Cifra Club

Descubra como fazer segunda voz e pratique com as melhores músicas

Com este material, você saberá tudo sobre segunda voz, com dicas e exemplos de canções para praticar!

Quando a questão é segunda voz, muita gente confunde conceitos parecidos, como “backing vocal” e “cantar oitavado”. Mas, neste artigo, todas as suas dúvidas sobre esse assunto serão sanadas, pois você aprenderá, de fato, como fazer segunda voz, com dicas e exercícios!

Duas cantoras dividindo um microfone para cantar uma música
A segunda voz é um recurso maravilhoso para o canto (Foto: Reprodução/Pexels)

No Brasil, é comum associar segunda voz à música sertaneja. De fato, as duplas sertanejas são um patrimônio imaterial da cultura brasileira e, basicamente, trabalham sobre uma voz principal e outra que serve de base.

Mas, na verdade, a segunda voz é usada nos mais variados tipos de música, e o texto de hoje vai aprofundar esse conhecimento. Você verá como a segunda se diferencia de outras vozes na música.

Além disso, separamos videoaulas ensinando o que é segunda voz e como usá-la, com exercícios em músicas de vários estilos!

Como fazer segunda voz?

Se você pensa que sabe como fazer segunda voz apenas acompanhando a principal em outro tom ou uma oitava acima, pense de novo.

Aliás, o fato é que não tem como entender o que é esse recurso do canto sem quebrar um pouquinho a cabeça. Por isso, para começar, você precisa dominar alguns conceitos, como:


Para entender como isso tudo se relaciona com a segunda voz, confira a videoaula a seguir sobre as bases teóricas do recurso:

Em resumo, a voz secundária é formada por uma sequência de notas diferente da primeira. Porém, as duas sequências devem combinar entre si, ou então vai parecer que uma das vozes está desafinada.

Então, agora, vamos ver como construir uma melodia para a segunda voz que combine com a da primeira.

Como criar a melodia da segunda voz?

O primeiro passo para criar a melodia da segunda voz é conhecer a harmonia da música, os acordes utilizados e as notas da melodia principal. A partir daí, você pode identificar as notas que irão combinar com as da primeira.

Portanto, lembre-se: ao identificar os acordes e as escalas, você ganha um conjunto de notas que podem ser usadas em sua nova melodia.

É importante que as notas novas combinem com as da melodia principal. Para isso, leva-se em conta os intervalos. A tabela a seguir pode te ajudar bastante nisso:

Tabela com a relação de notas que podem compor a melodia de cada acorde

Qual a diferença entre segunda voz e backing vocal?

Em termos de aplicação dessa teoria, a associação entre segunda voz e backing vocal não está completamente errada. Mas, na prática, há algumas diferenças, embora bem pequenas, que dizem respeito a questões de timbragem e volume.

O backing vocal é feito com a voz mais suave, tende a seguir somente as terças e quintas dos acordes e fica em plano de fundo.

Já a segunda voz, é mais presente, pois o timbre fica mais em sintonia com a primeira voz. Além disso, ela tem a melodia mais desenhada e, embora também possa seguir as terças e quintas, costuma ter mais movimentos que o backing.


Músicas para treinar a segunda voz

Separamos aqui músicas de vários estilos para você treinar segunda voz. Então, é só escolher as suas preferidas e soltar a voz!

1. The Sound Of Silence – Simon & Garfunkel

A segunda voz em The Sound Of Silence aparece durante toda a música, sendo uma ótima opção para quem ainda está só começando. Aliás, a dupla Simon & Garfunkel é uma referência de qualidade no tema que estamos estudando, sendo Garfunkel um dos cantores mais completos do século XX. Confira a videoaula dessa canção memorável:

2. Dois Corações – Melim

Os duetos de vozes masculina e feminina são verdadeiras obras de arte quando bem executados. É o caso da banda Melim, que combina as vozes como nenhuma outra no atual cenário da música pop nacional. Aprenda agora a segunda voz da música Dois Corações:

3. Pra Você Guardei o Amor – Nando Reis

E aqui vai um ótimo exemplar tanto da combinação entre vozes masculina e feminina quanto de música em que a segunda voz está sempre presente. Pra Você Guardei o Amor é outro grande clássico que vale a pena aprender a cantar direitinho. Se interessou? Confira:

4. Love Me Do – The Beatles

O talento para criar harmonias vocais é um dos grandes diferenciais dos Beatles. Nesse sentido, Love Me Do é uma verdadeira aula de como fazer a segunda voz. Então, bora aprender:

5. Garotos II – Leoni

No pop rock nacional, a segunda voz costuma aparecer em músicas que flertam com MPB e folk, como em Garotos II. Aprenda a esse grande clássico do gênero:

6. More Than Words – Extreme

Uma das músicas mais pedidas por quem está querendo aprender a fazer segunda voz é More Than Words, do Extreme. Afinal, a canção tem uma melodia belíssima e é de arrebatar qualquer coração apaixonado! Sendo assim, vamos à videoaula:

7. Evidências – Chitãozinho e Xororó

Para encerrar nossa lista de músicas para treinar segunda voz, nada melhor que este hit incontestável da música brasileira! Apesar de toda a galera do sertanejo ser perita no assunto, a dupla Chitãozinho e Xororó é uma das que executam a função com maior destreza. Portanto, vamos às Evidências:

Como cantar bem?

Agora que você aprendeu como fazer segunda voz, compreendeu que é preciso ser um bom cantor e entender de teoria musical para acertar. Então, quando ouvir a afirmação bastante comum de que o vocalista da segunda em uma dupla é o mais fraco, já pode contestar com propriedade!

E, para você que quer se especializar no assunto de segunda voz, nós temos uma excelente novidade: o Cifra Club Academy, nossa plataforma de ensino musical online, está com o mais novo curso de segunda voz!

Curso de segunda voz do Cifra Club Academy

Por lá, você terá acesso a aulas completas, comandadas pela instrutora Vivi Donner, sobre backing vocal, tipos de backing, assuntos de teoria musical e tudo sobre segunda voz.

Não perca mais tempo e inscreva-se já!

Além disso, antes de aproveitar o curso, você também pode conferir o e-book gratuito sobre o tema e iniciar seus estudos de segunda voz:

E-book de segunda voz do Cifra Club Academy
Foto de Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK