Cifra Club

Músicas pop da atualidade: aprenda a tocar as mais ouvidas do momento

Se tem um ritmo que está sempre com novidades, com certeza é o pop. Um álbum novo, um hit estourado internacionalmente, um(a) cantor(a) revelação são elementos recorrentes e fica até difícil acompanhar. Por isso é que você precisa de uma lista de cifras de músicas pop da atualidade, afinal, não vai querer ficar para trás.

Harry Styles no clipe de Watermelon Sugar, uma das cifras de músicas pop da atualidade mais buscadas
Hit de Harry Styles está entre as músicas pops atuais mais tocadas (Foto/Divulgação)

E a verdade seja dita: tocar músicas pop no violão é um prato cheio para os músicos que gostam de criar. Isso porque é comum que o gênero use batidas eletrônicas e influências do R&B, Soul, Hip Hop e Jazz. Então, vale a pena usar a criatividade para tentar incorporar esses elementos no seu arranjo.

As melhores cifras de músicas pop da atualidade para você conhecer e tocar

Antes de partirmos para a nossa lista de indicações, é bacana apresentar nosso critério de escolha. Pois usamos nada mais nada menos do que a playlist Pop Up do Spotify, que é a mais ouvida na América Latina. Cerca de 5 milhões de usuários acompanham a seleção de hits atualizada semanalmente com o que tem de mais estourado no momento.

Então, isso quer dizer que nossas indicações de cifras de música pop a seguir estão alinhadas com o que tem de melhor no gênero. Duvida? Então, veja só os artistas que te esperam:

  • Harry Styles;
  • Justin Bieber;
  • Olivia Rodrigo;
  • Billie Eilish… e muito mais!

Curtiu? Então, pegue a palheta mais próxima e alongue os dedos que o som vai rolar! 

Don’t Start Now – Dua Lipa

Se ela é a artista mais ouvida na playlist mais bombada da América Latina, precisa estar no topo das nossas indicações também! Dua Lipa foi apresentada ao mundo, em 2017, com o sucesso New Rules e desde então foi um hit atrás do outro.

A música foi indicada ao Grammy, alcançou a segunda posição no Billboard Hot 100, além de ter ficado no top 10 no Reino Unido. Agora, não restaram dúvidas de que é preciso adicionar hit ao seu repertório, certo? A cifra de Don’t Start Now é moleza: 5 acordes e uma batida swingada são os elementos para tocar a música completa. Se quiser se aventurar na guitarra, o Vinícius Dias fez um arranjo muito legal, confira já:

Watermelon Sugar – Harry Styles 

Não dá para falar de cifras de música pop da atualidade sem mencionar o Harry Styles. Afinal, o ex-integrante da boyband mais famosa dos últimos tempos não deixou a desejar no segundo álbum da carreira solo, o Fine Lines. 

A escolha não foi fácil dentre tantos hits, mas a música indicada hoje é Watermelon Sugar! Ela bombou nas redes sociais e o seu ritmo para cima conquistou uma galera, chegando à marca de 1 bilhão de plays no Spotify! A canção do popstar inglês é perfeita para iniciantes no violão, pois tem apenas 4 acordes muito simples e 1 ritmo para a música toda. Veja só a aula que o Cifra Club preparou para você:

Drivers License – Olivia Rodrigo

Vamos de um sucesso meteórico? Certamente, você já ouviu falar de Olivia Rodrigo e, como um bom fã de pop, ela não deve faltar na sua playlist, certo? As composições da cantora estadunidense são carregadas de sentimento e personalidade, que são apenas alguns dos motivos para não saírem dos tops das paradas.

Apesar de ter apenas um álbum lançado, vários sucessos da Olivia poderiam estar nesta lista de cifras de músicas pop da atualidade. Porém, hoje vamos de Drivers License! Para tocar a versão completa, vai precisar de: um capotraste, cinco acordes simples e uma batida única e ritmada. Mais fácil que isso, só se você assistir à videoaula que o Leo Eymard preparou. Se liga:

Blinding Lights – The Weeknd

Você sabia que o The Weeknd está entre os artistas pop mais ouvidos da América Latina? Esse grande feito, com certeza, tem a ver com o estrondoso álbum After Hours. Não é segredo para ninguém que o cantor canadense entregou tudo nesse lançamento e o público abraçou demais a ideia.

Além disso, tem o sucesso Blinding Lights, que é inquestionável. A vibe psicodélica, a batida eletrônica e a letra memorável são alguns dos elementos que fizeram da música cair no gosto da galera. A boa notícia é que ela fica perfeita no violão, sendo que a cifra completa traz técnicas mais avançadas, riffs e um som mais percussivo. Por outro lado, a versão simplificada não deixa a desejar e, com apenas 4 acordes, você tira a música sem problemas.

Peaches – Justin Bieber

Agora é a vez dos beliebers! O cantor canadense fez história no pop principalmente entre o público adolescente, com músicas como Baby, One Time, Sorry, Love Yourself. E é notável que ele teve uma grande evolução musical ao longo do tempo, quebrando vários records importantes e estando entre os maiores.

Um dos mais recentes sucessos de Bieber é Peaches, um feat de respeito com Daniel Ceasar e Giveon. A vibe da música é única, o que pode ser atribuído aos 4 acordes com sétima que você pode conferir na cifra completa. Treinando bastante, certeza que a sua batida vai ficar bem solta como deve ser. Porém, antes de qualquer coisa vamos curtir a música:

Bad Guy – Billie Eilish

Billie Eilish chegou ao show business tal qual um fenômeno. No auge dos seus 17 anos e como seu álbum de estreia, a cantora conseguiu as 4 principais indicações no Grammy. Uma das características marcantes da obra é a voz marcante e com muitos efeitos, gerando um clima quase distópico.

Bad Guy é uma das músicas pop da atualidade que precisa estar no seu repertório de violão. Para tocar a versão completa, você vai precisar da afinação drop D, que consiste em afinar a sexta corda do instrumento em ré. A levada é a parte mais legal, pois irá alternar o som dos acordes e abafamento das notas, gerando uma ideia de percussão. 

Montero (Call Me By Your Name) – Lil Nas X

Você deve ter ouvido o Lil Nas X com o grande sucesso Old Town Road, não é? Mas saiba que Montero (Call Me By Your Name) entrou no páreo para se tornar um dos maiores hits do cantor. 

O melhor é que essa música pode ser tocada com apenas 2 acordes. Isso mesmo! Mas não pense que a cifra não será desafiante, afinal, técnicas como hammer-on e o pull-off são necessárias para o riff da introdução. Além disso, arpejos e mesclagem da batida com notas abafadas fazem o ritmo da música.

Vamos chegando ao final das nossas indicações de cifras de músicas pop da atualidade. Temos certeza de que você está saindo deste post cheio de canções para aprender e tocar para os amigos. Aproveite para curtir bastante a playlist já que ouvir faz parte do processo de aprendizagem, pois os elementos musicais ficam mais nítidos na sua memória.

Mas antes de sair por aí soltando o som, não esqueça de compartilhar o post em suas redes sociais para incentivar seus amigos a incluírem o pop nos seus repertórios musicais, combinado?

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK