Cifra Club

Como treinar dedilhado: dicas para dominar a técnica

Tudo o que você precisa saber para aprimorar os seus dedilhados!

Neste artigo, vamos dar dicas fáceis e eficientes de como treinar dedilhado. Dessa forma, você vai aperfeiçoar esta técnica sem sustos e com rapidez.

Músico treinando dedilhado no violão
Além da beleza sonora, o dedilhado proporciona outras perspectivas acerca de uma composição (Foto/Pixabay)

Um dos pontos que tiram o sono dos iniciantes no violão é o dedilhado. Assim sendo, é muito comum estudantes evitarem tocar algumas de suas músicas favoritas justamente por elas exigirem essa técnica, com a justificativa de que é difícil.

Porém, não adianta ficar empurrando isso com a barriga. Uma hora, em seu progresso no violão, você vai ter que encarar esse desafio. Mas calma, pois não é preciso se desesperar! Estamos aqui para tentar facilitar a sua vida nos estudos. Então, bora lá aprender como treinar dedilhado?

Como desenvolver o dedilhado?

Primeiramente, vamos treinar apenas o dedilhado em si. Ou seja, não vamos tocar acordes. Assim, antes de tudo, você se concentra na prática da técnica. Depois que você estiver dominando vários tipos de dedilhados, poderá aplicá-los nas músicas que você quiser tocar. 

Dessa forma, você vai alcançar resultados satisfatórios em pouco tempo. Lembrando que, para isso acontecer, é necessária a prática constante, de preferência com o uso de um metrônomo.

Dicas de como fazer dedilhado no violão

Antes de mais nada, vamos assimilar alguns conceitos básicos. Cada dedo da mão direita (para os canhotos, a esquerda) é representado por uma letra. Veja:

  • P = Polegar
  • I = Indicador
  • M = Médio
  • A = Anelar

O mindinho não é usado para tocar dedilhado. Portanto, você pode posicioná-lo de duas formas:

  1. Curvado da mesma forma que o anelar, mas um pouco mais longe das cordas;
  2. Apoiado na madeira do violão, abaixo da primeira corda (mizinha).

Bordões e primas

As três cordas de cima, Mizona (E), Lá (A) e D (Ré) são os bordões. Elas são as cordas que o polegar vai tocar nos dedilhados. Já as três cordas de baixo, Mizinha (E), Si (B) e Sol (G) são as primas. Os dedos indicador, médio e anelar vão tocar essas cordas.

No entanto, existem dedilhados em que estes três dedos tocam nas cordas Ré, Sol e Si. Logo, a mizinha não é utilizada. Dessa forma, cada dedo tem uma corda certa para tocar. Isso é essencial para entender como treinar dedilhado.

Unha ou pele?

Esta é uma dúvida muito comum. Porém, ela não deve ser motivo de angústia, pois não existe certo ou errado neste caso.

A escolha do jeito de tocar vai depender de gosto pessoal, conforto e o estilo musical que você quer tocar. 

Assim, quando tocamos um dedilhado com a pele, seu som sai mais grave. Por outro lado, ao tocar com as unhas, o timbre fica mais agudo. Portanto, é só você decidir o som de sua preferência. 

Para estilos como choro e MPB, em geral, a unha é mais indicada. Porém, no sertanejo e no pop rock, a pele soa melhor. Contudo, isso não é regra.

Além disso, há pessoas que se sentem mais confortáveis tocando com as unhas do que com a pele e vice-versa. Treine os dois jeitos e perceba qual você te deixa mais à vontade para tocar!

Tipos de dedilhados no violão

Agora, vamos colocar os conceitos na prática. Dessa forma, vamos explorar 7 tipos de dedilhados e suas variações no violão. Bora lá:

Dedilhado PIMAMI com bordão na sexta corda e as primas tocadas em sequência

Neste primeiro exercício, vamos usar as cordas Mizona, Ré, Sol e Si.

  • Toque a sexta corda (Mizona) para baixo com o polegar;
  • Logo depois, toque a quarta corda com o indicador puxando-a para cima;
  • Em seguida, toque a terceira corda da mesma forma que a quarta, só que com o dedo médio;
  • Na sequência, toque a segunda com o anelar;
  • Por fim, repita o toque na terceira corda e depois na quarta corda.

Outra forma de tocar este dedilhado é mantendo o polegar na sexta corda. No entanto, o indicador vai tocar a terceira corda, o médio a segunda e o anelar a primeira.

A introdução da música Nothing Else Matters, do Metallica, tem exatamente isso. Confira na nossa videoaula da canção:

A princípio, treine os dois exercícios separadamente. Depois que você estiver craque neles, pratique os dois alternadamente.

Ou seja, faça primeiro o dedilhado com o indicador na quarta corda e, na sequência, toque o dedilhado como na música do Metallica.

Dedilhado PIMAMI com bordão na quinta corda e as primas tocadas em sequência

Esse exercício é quase igual ao primeiro. A única diferença é que o polegar vai tocar na corda Lá. No entanto, é importante treiná-lo, pois você vai sentir sua mão de forma totalmente diferente do primeiro exercício.

Isso acontece porque os quatro dedos da mão direita (para os destros) vão estar juntos. Ou seja, não se pula nenhuma corda.

Porém, é legal praticá-lo também como no exemplo do Metallica, mas com o polegar tocando na quinta corda. Nesse caso, a corda Ré não será tocada.

Do mesmo modo, treine esses dois exercícios separadamente. Quando dominando eles, pratique de forma alternada.

Dedilhado PIMAMI com bordão na quarta corda e as primas tocadas em sequência

Esse exercício é muito parecido com o exemplo de Nothing Else Matters. Sua única diferença é o polegar tocando na corda Ré.

Apesar disso, não deixe de praticar. Os quatro dedos estão novamente juntos, só que nas quatro primeiras cordas. Isso exige uma leve mudança no posicionamento da mão.

Ademais, você vai começar a assimilar as diferentes distâncias entre as cordas nesses exercícios, o que é fundamental para dominar a técnica de dedilhado.

Dedilhado PIMAMI com bordão na sexta corda e pulando as primas

Neste exemplo de como treinar dedilhado o grau de dificuldade aumenta um pouco. Portanto, comece a treinar esse exercício apenas quando você já tiver dominado perfeitamente os anteriores.

Em primeiro lugar, toque a sexta corda com o polegar. O indicador toca a quarta corda, o médio a segunda corda e o anelar a primeira. Por último, repita o toque na segunda corda e depois na quarta corda.

Dedilhado PIMAMI com bordão na quinta corda e pulando as primas

Esse exercício também é quase igual ao anterior, bastando tocar o polegar na quinta corda. Veja que os dedos se agrupam em dois, separados pela corda Sol, o que vai exigir um novo posicionamento da mão.

Tanto esse exercício quanto o anterior também devem ser treinados separadamente. Após boa dose de prática, passe a praticá-los alternadamente.

Dedilhados com bordão e mizinha tocados simultaneamente

Agora, você toca a sexta corda com o polegar, enquanto toca a primeira corda com o anelar. Logo depois, toque o indicador na terceira corda, o médio na segunda e, novamente, o anelar na primeira. Agora, sem o bordão. Por fim, repita o toque na segunda corda e depois na terceira. 

Esse exercício pode ser feito com o polegar na quinta e na quarta corda. Como de praxe, treine-os separadamente até ficarem legais, e depois alterne os exercícios.

Dedilhados com bordão e corda Si tocados simultaneamente

Por fim, temos mais um exercício parecidíssimo com o anterior. A diferença é que o polegar toca o bordão, enquanto o anelar toca a segunda corda (Si). Desse modo, o indicador toca na quarta corda, e o médio na terceira.

Além disso, ele pode ser feito com o polegar na sexta e quinta cordas. Vá praticando de forma separada, para depois treinar alternando-os.

Desenvolva seu dedilhado no Cifra Club Academy

Agora que você conferiu nossas dicas de como treinar dedilhado, venha ampliar seus conhecimentos no violão com o Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma online de ensino online, você vai aprender com excelentes professores por um preço acessível. E são vários os benefícios para quem acessa o Academy. Se liga só:

  • Possibilidade de assistir às aulas quando, onde e quantas vezes quiser;
  • Metodologia gradual, que parte do básico e trabalha na sua evolução;
  • Curtir lives exclusivas com os instrutores;
  • Acesso ao Cifra Club PRO (navegar sem propaganda, mais funções nos aplicativos, newsletters exclusivas e mais);
  • Material de apoio qualificado, no padrão do Cifra Club.

Não deixe passar essa oportunidade de ouro!

Cifra Club Academy
Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK