Cifra Club

Efeitos e ornamentos vocais para aperfeiçoar o canto

Conheça os 5 principais efeitos e ornamentos vocais que vão impulsionar a sua forma de cantar!

Um dos grandes saltos no domínio técnico do canto é quando se aprende a usar os efeitos e ornamentos vocais. Esse tipo de recurso acrescenta personalidade às performances, além de deixá-las mais interessantes. Mas isso não é uma tarefa fácil, e certamente não é qualquer um que sabe usá-los com qualidade.

Ilustração de cantores e cantoras com microfone na mão
Há recursos vocais que podem alavancar sua evolução com o microfone (Foto: Reprodução/Freepik)

Portanto, se você está começando a aprender a cantar, primeiramente foque no básico! Porém, claro, nada impede que você fique por dentro dos recursos que poderão dar o toque final ao seu aprendizado.

Para você que tem curiosidade ou já possui maior domínio técnico, aqui vão algumas superdicas sobre os efeitos e ornamentos vocais!

Quais são os ornamentos vocais?

Há muitos efeitos e ornamentos vocais que podem dar um diferencial às suas interpretações e chamar a atenção para a qualidade do seu canto.

Aqui, você vai aprender um pouco mais sobre 5 dos principais recursos que pode explorar com a voz, incluindo videoaulas quentíssimas sobre cada um deles. Esses ornamentos são:

  • Vibrato
  • Melisma
  • Drive
  • Yodel
  • Apogiatura

Dicas importantes antes de começar: não use essas técnicas sem antes aquecer a voz, para evitar que prejudique sua saúde! Além disso, conhecer o básico de teoria musical também vai facilitar.

E, ainda, observe sempre se o ornamento escolhido combina com o estilo do seu repertório! No vídeo abaixo, você confere mais dicas com a instrutora Natália Sandim:

Vibrato

Muita gente pensa que o vibrato serve para provar sua qualidade como cantor ou cantora. Assim, não perde uma oportunidade de dar aquela “tremida na voz”. Mas saber como usar o vibrato e, principalmente, quando e onde, faz toda a diferença na hora de explorar esse recurso.

E o que é um vibrato na voz? Será que é só fazer uma oscilação de qualquer jeito mesmo? Bom, para começar, existem tipos diferentes de vibrato:

  • laríngeo: oscilação produzida na laringe, fazendo uma alternância entre a nota base (principal) e outra meio tom abaixo;
  • diafragmático: produzida no diafragma e outros músculos envolvidos na respiração, o que gera uma oscilação no volume da voz;
  • tremolo (ou caprino): mescla os dois tipos acima.

Entenda melhor e saiba como fazer o vibrato na voz da maneira correta com a videoaula a seguir:

Melisma

Melisma é quando uma sílaba é prolongada durante o canto e, ao invés de se manter em uma nota só, percorre uma variedade de notas.

Inclusive, essa variação é justamente a diferença entre vibrato e melisma, já que no vibrato há apenas oscilação de volume entre duas notas. No melisma, não há limites para a quantidade de notas que podem ser usadas.

Confira essas e outras explicações acompanhadas de exemplos na videoaula abaixo:

O melisma tem um caráter de “improviso”, como se o cantor apenas se desprendesse da melodia principal e fosse explorar outras notas.

Pode ser difícil manter-se afinado nesse caso, e, embora seja possível aprender de forma intuitiva, também podem ser úteis alguns conhecimentos sobre escalas e harmonia.

Para saber mais sobre como fazer melismas, pratique os exercícios da aula a seguir:

Drive

Há vários tipos de drive. Ele, de modo geral, é uma distorção na voz para que ela soe menos “limpa”. É o que popularmente se chama de uma “voz rasgada”, um recurso bem comum no rock, mas que também aparece em vários outros estilos.

A videoaula a seguir apresenta algumas matrizes e explica como fazer o drive na voz para esses modelos:

Como você viu, muitas dessas matrizes exigem bastante do corpo e dos órgãos que produzem a voz, podendo causar ferimentos se executadas de maneira incorreta.

Aliás, o drive vocal levanta várias discussões entre profissionais da voz, e muitos ainda desaconselham seu uso. Mas existe uma forma de usá-lo sem correr riscos!

Para isso, é indispensável saber como treinar o drive de maneira segura. Além dos tradicionais cuidados com a voz, que todo bom cantor precisa manter, há outras práticas cautelosas específicas para o uso desse ornamento.

Confira algumas dicas de exercícios e treinamentos para fazer o drive de forma que preserve a saúde da sua voz:

Yodel

O yodel é uma técnica que consiste na mudança de tensão em um dos músculos que modulam a voz, a garganta, gerando uma alteração brusca de sonoridade. A técnica se originou na Bavária, e o termo “yodel” vem do inglês “yodelling“, que significa “cantar à tirolesa”.

Muitas vezes, o uso desse recurso provoca justamente uma impressão de caricatura, e por isso há também muita gente que não gosta dele. Mas o fato é que existem diversas formas de usar o yodel, como explica muito bem a Natália Sandim na aula de introdução ao assunto:

O domínio da técnica exige bastante treino e autoconhecimento, para entender exatamente o que é esse músculo que “liga e desliga” para produção do efeito.

Mas, como você viu, ele pode trazer resultados interessantes e ser usado em diversos estilos musicais. Então, vale a pena acrescentar ao seu repertório!

Na aula abaixo, você aprende vários exercícios que vão facilitar seu desenvolvimento na técnica:

Apogiatura

No canto popular, a apogiatura é quando a nota de uma sílaba é interrompida para acrescentar uma nova nota, retornando-se depois à nota original. Se essa nova nota for mais grave que a nota original, tem-se a apogiatura descendente; se for mais aguda, é uma apogiatura ascendente.

É, para muitos, o ornamento mais fácil de executar desta lista. Ainda assim, tem um resultado bastante interessante e, além de tudo, pode cair bem em praticamente qualquer tipo de música.

Portanto, se quiser enriquecer suas interpretações de um modo simples, ou se estiver começando agora no uso de ornamentos, opte pela apogiatura!

A seguir, a instrutora Natália Sandim apresenta exercícios que vão te ajudar a executar a técnica de modo mais eficiente:

Como garantir a qualidade dos seus efeitos e ornamentos vocais?

Usar efeitos e ornamentos vocais com qualidade exige bastante prática e conhecimento. Há muitas coisas que você pode descobrir sozinho, experimentando e ouvindo a opinião de outras pessoas sobre o que está fazendo.

Mas a melhor opção é contar com a ajuda e a orientação de profissionais do canto, de preferência professores especializados! Nesse sentido, a melhor dica que podemos dar é que você conheça o curso de canto do Cifra Club Academy.

Na nossa plataforma, você pode aprender esses e outros recursos e aperfeiçoar a sua técnica até alcançar o máximo do seu potencial! Cadastre-se agora mesmo e faça aulas de canto sem precisar sair de casa!

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK