Cifra Club

5 melhores videoaulas pra evoluir no violão e na guitarra

Você sabe a diferença entre aluno e estudante? O primeiro é aquele cara que assiste aula, consome a informação de forma coletiva e passiva, ou seja, enxerga o professor como a única fonte de conhecimento. Já o segundo é aquele que, além de prestar atenção nas aulas, também busca o aprendizado de forma ativa, individual e investigativa.

Guitarrista usa computado para estudar música

O estudante não se cansa de buscar fontes de conhecimento e aprendizado (Foto/Pexels)

Em se tratando de música, você é aluno ou é estudante?

Para encontrar essa resposta, pense em qual das duas situações abaixo ilustram a sua realidade:

  1. Assisto videoaula, treino alguns dias da semana, só toco e ouço meus tipos de música prediletos
  2. Assisto videoaula, tenho minha agenda de estudos e procuro observar o que outros tipos de música podem me ensinar

Se a sua resposta for a opção 1, você é aluno, mas ainda tem tempo para mudar seu modo de agir. Se a sua resposta for a alternativa de número 2, você é um estudante no caminho certo. Independente de qualquer coisa, no entanto, continue sempre com o pensamento de que pode cada vez mais aprimorar os fundamentos que te fazem evoluir como músico.

Dito isso, informo que o post de hoje é um compilado de videoaulas que te ajudarão a desenvolver conteúdos musicais importantes. Não é milagre, nem fórmula mágica e menos ainda receita de bolo. A ideia expandir horizontes e, de quebra, nortear seus estudos no violão e na guitarra.

Pegue aí o seu instrumento, abra sua mente, mantenha os ouvidos e olhos bem atentos e vam’bora 🙂

1. A importância dos exercícios de aquecimento

Já teve a sensação de começar a estudar música e não conseguir desenvolver? A cabeça manda, mas as mãos não obedecem. Terrível, não é mesmo? Essa situação toda pode ser por falta de aquecer bem antes de tocar.

Pensa na lógica do exercício físico: a musculação sem alongamentos, pode causar danos, desconforto e dores. Abaixo, meu “querídolo” Vinícius Dias tem os exercícios de aquecimento mais indicados pra você.

2. Como subir de nível na guitarra?

Se você já estuda guitarra há um tempinho, certamente faz uma base bem feita e toca uns solos legais. Na busca contínua pelo aprendizado, pintou aí na sua mente a ideia de subir do nível básico para o intermediário. Como fazer essa mudança? Novamente o Vinícius Dias te apresenta uma seleção de solos para você começar a empreender o seu processo de transição.

Mas se você está começando a tirar seus primeiros solos, não se preocupe! Tenho uma videoaula bem bacana para te indicar. Depois de dar o play, sua vida de guitarrista nunca mais será a mesma 😉

Bend up!

3. Saindo da zona de conforto

Aprender novas técnicas é uma ótima alternativa para o músico sair de sua zona de conforto. O fingerstyle é uma técnica que pode ser aplicada no violão, na guitarra e até no baixo. Já pensou em ter esses fundamentos técnicos na ponta dos dedos? O meu também “querídolo” Leo Eymard tem um papo bem reto e cheio de conselhos para te dar.

4. Aprenda a tocar se divertindo

Estudar música jamais pode ser uma atividade encarada com olhos conservadores. Se divirta, experimente e ouse. Aliás, você sabia que atividades lúdicas são ótimas formas para agregar conhecimento? Então, que tal tocar guitarra ou violão usando apenas uma corda? Além de dar boas risadas, você vai encontrar um ótimo jeito para assimilar melodias.

5. Tenha intimidade com seu instrumento

“Quando criança, eu dormia e acordava com a bola”: eis uma frase comum por parte dos grandes craques do futebol. Com essa ótima metáfora, que também pode ser uma ação verdadeira, os jogadores explicam sua relação de proximidade com a redonda.

Dormir com o instrumento musical é, de fato, uma péssima ideia. Além de risco de se machucar, o cara pode acabar estragando o violão ou a guitarra. Mas como para tudo há um jeito, que tal usar a higienização para desenvolver intimidade com seu fiel amigo de seis cordas? Além de ser saudável, sobretudo em tempos de Covid-19, limpar um instrumento é uma atividade terápica.

Já lavou suas mãos e limpou sua guitarra hoje?

Mais dicas para iniciantes no violão ou na guitarra

Já que você chegou até aqui, não posso deixar de te indicar mais algumas leituras. Tratam-se de textos que vão te ajudar a dar um up ainda maior aí nos seus estudos. Se liga só na listinha abaixo:

Ah, não se esqueça de compartilhar o link deste post com a galera que também decidiu aprender a tocar violão, hein? Afinal de contas, o aprendizado musical não é uma competição. Tenha sempre em mente o fato de que “juntos, somos todos mais fortes” ;)

Foto de Gustavo Morais

Gustavo Morais

Jornalista, com especialização em Produção e Crítica Cultural. Pesquisador independente de música, colecionador de discos de vinil e mídias físicas. Toca guitarra, violão, baixo e teclado. Trabalha no Cifra Club desde novembro de 2006.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK