Cifra Club

O guia completo para você aprender como afinar o seu ukulele

O ukulele é um instrumento único, extremamente portátil e com um timbre especial. No entanto, para extrair dele o máximo potencial sonoro, é preciso que a afinação das cordas esteja correta. Portanto, trazemos aqui um passo a passo de como afinar ukulele para você!

Homem afinando ukulele
Tocar qualquer instrumento afinado corretamente é um princípio básico dos músicos (Foto/Reprodução/Internet)

Nesse sentido, vamos explicar a afinação padrão do instrumento, como identificar a nota de cada corda e a maneira correta de usar um afinador. Ou seja, você nunca mais vai tocar seu ukulele de forma desafinada!

Empolgado? Então, bora ao que interessa!

Passo a passo de como afinar ukulele

Primeiramente, é importante frisar que a afinação é um aspecto essencial a todos os instrumentos musicais, especialmente os de cordas. Em outras palavras, se o músico tocar com as notas desafinadas, o som ficará estranho e incomodará os ouvintes. Ninguém quer passar por isso, né?

Para completar, instrumentos como violão, baixo, guitarra e o próprio ukulele sofrem variações em função da temperatura e da umidade. Então, é normal que a afinação mude de um dia para outro – exatamente por isso, sempre precisamos checar a tonalidade das cordas antes de tocar.

Ok, agora vamos ao tutorial de como afinar ukulele!

Conheça a afinação padrão do ukulele

Talvez você já saiba, mas não custa nada lembrar: há vários tamanhos de ukulele, sendo que a afinação pode variar conforme o modelo. No entanto, considerando o soprano, o concerto e o tenor, que são os principais tamanhos de ukulele, a afinação é a mesma: GCEA. Ela também é chamada de afinação em C.

Se você ainda não sabe ler cifras, recomendamos que memorize as siglas e também estude intervalos, pois isso vai te ajudar muito em sua jornada musical. 

No caso do ukulele, as cordas ficam assim:

  • G – Sol
  • C – Dó
  • E – Mi
  • A – Lá

Ukulele configurado na afinação padrão do instrumento
Afinação GCEA de ukulele (Foto/Reprodução/Internet)

Ah, a título de nomenclatura, as cordas são contadas de baixo para cima. Isso significa que, na figura anterior, a quarta corda do ukulele tem o tom de G, a terceira é C, a segunda está sintonizada em E e a primeira corda é A.

Outra curiosidade é que, no ukulele, as cordas mais finas ficam nas extremidades, enquanto as mais grossas estão no meio. Ao afrouxar uma tarraxa, a tonalidade da corda ficará mais grave. Se apertar, a nota ficará mais aguda.

Utilize um afinador confiável

Existem duas principais maneiras de afinar ukulele: de ouvido ou usando um afinador cromático. Se você é iniciante, recomendamos utilizar um afinador, pois sua percepção musical ainda não está treinada para reconhecer as notas e acertar em cheio na afinação.

O afinador cromático é um dispositivo que detecta automaticamente o tom das cordas e faz uma indicação visual de quão perto ou longe a nota alvo está. Há modelos físicos, que são vendidos em lojas de música, e versões virtuais. Nesse sentido, o Cifra Club tem um excelente aplicativo de afinador, bastante confiável e gratuito.

Então, baixe o nosso app, habilite o microfone do seu celular ou tablet, vá para um lugar silencioso e posicione o dispositivo próximo à boca do ukulele.

Gire as tarraxas até chegar na afinação certa

Agora, no modo cromático, siga o passo a passo abaixo:

  • Toque a quarta corda solta, ou seja, sem pressionar as casas; 
  • Veja a nota que o afinador está emitindo;
  • Se o tom não for correspondente a G, gire as tarraxas até chegar à nota certa;
  • Quando estiver perto do tom, vá girando bem devagar, até o afinador ficar verde;
  • Pronto, a corda está afinada! Faça o mesmo com as outras;
  • Depois que acabar, confira cada corda mais uma vez.

Um alerta: tome cuidado para não confundir as notas. Um G é diferente de um G#, ok? Ao mesmo tempo, para saber se você deve afrouxar ou apertar a tarraxa, é necessário analisar se a nota mostrada pelo afinador está antes ou depois do tom padrão daquela corda. Por isso, é muito importante que você conheça as notas musicais e as cifras, combinado?

Outra dica é ficar atento para a oitava correta – no caso do ukulele, o afinador deve mostrar o número 4 ao lado da nota. Dessa forma, você garante que a afinação não ficará em uma oitava abaixo (mais grave) ou acima (mais aguda). 

Também é possível afinar de ouvido

Caso já tenha mais experiência ou queira treinar a percepção de notas, você pode afinar pelo ouvido mesmo. Para isso, você deve usar alguma referência confiável, como um diapasão, um teclado ou mesmo um afinador que emita o som das notas.  

Então, basta reproduzir na referência o som da nota de uma das cordas do ukulele e girar as tarraxas até igualar a tonalidade. Quando essa corda estiver no tom correto, é só você a utilizar como base para afinar as outras. 

Por exemplo, se você quiser afinar a corda C, basta pressionar a casa correspondente a essa nota na corda que você afinou anteriormente. Em seguida, compare os sons de ambas até ficarem na mesma tonalidade.

Pronto, uma vez que seu instrumento esteja perfeitamente afinado, agora é só tocar!

E aí, gostou do nosso tutorial de como afinar ukulele? Agora, você nunca mais tocará seu instrumento desafinado. Aproveite e compartilhe este artigo com seus colegas que também tocam o instrumento. Afinal, quanto mais gente tocando afinado, melhor para os nossos ouvidos!

Um abraço, bons sons! Até a próxima.

Outros artigos sobre ukulele

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK