafiam até quem já domina o instrumento. Por exemplo, você vai fazer 5 mudanças de posição no trecho do segundo verso que diz “interior do mato”. Além disso, dificilmente você encontrará shapes do tipo que iniciantes conhecem. O mais perto disso talvez seja o D7, que é um caso isolado. O solo da introdução é bem acessível, mas o resto exige treino.

18. Drão

Mesmo com diversos nomes escapando dos mais básicos, os acordes de Drão, em geral, não são difíceis. Por outro lado, mesmo os mais experientes podem precisar de atenção redobrada em um shape ou outro, como é o caso do E7(9-/13). De resto, são formas relativamente simples, incluindo Am e E7. Além disso, o ritmo mais lento facilita a execução. Os solos, por sua vez, são bastante fáceis, acessíveis para qualquer principiante.

19. Esperando na Janela

A versão original da música Esperando na Janela não tem um violão. Então, a cifra acaba adaptando o som da sanfona/acordeon para as seis cordas. Isso faz com que ela fique cheia de solos e dedilhados, além de apresentar alguns acordes mais complexos. A variação de batidas também dificulta um pouco, mas você pode aprender tudo isso em nossa videoaula:

20. Eu Só Quero um Xodó

A introdução de Eu Só Quero um Xodó exige destreza e agilidade tanto na troca de acordes  quanto no dedilhado. A tablatura inclui técnicas específicas, como death notes e vibratos, exigindo um mínimo de conhecimento prévio. Já os 15 acordes intercalam formas simples, como Am7, com outras mais complexas, como o Bb7(13). A boa notícia é que temos uma videoaula explicando tudo direitinho!

Então, o que achou de aprender essas cifras de Gilberto Gil? Como você deve ter reparado, o compositor não deixa de lado a genialidade mesmo quando investe na simplicidade. Assim, raramente é possível executar bem as suas músicas sem algum domínio técnico do violão.

Mas você pode resolver isso sem sair de casa e com a orientação de profissionais para lá de especiais. Como? É muito simples. Acesse o Cifra Club Academy, inscreva-se no curso de violão e evolua sua capacidade técnica no instrumento!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK