Cifra Club

Confira as melhores dicas para você comprar um baixo

E aí, galera das quatro cordas! O baixo é um instrumento incrível, não é mesmo? Tem um som firme, pulsante e cheio de groove. Se está a fim de aprender a tocar, mas não sabe como comprar um baixo, preparamos este guia completo para você.

Músico tocando baixo
Realizar corretamente todos os passos do processo de compra de um baixo é fundamental para não “se meter em furada” (Foto/Freepik)

Nesse sentido, trazemos aqui 10 dicas preciosas de como escolher um baixo elétrico. Seguindo nosso passo a passo, você saberá exatamente qual baixo comprar, com toda a certeza.

E aí, preparado? Então, bora ao que interessa!

10 dicas de como comprar um baixo

Primeiramente, é importante frisar que este guia foi pensado para quem está iniciando no instrumento, ok? Dessa forma, explicaremos algumas questões básicas, mas que muitas vezes não são percebidas pelos principiantes.

Além disso, daremos dicas menos óbvias que podem fazer toda a diferença na compra do seu primeiro baixo. Enfim, vamos lá!

Defina que tipo de som pretende tocar

Antes de mais nada, defina quais tipos de sonoridade você quer tocar. Isso não precisa ser uma regra para a vida toda, mas é bom ter uma ideia para saber qual tipo de baixo é mais adequado.

Dessa forma, faça uma listinha dos estilos e bandas que você mais ouve e pesquise o modelo usado pelos seus baixistas preferidos. Assim, sua cabeça vai abrir e você terá um norte para prosseguir com a pesquisa.

Estabeleça um orçamento

Essa parte é crucial, pois de nada adianta ficar babando em instrumentos caríssimos se você não tem muita verba disponível. Isso só vai trazer perda de tempo e frustração, não é mesmo?

Adiantamos que, a partir de R$ 1 mil, já é possível comprar um bom baixo para iniciantes e até intermediários. Se você tiver um orçamento mais elevado disponível, melhor ainda!

O importante nessa etapa é saber quanto se pode gastar no instrumento e nos acessórios necessários – trataremos disso com detalhes mais à frente.

Conheça as particularidades dos modelos clássicos

Agora que você sabe o tipo de som que quer tocar e o preço que pode pagar, é fundamental conhecer marcas e modelos clássicos de baixo elétrico.

Sabe por quê? A maioria dos instrumentos do mercado é uma variação dos modelos mais populares, a saber: Jazz Bass, Precision, Music Man, Warwick e Rickenbacker. Então, se você identificar a particularidade de cada um desses modelos, vai ser muito mais fácil saber como comprar um baixo.

Por exemplo: falando da marca Fender, o Jazz Bass tem um timbre super versátil, com braço fino. Já o Precision possui um som cheio e fechado, com pegada mais parruda. Ambos usam captadores single coil, que têm ruído natural.

Por outro lado, o modelo StingRay, fabricado originalmente pela Ernie Ball Music Man, costuma ter captadores humbucker, que são silenciosos. Além disso, esse baixo possui um som encorpado, mas com ótimo brilho.

Warwick e Rickenbacker são outras marcas com som e visual bastante característicos. A primeira manda muito bem em instrumentos com captação ativa, enquanto a segunda está marcada na história do rock.

Baixos passivos de quatro cordas são melhores para começar

Bem legal conhecer os modelos clássicos de baixo, né? No entanto, aqui vai uma sugestão: como primeiro instrumento, dê preferência para baixos passivos e com apenas quatro cordas.

Essa é a configuração mais tradicional de baixo elétrico, a mais confortável para quem está começando e a mais simples de utilizar na prática. Você conseguirá tocar a maioria das músicas conhecidas, e o melhor: sem se atrapalhar com vários botões de ajuste ou se preocupar em carregar a bateria.

Para completar, esse tipo de baixo costuma ser mais barato, pois apresenta construção menos complexa. Legal, né?

Pesquise marcas de bom custo-benefício

Agora, chegou a hora de entrar de cabeça na fase de pesquisa. Considerando seu modelo de baixo preferido e o orçamento disponível, selecione instrumentos de várias marcas e compare as especificações.

Vamos supor que o Jazz Bass é o seu tipo de baixo predileto. Ótimo! Você não precisa ter um Fender original para começar. Como se trata de um modelo clássico, a maioria das marcas de baixo possui uma versão do Jazz Bass em seus catálogos, com preço bastante justo.

Nesse sentido, acesse o site dos fabricantes, veja as fotos dos produtos e compare. Preste atenção nos materiais usados, tendo em mente que as melhores e mais utilizadas madeiras para a construção de contrabaixos são ash, alder, basswood, rosewood e maple. Não é que não existam outras, mas conhecer as principais é um ótimo ponto de partida.

Veja vídeos de demonstração

Atualmente, é muito fácil conhecer o som de um contrabaixo. Basta acessar os vídeos de demonstração de produtos, que existem aos montes na internet.

Com um bom fone de ouvido, assista a testes dos principais candidatos da sua lista. Você conseguirá perceber algumas características importantes, podendo comparar os modelos sem sair da sua casa. Muito bacana!

Confira a opinião de outros clientes

Ao mesmo tempo, procure a opinião de pessoas que compraram esses modelos. Você tem algumas formas de fazer isso, olha só:

  • Os próprios vídeos de demonstração;
  • Avaliações de clientes em sites de e-commerce;
  • Blogs de análise de produtos musicais;
  • Plataformas de reclamações;
  • Grupos de baixistas nas redes sociais;
  • Fóruns de discussão.

Tente testar pessoalmente

Mesmo que hoje seja muito fácil comprar pela internet, testar pessoalmente ainda é a melhor forma de garantir que você está adquirindo um bom baixo. 

Você pode estar se perguntando “Como vou testar se ainda não sei tocar?”. Pois bem, você deve ter um colega baixista, certo? Se não, algum amigo seu tem um conhecido que toca baixo, pode ter certeza.

Portanto, é só pedir para essa pessoa te acompanhar na hora da compra e testar o instrumento para você. Tenha em mente que um bom baixo deve apresentar estabilidade de afinação, pegada confortável e timbre convincente, sem ruídos incômodos.

Além disso, você vai poder observar o instrumento pessoalmente para escolher a cor mais bonita. Da mesma forma, será possível pechinchar com o vendedor e até pedir uma regulagem gratuita, por que não?

Não esqueça os outros equipamentos

Para emitir som, o baixo precisa de um amplificador específico, que suporte os graves intensos do instrumento. Há modelos tanto para estudo quanto para shows, ok? Analise a potência e o tamanho do alto-falante mais adequado para o seu caso.

Você também pode conectar o instrumento no PC via uma interface de áudio e praticar com fone de ouvido, usando algum plug-in de simulação de amplificador.

Para fechar, anote aí outros acessórios importantes para tocar baixo: cabo, correia, bag, afinador, palhetas e cordas extras.

Use o período de garantia a seu favor

Pronto, você comprou o seu baixo. Parabéns! Agora, chegou o momento de usar o período de garantia a seu favor. Ok, mas o que isso quer dizer?

Faça todos os testes possíveis com o seu novo instrumento. Observe atentamente o corpo e o braço para ver se não há nenhum risco ou batida substancial. Ouça o timbre e repare se há ruídos fora do comum. Confira também se as tarraxas não têm folga, beleza?

Caso o baixo apresente algum problema, basta procurar os responsáveis pela garantia, seja a loja ou o fabricante. Fique tranquilo, porque eles são obrigados legalmente a solucionar o seu caso.

Agora, estude muito com o Cifra Club Academy!

Curtiu as nossas dicas de como comprar um baixo? Esperamos que elas tenham ajudado em sua decisão. Portanto, agora que você já sabe qual baixo escolher, é só realizar a compra e praticar muito!

Nesse sentido, aqui vai uma dica extra: seja um aluno do Cifra Club Academy, a nossa plataforma online de cursos musicais.

Lá, você é acompanhado pelos nossos melhores professores e estuda com um método organizado e comprovado. Além disso, o preço é bastante acessível. Vai perder essa?

Por hoje, é só. Um abraço, muito groove para você!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK