Cifra Club

4 dicas sobre aquecimento vocal para cantar bem

Com este material, você descobre a importância do aquecimento vocal para cantar e, ainda, confere dicas de exercícios para preparar sua voz para o canto!

Homem branco de boné, blusa e fone pretos cantando com microfone de estúdio
Um preparo adequado antes de cantar é indispensável para melhorar a performance (Foto/Pexels)

Ainda é muito comum encontrar quem pense que cantar não exige nenhum esforço e que, por isso, não há necessidade de aquecer a voz. Nada mais enganoso, já que existe um longo caminho para quem quer aprender a cantar, seja na intenção de fazer isso profissionalmente ou simplesmente para alcançar o seu máximo potencial.

Nesse sentido, os exercícios de aquecimento vocal são apenas uma pequena etapa do processo todo. No entanto, são também como uma peça de uma máquina que não vai funcionar muito bem se ela estiver faltando. Então, siga as nossas dicas antes de soltar a voz e garanta não só maior qualidade no canto, mas também mais segurança à sua saúde!

Qual a importância de aquecer a voz?

Se você entende que a voz é o instrumento musical do cantor, compreende também que aquecer a voz é preparar o instrumento para funcionar corretamente.

É como afinar o violão, mas ainda mais do que isso. Na verdade, a rotina de cuidados com a voz pode ser ainda mais complexa e exigente que o cuidado com qualquer outro instrumento.

Além disso, há uma grande diferença entre ter boa afinação e realmente saber como usar a voz para cantar. Portanto, a prática constante de exercícios vocais, incluindo aquecimento e desaquecimento, são indispensáveis para obter bons resultados no canto.

Confira, por exemplo, o que a nossa instrutora de canto, Natália Sandim, tem a dizer sobre o assunto:

Quais são os aquecimentos vocais?

Os exercícios de aquecimento vocal podem ter diferentes focos e servir para aperfeiçoar aspectos diferentes do processo de produção e controle vocal. Assim, temos:

  • Alongamento e relaxamento
  • Exercícios de respiração
  • Exercícios para aquecer a voz
  • Exercícios para melhorar a dicção

O ideal, se você quer realmente cantar bem, é manter uma rotina de estudos que comece sempre com exercícios de aquecimento. Aliás, também é bom que eles terminem com o desaquecimento vocal!

Além de trazer mais qualidade e segurança para a voz, tudo isso aumentará seu autoconhecimento e, consequentemente, o seu domínio sobre sua voz!

Mas vamos ver com mais calma cada uma dessas etapas.

1. Alongamentos e relaxamentos

O primeiro passo para aquecer a voz é preparar a musculatura envolvida na produção do som e articulação das palavras.

Isso abrange toda a musculatura do tórax e abdômen, entre os quais está o diafragma — uma membrana importantíssima para a respiração e potência vocal. Passa também pelos músculos do pescoço e vai até os do rosto, incluindo a língua.

Além de liberar as tensões que atrapalham ao cantar, essa etapa elimina a necessidade de algum esforço extra durante o canto, o que poderia ser prejudicial.

Portanto, por mais banais que possam parecer esses exercícios (espreguiçar-se, girar a cabeça ou a língua, etc.), tudo isso trará mais disposição, agilidade e segurança!

Confira, a seguir, alguns exercícios de alongamento e relaxamento para fazer antes das práticas ou apresentações de canto:

2. Exercícios para a respiração

Uma das etapas mais importantes do aquecimento vocal são os exercícios de respiração. Afinal, a respiração é a base do canto. Podemos dizer que ela está para o canto assim como a energia elétrica está para o amplificador.

E, como respirar é algo que fazemos naturalmente para viver, muita gente acaba não entendendo a necessidade de estudos e exercícios ligados à respiração.

Mas você já reparou como algumas pessoas respiram movendo mais a barriga, enquanto outras mexem mais o peito? Aí já temos o primeiro ponto a se trabalhar na respiração do cantor: respirar “com o abdômen”!

O passo seguinte será trabalhar o controle da respiração. Uma forma de fazer isso é enchendo e esvaziando os pulmões em etapas. Por exemplo, encha os pulmões contando até 9. Dessa forma:

  • Encha um pouco contando de 1 a 3 e pare;
  • Continue contando de 4 a 6 e pare;
  • Termine de encher contando de 7 a 9;
  • Faça o mesmo para soltar o ar.

Nossa instrutora de canto traz outros exemplos de exercícios de respiração. Veja só:

3. Exercícios para aquecer a voz

Quem tem o hábito de cantar sem aquecer a voz acaba percebendo, uma hora, que a voz começa a soar melhor depois de algumas músicas.

E isso acontece porque o corpo demora um pouco para ir dos ajustes da voz falada para os da voz cantada. Ou seja, o corpo se organiza diferente para falar e para cantar, e nossa voz soa diferente na fala e no canto.

Assim, os exercícios de aquecimento servem para colocar o corpo todo no lugar em que precisa estar para usar a voz de canto. A preparação evitará qualquer esforço desnecessário, preservando sua voz, além de garantir desde o início da prática ou apresentação a sua voz mais adequada! 

Então, dê um play no vídeo abaixo e aprenda alguns dos melhores exercícios de aquecimento vocal:

Exercícios de desaquecer a voz

Sim, é isso mesmo que você está lendo! Depois de cantar, é preciso fazer o desaquecimento vocal, assim como em qualquer exercício físico, que exige alongamentos antes e depois do treino!

Portanto, aprenda também exercícios para desaquecer a voz:

https://youtu.be/1U8hH_7WUlo

4. Exercícios para melhorar a dicção

A última etapa do aquecimento vocal são os exercícios de dicção, para garantir que todas as palavras sejam pronunciadas de forma clara e audível.

Assim, seus ouvintes entenderão melhor as letras das músicas, o que vai conferir pontos importantes em sua avaliação como vocalista.

Neste caso, alguns exercícios bem úteis são os trava-línguas. O vídeo a seguir traz bons exemplos, mas você pode encontrar outros, como “Três pratos de trigo para três tigres tristes”, e assim por diante.

No vídeo, você recebe dicas de como praticar os trava-línguas e ainda conhece outros exercícios de dicção aplicados ao canto. Confira:

Como aquecer a voz e outras estratégias para cantar bem

Muito bem, agora você conheceu um bom passo a passo para aquecer a voz e a importância disso para os melhores resultados em seu canto. Mas, como dissemos lá no início, isso é apenas uma parte de todo o trabalho que você terá para chegar à excelência!

Por aqui, você já tem uma boa base, mas é bom estar sempre em busca de outros conhecimentos e estratégias para cantar bem. Acima de tudo, fique de olho em quem é a fonte de suas informações e dê preferência aos profissionais da área! 

Nesse sentido, conheça o curso de canto do Cifra Club Academy e aprenda com os melhores métodos de ensino sem precisar sair de casa! Temos a certeza de que você não vai se decepcionar com a nossa plataforma de cursos.

Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK